Para qualquer um na cena do metal do sudeste, “Obsidia”, que será lançado em 22 de março, provavelmente está entre os lançamentos de álbuns progressivos mais esperados do ano. O Scorched Moon, com sede em Atlanta, formou-se originalmente em Savannah, GA em 2012, mas fez um hiato antes de se reformar em 2016 e começar a trabalhar neste álbum. Desde que reviveram a banda, eles dividiram o palco com Aether Realm, Wilderun, Oceans of Slumber, Paladin, Inviolate, Halcyon Way, membros do Tomarum e muito mais. Eles também estão atualmente perto do topo da lista de desejos de 2024 para 70.000 toneladas de Metal, o que é um feito impressionante para uma banda que ainda está a um mês de seu primeiro lançamento completo!
“Obsidia” é um álbum conceitual de ficção científica de metal progressivo que leva o ouvinte a uma jornada pelo espaço, seguindo a tripulação do Scorched Moon enquanto eles deixam para trás as cinzas da humanidade. O álbum combina habilmente uma variedade de estilos em um álbum de death metal progressivo espacial que lembra Haken ou Artificial Language. O single mais recente, “Lost Adrift” começa com uma introdução de guitarra pastoral, mas rapidamente mergulha em um ávido solo de keytar que traz sentimentos de ambição e confiança, o que contrasta com a letra, que indica que o protagonista está se sentindo perdido e em conflito neste jornada de consequências.
“No Turning Back” traz uma sensação mais cautelosa, com elementos jazzísticos e progressivos, à medida que o narrador continua a se aventurar cada vez mais longe do único lar que já conheceu e no território de uma espécie alienígena desconhecida. Ele vê alguma pausa em “Light of Day” quando outro membro da tripulação e objeto de suas afeições parece estar acordando de um sono profundo ou se recuperando de ferimentos de guerra. Essa música tem a letra mais cativante, e muitas vezes me pego cantando para mim mesmo depois de ouvir o álbum. A história também vê um pouco de prenúncio aqui, já que algumas das letras e melodias são sutilmente ecoadas na faixa final.
Em seguida, a equipe enfrenta seu primeiro conflito desde a guerra em “Violence”, que os faz lutar para escapar de um navio inimigo cercado por linhas de baixo estrondosas e riffs de guitarra de power metal. A faixa intermediária “Triumph and Tragedy” foi o primeiro single e o resumo mais adequado dos temas do álbum. Uma introdução de teclado circular nos leva a uma faixa de quase 10 minutos enfrentando as profundas tragédias do personagem principal enquanto ele processa todas as mortes que experimentou enquanto tentava olhar para o futuro. A música é um tanto fúnebre e otimista simultaneamente, contrastando melodias lentas de piano combinadas com vocais ásperos esmagadores contra teclado rápido e riffs de guitarra com um refrão crescente.
“K-186f” também cobre uma gama de emoções, começando com um solo de baixo robusto e bumbo batendo e movendo-se para uma paisagem sonora que muda rapidamente, imitando a ansiedade do explorador intrépido enquanto ele enfrenta seu próprio ponto de ser incapaz de voltar o caminho que ele começou. Com determinação renovada, ele lança “Beyond the Singing Stars“, uma faixa instrumental que deixa a bateria brilhar com uma batida de guerra que leva a um campo de batalha flutuante que de alguma forma parece mais relaxado do que as faixas de exploração anteriores.
Vincent “Jake” Jones do Aether Realm empresta vocais duros adicionais como o antagonista em “Silence Painted Crimson”, que é a primeira vez que ouvimos do lado oposto, que está decidido a eliminar a tripulação do Scorched Moon do quadrante. Um solo de bateria e teclado marca o início da batalha, pontuado pelos rosnados ameaçadores de Jake. No final das contas, nosso protagonista vive para enfrentar outro amanhecer, mas a que custo? No assombroso final orquestral, “Doubt”, parece que o amor de nosso herói foi arrancado dele na batalha e a trágica conclusão do álbum o deixa mais uma vez perdido à deriva, mas desta vez deixado para enfrentar o oceano infinito do espaço sozinho. .
FFO: Haken, Artificial Language, Aether Realm, Orden Ogan, Gojira, Periphery, early Devin Townsend
Pre-order now on Bandcamp
Attend the Album Release Party @ The Drunken Unicorn (March 25, 2023)
Follow Scorched Moon
Instagram Facebook Bandcamp
Track Listing
1. Lost Adrift
2. No Turning Back
3. Light of Day
4. Violence
5. Triumph and Tragedy
6. K-186f
7. Beyond the Singing Stars
8. Silence Painted Crimson
9. Doubt