Uma pequena introdução, Skratte é um projeto solo do baterista alemão Hevnbrann iniciado em 2012 para materializar sua visão musical e já possui duas demos, um EP, um single e um álbum, conforme mostrado abaixo:

  • 2013 Kapitel I – Hass im Geiste (demo)
  • 2014 Kapitel II – Einst im Einen (demo)
  • 2015 .​.​.​and Silently Vanished Her Last Breath (Single)
  • 2018 Im Nebelmeer (EP)
  • 2021 Akt I: Ein Feuer entfacht

Agora em Fevereiro/2023 será lançado o segundo álbum, intitulado ‘Akt II: Des Wolfes Klagen’ e contém uma vasta diversidade sonora. O projeto é inspirado na frieza e brutalidade do Black Metal Norueguês, bem como na versatilidade e harmonia características dos franceses. O Skratte começou combinando os mais diversos elementos e motivos em seus sons distintos.

Enquanto que no ‘Akt I’ ainda tinha uma orientação mais clássica e melódica do Folk Black Metal, aqui em ‘Akt II’ nós temos muitas misturas sonoras, que ultrapassam os limites do Folk Black Metal convencional e eu já te aviso, coloque totalmente seus preconceitos de lado e me acompanhe nessa viagem sonora, no bom sentido é claro.

O disco contém elementos clássicos do Folk Black Metal, mas também “bebe da fonte” de outros estilos, contendo vocais masculinos limpos, arranjos acústicos, violinos melancólicos e elementos que lembram muito o estilo Gothic Rock. Fazendo com que seja difícil de manter uma classificação, já que contém várias reviravoltas sonoras, inclusive na mesma faixa.

Ao todo temos cerca de 56 minutos no total, distribuídos em 8 faixas que, em sua maioria são extensas, inclusive uma delas possui incríveis 15 minutos de duração. Vale mencionar aqui que é cantado em alemão, então eu nem tentei entender o que é dito na letra.

Como as faixas são extensas, ambas possuem a diversidade de elementos mencionados anteriormente, mas eu gostaria de destacar as seguintes faixas:

Kältetod – A primeira faixa após a intro e aqui, se você for ouvir apenas pensando no estilo Folk Black Metal, já fica com aquele pensamento de “ué, mas será que estou ouvindo o disco correto?”, uma vez que inicia com um vocal masculino limpo e uma pegada mais voltada para Gothc Rock, porém com o decorrer da música, o elemento do Black metal está lá, em uma reviravolta te deixa, no mínimo intrigado e curioso;

Als der letzte Atem erstarb – Uma música instrumental muito agradável, misturando violino com elementos acústicos;

Vidéki Ballada – Inicialmente parece uma balada bem agradável. Mas sabe aquela reviravolta sonora que comentei acima? Então, ela é constante no disco todo e aqui não é diferente. Em determinado momento a balada se transforma em algo mais rápido e com sons que parecem animais (porcos e galinhas). Depois volta o clima balada e rapidamente já parte para uma parte mais Folk, finalizando com uma melodia instrumental que, pra mim lembra trilha sonora usada em créditos de algum espetáculo de teatro, cinema ou algo do tipo;

Todgeweight – Essa é a última faixa do disco e inicia com elementos acústicos, mas logo entra uma parte mais rápida, seguindo uma pegada mais Black Metal, misturado com partes de vocal limpo masculino. No meio da música entra um vocal feminino, em seguida algumas levadas que me lembraram algo mais Heavy tradicional e depois volta uma linha de vocal masculino limpo com instrumental mais lento, adicionando partes de backing vocal. Bom, eu avisei antes que o disco tem várias reviravoltas sonoras, né?!

Em resumo e após escutar várias vezes o disco, eu cheguei a conclusão de que não tem como se prender aos estilos e rótulos aqui nesse disco e você precisa apenas liberar a mente e curtir o momento, porque realmente é uma viagem sonora bem interessante e agradável, diferente de muitas coisas que você deve ter ouvido. Me surpreendeu bastante, inclusive.

Convidados:

  • Alskaer – baixo
  • Caroline Salmona – violino
  • Lena – vocais femininos
  • Weratyr – solo de guitarra e vocais de fundo (Todgeweiht)
  • Infected Priest – vocais convidados (Todgeweiht)
  • Markus Stock – sintetizador (Der Waldgeister Tanz)

Créditos do álbum:

Gravado, mixado e masterizado por Markus Stock no Klangschmiede Studio E, em Julho de 2022.

Links e contatos:

www.facebook.com/skratteofficial

www.instagram.com/skratteofficial

[email protected]

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.