Os Smoking Aliens são uma das bandas emergentes no underground português, trazendo fortes influências do grunge, sem esconder uma ligação intrínseca com o Stoner e o Desert Rock. Essa combinação desperta nostalgia, até para o ouvinte mais distraído, dos riffs sujos dos anos 90.

O projeto teve início no final de 2022 na cidade de Setúbal e é composto por String na guitarra rítmica e voz, Nuno Ferreira na guitarra solo, Tiago Silva na bateria e Engenheiro Fóssil no baixo. O EP “The Days”, lançado em 2023, marca o início de uma viagem pelos meandros do grunge, evocando bandas como Alice in Chains ou Soundgarden. A voz do vocalista é crua, suja e carismática, enquanto as guitarras abraçam a distorção e os power chords. A bateria tem tempos bem definidos e uma dinâmica contagiante, e o baixo preenche o espaço, unificando todos os elementos. Destaque para a versão da música “Assassino”, do artista Halloween, mostrando como grunge e rap podem coexistir harmoniosamente.

Embora recente, a banda já percorreu várias zonas do país, apresentando-se em espaços como Disgraça e Oktoberfest em Lisboa, Sado Summer Fest em Setúbal e Buraco em Ovar. Essa jornada culminou no início das gravações do primeiro álbum, com o lançamento do single “Wicked Souls” em 1º de março deste ano. Gravado no Liver Shut Down Studios, o single rompe com a tendência grunge do trabalho anterior, aproximando-se do stoner, com influências de Black Sabbath, Kyuss e 1000 Mods, mantendo a mensagem disfuncional e melancólica que caracteriza o projeto. O álbum está previsto para o próximo verão, com um novo single a ser lançado em maio de 2025.

Quanto aos futuros projetos, os Smoking Aliens preparam-se não apenas para o lançamento do álbum e concertos como o dia 28 de junho no Buraco em Ovar, mas também para a criação de um museu temático dedicado à música, exibindo diversos estilos de artwork.

Encontre Smoking Aliens nas redes:

Instagram

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.