A Nuclear Blast tem o orgulho de anunciar que a Associação Sueca de Céticos (Vetenskap och Folkbildning) concedeu ao Sabaton o “Prêmio Iluminador do Ano 2022” (Årets Folkbildare 2022), tornando-os a primeira banda de rock a receber este prestigioso prêmio.
O “Prêmio Iluminador do Ano” é um título anual que começou em 1987. É tradicionalmente concedido a acadêmicos, autores, jornalistas e meios de comunicação que vão além do esperado para educar as pessoas.
A Associação Sueca de Céticos escolheu o Sabaton especificamente por sua capacidade de fornecer conteúdo factual, expressando que eles se destacam de seus contemporâneos e colegas na cena musical por sua dedicação em fornecer relatos históricos verdadeiros com a assistência de historiadores e especialistas qualificados.
O presidente da Associação Sueca de Céticos, Pontus Böckman, afirma:
“Sabaton combina seu trabalho artístico com a educação pública de uma forma única. Em um mundo onde somos inundados com notícias falsas e teorias da conspiração, informações verificadas são fornecidas do último lugar que muitos esperariam – uma banda de heavy metal.”
Os fãs do Sabaton sabem o quanto a banda é apaixonada pela história e estão cientes de até onde eles vão para compartilhar as histórias do passado. Sua missão sempre foi informar e educar sobre as atrocidades, eventos e heróis que emergem da guerra e do conflito.
O anúncio da Associação Sueca de Céticos observa:
“Deixando claro que eles (a banda) não são historiadores, mas contam com especialistas. Eles demonstram uma visão que às vezes falta mesmo aos acadêmicos, ou seja, saber onde estão os limites de seu próprio conhecimento. Entrevistas e extrações também mostram que a história é um assunto em que nosso conhecimento muda com novas descobertas e devemos estar preparados para mudar nossas percepções à medida que novos dados surgem. Isso também é fundamental para toda a ciência.”
Desde que foi fundada em 1982, a Associação Sueca de Céticos tem como principal objetivo aumentar a conscientização do público sobre métodos e resultados científicos. A associação publica uma revista trimestral e coordena palestras sobre temas relacionados à ciência e à pseudociência. Em 1987, a associação começou a atribuir prêmios anualmente para “Iluminador do Ano” e “Obscurantista (ou “Confundador”) do Ano. Nuclear Blast está orgulhoso de a banda receber o prêmio “Iluminador do Ano” e não poderia estar mais feliz.
Emocionado com a notícia, Pär Sundström (baixista da banda) declara:
“Começamos o ano da melhor maneira possível. Amamos fazer música e recebemos um reconhecimento significativo por nossos lançamentos, mas sermos reconhecidos pelo trabalho e esforço que vai para os tópicos de nossas músicas com um prêmio como este é uma coisa totalmente diferente. É um nível totalmente novo de validação que significa o mundo para nós e nos deixa bastante emocionados. Colocamos horas e horas de trabalho em cada música que escrevemos e trabalhamos lado a lado com historiadores e acadêmicos para garantir que o que estamos divulgando ao mundo seja preciso e factual. Isso é algo que defendemos e garantiremos que continuemos na mesma linha. ”
“O que criamos não é apenas metal. Construímos imagens vívidas em torno das narrativas de conflitos que abrangem o globo, e fazemos isso de um ponto de vista neutro. Achamos fundamental não deixar que essas histórias acumulem poeira. Precisamos trazê-los à luz para que as pessoas aprendam com os incidentes do passado. Queremos despertar a paixão pela história e a curiosidade em nossos ouvintes. Eu realmente quero agradecer à Associação Sueca de Céticos por este prêmio incrível. É realmente uma honra.”
O “Prêmio Iluminador do Ano 2022” consiste no prestigioso título e prêmio em dinheiro de 50.000 SEK (Coroa Sueca, equivalente a pouco mais de R$ 24 mil).
Fonte: Nuclear Blast