erguntas: Cremogema:
Respostas: Josafa

1- Por que o nome Soul Stone?

(risos). Bom se trata de sentimentos mesmo. Alma de pedra, significa pessoas que não possuem sentimentos, não é o caso de ninguém da banda hehehe, resumindo é uma pessoa incapaz de sentir, pessoas frias que não esboçam nenhum sentimento diante de qualquer situação. Tem até uma frase que eu gosto muito de dizer: Alma de
Pedra, inquebravel, porém incapaz de sentir uma brisa de sentimentos…

2- Então as letras da banda se resumem em torno deste assunto?

No momento sim. Mas acho que é meio que por coincidência involuntariamente, porque a idéia não é ficarmos presos a um assunto somente, pois somos uma banda de heavy metal e queremos abranger vários assuntos, mas ainda não pensamos muito nisso, as músicas vão surgindo e de acordo com o que ela pede as letras são colocadas nela.

3- Qual a formação atual? Já passaram por quantas formações?

Cara já passamos por várias formações, atualmente da formação original são somente eu(Josafá) e o Lucas. Na primeira formação éramos, eu (guitarra), Renato Gonzaga (guitarra) Lucas Resende (teclados, Marcelo Carbulante (baixo) e Aeson Galtama substituido depois por Gustavo “pica-pau” (batera) e Junior (vocals), nessa época inclusive faziamos cover de Hammerfall e o nome da banda era “SAGA”. Depois o Junior saiu do vocal, e o Lucas começou a cantar, o Gustavo saiu da batera e entrou o Claiton. Depois todos os integrantes saíram da banda e ficamos somente eu e o Lucas, foi aí que paramos pra compor as músicas e encontrar pessoas interessadas na banda para trabalhar com música própria. Foi aí que encontramos Renato Tadeu (baixo) e Marcelo Guarato (guitars). Por problemas pessoais Renato Tadeu saiu da banda dando lugar para Nilson Junior atual baixista. Depois passaram pela banda vários bateristas, Marlus, Claiton novamente e depois encontramos Tati Ribeiro que é nossa atual baterista. No momento Lucas Resende Vocal, Zafa e Marcelo (guitars) Nilson Junior (bass) e Tati Ribeiro (batera), espero que essa formação dure por muito tempo (risos).

4- Então, após a mudança na formação a banda ganhou maturidade ?

Cara sem noção, não só em idade mas também em experiência musical. O mais novo da banda é o Nilson com 21 anos. O Lucas e o Marcelo já tocaram juntos numa banda chamada Slaves of Fate, e ambos já tem mais de 10 anos de estrada. O marcelo atualmente toca também no Cirrosis, já passou pelas bandas, Mata Leão, Minus One, e por outras várias bandas, não consigo lembrar todas, inclusive ele acrescentou muito na banda quando entrou. O Lucas também já passou por diversas bandas. Eu já toquei em diversas bandas e já tenho quase 10 anos de estrada também. A Tati já passou por diversas bandas também inclusive na Seasons Of Hell e é professora no Conservatório Estadual aqui em Uberlândia. O Nilson já tocou também em diversas bandas inclusive em bandas de Hard como o Hot Skull, e sem contar que é um músico muito aplicado. Enfim experiência é o que não falta. E repito, espero que essa formação dure muito tempo .

5- Com tal maturidade, como você vê a cena uberlandense do metal nesses anos todos em que você esta nela ?

Bom… O público de antigamente, tipo não vamos muito longe,a 10 anos atrás, era muito mais fiel. Os eventos se enchiam de gente, o público realmente comparecia para assistir as bandas. A cena no geral em Uberlândia é muito fraca. Antigamente não existia dúzias de estilos musicais no metal, hoje em dia o povo gosta muito de “inventar” vertentes no metal e isso gera muitas discussões e separa a galera. Outra coisa, bandas que fazem som próprio não são valorizadas aqui em Uberlândia, existem bandas muito boas aqui e na região que merecem ser ouvidas e apreciadas. A galera vai nos eventos somente pra fazer um social, pagam para entrar nos eventos somente para serem vistas ou para beber até cair. Acho que quando começarem a ir nos eventos para assistirem as bandas, aí sim as coisas começaram a mudar. A galera que organiza os eventos também estão começando a ser mais exigentes quanto a participação das bandas e também a qualidade dos eventos. O que conta muito também eu acho para começar a mudar a cena do metal é a galera começar a exigir qualidade nas bandas, por exemplo: se vão a um evento que anuncia por exemplo um cover de Sepultura e a banda toca apenas uma música, a galera tem que se manifestar e cobrar realmente da banda que faça realmente um cover e não só uma musica. Bom isso É somente uma das coisas que eu acho que tem que mudar, muitas coisas tem que ser melhoradas ainda, mas aos poucos as coisas vão mudando e isso é muito bom.

6- Os integrantes tem influências diferentes como por exemplo : Canibal Corpse , Helloween , Saxon, Metallica , Anthrax, Annihilator, mas e a banda quais são as influências comuns?

Cara no geral todos nós gostamos de bandas em comum, Iron maiden é preferência de todos na banda por exemplo, mas assim o gosto musical de todos é muito vasto, o Marcelo puxa mais para o Death e curti muito também as bandas oitentistas, o Lucas já curti mais bandas de hard por exemplo, mas ouve outras coisas também, ouve bandas como Arch Enemy, Evergrey, Mystic prophecy, já a Tati curte muitas bandas de power metal, assim como eu e o Nilson também. mas não deixamos de ouvir outras coisas,já ouvi muito power e hoje ouço muitos outros estilos também. Mas no geral todos nos temos a mesma opinião na hora de compor, e vira aquilo lá que vocês ouviram ou vão ouvir hehehe.

7- Facing Evil segue uma linha mais forte de impacto um pouco menos melódico seria a mais agressiva de vocês?

(risos) Perguntou para o mais suspeito pra falar dela, amo aquela música, é a que eu mais curto, porém as outras também curto muito, demais mesmo, mas ela e a minha preferida. Bom ela não é a mais agressiva, tem a Black Tomorrow que é bem mais agressiva do que ela, as outras também são bem mais agressivas, tirando a The Unbeliever que é a mais tranquila porém não menos pesada que as outras.

8- Falo nela porque ela começa mais agressiva , as outras que você citou começam trabalhadas para depois ficarem agressivas! Falando no lado profissional da banda … quais os contatos de vocês ? Email, telefones para interessados , paginas na Internet,orkut …

[email protected]; Marcelo guarato
[email protected]; Nilson junior
[email protected]; Lucas REzende
[email protected] ; Zafá Gonzaga
Faltou o da Tati que eu não sei

Comunidade no orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11168664

9- Vocês tem uma seqüência mantido de shows tanto aqui como fora?

O momento da banda agora é de reestruturação, estamos com uma baterista nova, e que se tudo der certo (já deu) ficará conosco por muito tempo. Então vamos primeiramente nos entrosar, mas não vamos ficar totalmente parados, temos o show marcado no rock contra a fome deste ano e temos outras duas datas a confirmar ainda. Bom, e também estamos em processo de composição e gravação.

10- Melhor show da carreira ?

Teve dois. Um foi no cerradão hardcore (abraço para o Roberto) e no Night Metal 3 organizado pela master produções (abraço pros caras de lá também) na seletiva pra abrir pro eterna.

11- Sobre o rock contra fome… você me disse que vão tocar lá, não faço parte da organização , mas…o que pensa sobre um evento beneficente que é patrocinado por várias empresas)cobrarem das bandas para tocar? Isso está acontecendo este ano também ?

Bom também não faço parte da organização, e não sei como funciona esse esquema de patrocinadores, mas acho que a grana arrecadada com as bandas deve ir pra pagar custos que os patrocinadores não cobrem. Acho que se a grana for pra melhorar o evento porque não ajudar já que é um evento beneficente.

12- Uma última pergunta sobre este assunto … não fica pesado o valor cobrado por música para tocar? Devemos ajudar sim, mas não tanto como assim? Não acha?

Cara eu acho que depende, por exemplo nunca pagaria para tocar músicas cover entende, porém se for para divulgar um trabalho próprio acho que compensa sim. O rock contra é um evento de peso o maior da região e um dos maiores de Minas, então acho que compensa sim, mas não para tocar cover. Se for pra ir lá só tocar para zoar é melhor ficar em casa, esse ano o nível profissional das bandas será bem maior.

13- Josafá … Espero que consigam o maior sucesso possível naquilo que almejam, mesmo o som de vocês não influenciando em nada no que ouço, ele chega a ser entusiasmaste pelo nivel de eficiência empenhado nas músicas,ou seja, a qualidade é fora do comum, considero que em uma pequena margem de tempo já estejam em um patamar elevado não somente na região como no país … e por favor … deixe uma mensagem para os fãs e admiradores e também sua mensagem para o metal … valeu abraço !

Bom cara essa vai ser a mais foda de responder. Bom primeiramente agradeço a você pela oportunidade de falar um pouco da banda, obrigado pelos elogios e o que eu gostaria de dizer é o seguinte: primeiro gostaria de agradecer a todos os nossos fãs, colaboradores, o pessoal dos eventos, enfim a todos que nos ajudaram e ajudam até hOje. Pra galera do METAL no geral queria pedir mais união, menos desavenças, mais apoio. Nosso som é pra vocês… grade abraço a todos.

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.
Artigo anteriorSoprones
Artigo seguinteSoulgate’s Dawn
Cremo
Sejam bem-vindos ao meu mundo onde a música é pesada, a arte visual é uma paixão e a tecnologia é uma busca incessante pela excelência. Sou um aficionado por Death, Thrash, Grind, Hardcore e Punk Rock, trilhando os ritmos intensos enquanto mergulho no universo da fotografia. Mas minha jornada não para por aí; como programador e analista de segurança cibernética, navego pelas correntes digitais, sempre sedento por conhecimento e habilidades aprimoradas em um campo em constante mutação. Fora do reino virtual, vibro intensamente com as cores do Boca Juniors, e meu tempo livre é uma mistura de leitura voraz, exploração de novos lugares e uma pitada de humor. Seja nas areias da praia, nas trilhas das montanhas, acampando sob as estrelas ou viajando para terras desconhecidas, estou sempre pronto para a próxima aventura. E claro, não há nada que eu ame mais do que arrancar um sorriso do rosto das pessoas com minhas piadas e brincadeiras. Junte-se a mim nesta jornada onde a música, a tecnologia, o esporte e o entretenimento se entrelaçam em uma sinfonia de diversão e descobertas. E lembrem-se: Hail Odin e um firme 'foda-se' ao fascismo e ao nazismo!