O festival A Candeloria acaba de confirmar programação daquela que será a sua edição de décimo aniversário e que terá lugar no dia 2 de março de 2024 no Pazo de Feiras e Congressos de Lugo.
Sobre Soziedad Alkoholika:
Soziedad Alkoholika, frequentemente abreviado como S.A., é uma banda de thrash crossover fundada em Vitória, País Basco, (Espanha). Seu estilo musical é normalmente definido como thrash metal e hardcore punk, e vem da onda de bandas bascas que mudaram seu som punk para um som mais pesado. Em suas letras, muitas vezes criticam duramente o militarismo, o fascismo, o racismo e o sexismo, entre outras questões.
Soziedad Alkohólika nasceu em 1988 em Vitória, com Juan como vocalista, Jimmy (ex Hipólito e Los cafres) e Oskar nas guitarras, Roberto (ex Ley Seca) na bateria e Iñaki no baixo. A princípio decidiram se chamar “Amonal”, nome que teve que ser mudado quando coincidiu com o de outra banda. Em 1990, Oskar deixou o grupo e entrou Pedro, que em 1997 deixou o grupo e foi substituído por Jabi (ex Beer Mosh), para focar exclusivamente no selo Mil A Gritos Records, criado pela própria banda. Alguns anos depois, seria substituído por Iñigo. No final de 1996, Pirulo (Vitu’s Dance) substituiu Iñaki no baixo.
Seu álbum Ratas, de 1995, foi Disco de Ouro (mais de 50 mil cópias vendidas na Espanha). Ao longo da sua carreira, venderam mais de 350.000 álbuns em Espanha.
Em dezembro de 2006 lançaram o DVD intitulado Corrosiva! permanecendo durante várias semanas entre os mais vendidos em Espanha, alcançando o segundo lugar na lista oficial de vendas da Promusicae.
Quase cinco anos após a publicação do trabalho de estúdio anterior, no final de 2007 a banda começou a gravar um novo álbum. Assim, no dia 21 de abril de 2008 publicaram um novo trabalho chamado Bad Sangre, gravado nos estúdios Uno em Madrid durante os meses de outubro e novembro de 2007 e mixado por Tue Madsen durante as primeiras semanas de fevereiro na Dinamarca. O grupo mudou de gravadora, sendo assinado pela gravadora internacional Roadrunner Records. Neste trabalho aparecem duas colaborações: uma de João Gordo, vocalista do grupo de hardcore punk brasileiro Ratos de Porão (na música “Dios vs. Alá”) e outra do grupo Zaragoza Rap Violadores del Verso (na música “Político del Verso”). medo (remix de Rap Solo)»).
Em agosto de 2009 foi anunciado que o guitarrista Javi, após doze anos no comando da guitarra, deixou o grupo1 para se dedicar a outros trabalhos (Clockwork, junto com KOP e Idi Bihotz).2 Após a saída deste componente, os quatro restantes os membros da banda começaram a regravar o álbum de estreia do grupo.
Em novembro de 2009 eles lançaram novamente um novo álbum pela Roadrunner Records, chamado “Sesión#2”. Trata-se de uma regravação e masterização do primeiro álbum da banda com o mesmo título, aquele conhecido como “Negro”. Eles contratam Tue Madsen novamente para produzir e mixar este novo álbum.
Esta nova obra caracteriza-se pela sua dureza e resistência face à anteriormente conhecida como “Preta”. Pouco antes do lançamento deste trabalho, no final de 2009 o guitarrista Iñigo ingressou como novo integrante do grupo, substituindo Javi, que deixou o grupo em agosto.
No dia 29 de novembro de 2011, o grupo lançou um novo álbum denominado “Cadenas de Odio”, que foi gravado durante o verão de 2011. Sua produção e masterização são novamente realizadas por Tue Madsen. Conta com a colaboração de Carlos (Non Servium) e também de grupos como The Eyes, Crisix e Moksha nos refrões de algumas músicas. Centra-se no tema do ódio, do declínio da sociedade, da corrupção, da política, da monarquia… Este último trabalho leva-os de volta à autoprodução, abandonando assim o conhecido selo Roadrunner Records. Para isso, criam a marca “Noise” sob a qual o publicam, e deixam as tarefas de distribuição para a BOA (empresa com a qual já trabalharam há anos para a distribuição das suas obras).3
No final de 2012, Roberto, o baterista, parou de tocar na banda para se recuperar de uma lesão no ombro. Depois de passar por diversos tratamentos, e vendo que sua melhora demorará mais do que o esperado, em agosto de 2014 tomou a decisão de deixar definitivamente a Soziedad Alkohólika. Por isso, o baterista Alfred Berengena passa a integrar o grupo como substituto temporário,4 e após a saída de Roberto passa a ser baterista oficial da banda.
Em 2017 lançaram um novo álbum, composto por 13 músicas inéditas gravadas nos Gardelegi Studios, Your Sound Recording Studio e Antfarm Studio, foi mixado e masterizado por Tue Madsen, com Jimmy SA responsável pela produção. O desenho foi realizado por Kike Núñez e Maldito Records, gravadora responsável por sua publicação. Nesta ocasião contaram com a colaboração de Barney (Napalm Death) em “Police in Action”. Roberto SA, Odei e Magu (Arkada Social) ajudaram nos refrões das músicas
Por @XVphoto_
Informações:
Sitio web: A Candeloria – Pazo de Feiras e Congresos de Lugo
Fecha: 02 de Março de 2024
Entradas: https://entradas.acandeloria.org/es/a-candeloria/x-aniversario-da-candeloria/
Local: Pazo de Feiras e Congresos de Lugo, Av. dos Deportes, S/N, 27004 Lugo