Com um conceito de trazer experiências inéditas além da música, Summer Breeze Open Air desembarca em São Paulo nos dias 29 e 30 Abril de 2023 com megaestrutura e mais de 40 atrações (que se dividirão em 4 palcos). Serão dois dias de muita música, diversão e vivências para pessoas de todas as idades.
Com 25 anos de história, o megafestival Summer Breeze Open Air, conhecido por levar ao palco as principais bandas de rock do mundo terá sua primeira edição no Brasil, na cidade de São Paulo – SP, no Memorial da América Latina.
Uma das atrações confirmadas em seu Lineup é o guitarrista do Angra em seu projeto Bittencourt Project , segue o release dele:
O Bittencourt Project é o projeto de Rafael Bittencourt, fundador e guitarrista da mundialmente renomada banda de power metal Angra. O projeto, no entanto, é mais rock do que heavy metal, fundindo diferentes vertentes do rock com a música brasileira, música clássica e outros estilos de uma maneira original. Assim, consegue agradar uma boa parte dos fãs do Angra, mas também seguidores de outras tendências, facilitando sua inclusão em circuitos e projetos culturais.
Ao longo dos anos, Bittencourt vinha colecionando ideias consideradas “especiais” e composições que não se enquadram no formato de sua banda principal. Em 2008, com a ajuda de amigos músicos veio a oportunidade de gravar algumas delas e assim nasceu “Brainworms I”.
O debut do grupo mostra um lado mais autobiográfico de Bittencourt, de maneira mais livre e sem as molduras do power metal melódico, sinfônico e prog do Angra. Brainworms, cuja tradução literal é vermes do cérebro, é um termo cunhado pelo neuro-cientista americano Oliver Saacks, utilizado para designar certos tipos de melodias e fragmentos de músicas que por ventura “grudam” na nossa memória. Como quando acordamos com uma música na cabeça e temos dificuldade em esquecer. Inspirado neste conceito Rafael Bittencourt escreveu as músicas.
Com forte influência do rock progressivo de Pink Floyd, Rush e Genesis, o Bittencourt Project propõe a mescla com a música regional brasileira, música erudita, ritmos latinos e Raul Seixas, um de seus grandes heróis na música. O objetivo é aproximar o rock do público geral, utilizando melodias e elementos de fácil aceitação dentro de estruturas relativamente sofisticadas. E ainda mostrar ao público amante de heavy metal que o rock pode ser sofisticado no desenvolvimento das ideias, não apenas nos detalhes, deixando em segundo plano a velocidade das notas, a intensidade dos arranjos e a virtuose dos músicos.
Rafael Bittencourt já se consagrou como um dos mais importantes representantes do metal brasileiro no mundo. Bacharel em Composição e Regência em 1996, possui uma extensa discografia, discos de ouro dentro e fora do Brasil e é o compositor de alguns dos hinos da era moderna do heavy metal, que há anos inspiram uma plateia eclética e motivam muitos músicos aspirantes a se aperfeiçoar em seus instrumentos.
Além disso, Rafael hoje apresenta o podcast Amplifica nos Estúdios Flow, no qual toca, se diverte e conversa com diversas personalidades. Com foco nas fusões musicais, ele segue o que faz desde a ideia inicial do Angra, que é mostrar ao público que tudo é possível dentro da música. “A ideia é juntar tudo que existe dentro da cena brasileira, rock, gospel, hip hop, sertanejo, pop, funk, clássicos, etc”, declarou.