T.H.E.M. é uma banda de black metal de Tijuana, Baja California, México. Sua principal característica é o terror, pois ele está sempre presente em sua estética. Quanto ao estilo musical, eles exploraram diferentes variantes dentro do gênero.
O projeto surgiu na Califórnia, Estados Unidos, com integrantes de outras bandas (Dodecameron e Stregoika), que tinham nacionalidades tanto daquele país quanto do México. A formação original produziu dois EPs “The Forgotten Gospels from the Book of Lies” em 2013 e “Crusade Against Tyrannical Essences of Man” em 2014. Em 2018 eles deram uma pausa neste projeto e em 2019, devido a motivos pessoais, o resto dos membros teve que deixar a banda. Em 2020, durante a pandemia, Godric (baixista da formação original) retoma o projeto. A partir deste momento, o T.H.E.M preserva suas raízes, mas um novo conceito é gerado e se torna um projeto de um único integrante sediado em Tijuana.
O som foi mudando, começou como black metal sinfônico no primeiro material, continuou com esses elementos no segundo, mas foi reduzido um pouco em favor de tons mais medievais. Na terceira produção vemos uma mudança mais drástica, pois é aí que Godric assume a composição. É um preto com um som mais moderno, com toques mais melódicos, mas com uma agressividade intensa. Você pode ouvir isso em seu EP de 2023, “Adrogare Divinitas”, que contém quatro faixas, e abaixo está o vídeo de mesmo nome, lançado há um mês. Quanto às letras, elas falam sobre hermetismo, religião, ocultismo, sabedoria sagrada, questões humanas, alquimia e misantropia.
Embora a sigla que forma o nome do projeto soe como o pronome “eles” (em inglês), esse não é o seu significado. As quatro palavras têm um significado não revelado pela banda.
Nos últimos 5 anos, T.H.E.M. Tem colaborado com diferentes artistas da área, como o baterista dos GAEREA (Portugal) para duas músicas do EP “Adrogare Divinitas” e do seu material que está em preparação. Para o EP acima mencionado também houve colaboração com o guitarrista do Anaal Nathrakh e Kordhell (Reino Unido) na mixagem e masterização, e com Erik Monsonis (Afterglow, México). Em entrevista, Godric nos contou que possivelmente haverá outros artistas na pós-produção de “HERETIC”, seu próximo álbum.
Godric nos contou que eles terminaram recentemente uma turnê pela Baixa Califórnia, depois de ficarem 3 anos longe dos palcos. Eles agora estão planejando uma turnê com GAREA e Outlaw (Brasil) e estão animados para participar da quarta edição do Mexico Black Metal Chaos. Ele enfatizou que eles estão preparando uma nova formação ao vivo e corrigirão alguns erros que cometeram na turnê recente. Ele também convidou o público a comparecer ao festival, onde apresentarão músicas do seu ainda não lançado “HERETIC”. “E se você gosta da nossa música, compartilhe e adicione às suas playlists. Isso nos ajudaria a alcançar mais pessoas.”