Foi por pouco que os fãs de Porto Alegre conseguiram ver a tão esperada performance de Tarja Turunem nesse sábado, no Bar Opinião, casa com ingressos esgotados. O show, que seria a segunda apresentação de Tarja e Marko Hietaia no país, foi em parte prejudicado porque ambos os artistas estavam doentes. Marko cheou a tocar umas duas músicas, mas Tarja fez o show praticamente inteiro, tendo apenas pedido “ajuda ao público”, pois sua voz estaria prejudicada, mas nada que o público notasse. Pelo contrário: todos vibraram do início ao fim. A produção é da Top Link Music.
O encontro de Tarja e Marko, todavida, era, sim, muito esperado pelos fãs brasileiros, que aguardavam a oportunidade desde a época que os dois interagiam no Nightwish. Em Curitiba, a banda chegou a adiar a apresentação, como você pode ver aqui aqui e aqui. Tarja, que possui um carismo incrível e um domínio mais impressionante ainda do seu público, não teve perdas em nenhum desses processos, por mais que alguns poucos ‘fãs’ insistam em ficar irritados quando contratempos do gênero acontecem.
Considerada a maior voz feminina do heavy metal mundial, Tarja não deixou de fora sucessos como I Walk Alone, Wish I had an Angel e Dead Promisses. Sempre é importante, no entanto, destacar a presença de mulheres no show de uma ídola como a filandesa Tarja Turunem. De todas as gerações, era possível ver essa variedade de público feminino, o que dá uma certa faceirice nos que torcem pelo rock e pelas mulheres e nos dois juntos, ainda mais se tratando de um ambiente ainda tão carregado pelo machismo,.
No final, em comparação com Curitiba, que teve seu show adiado, os gaúchos deram sorte: puderam cantar, vibrar, pular e até largar o clássico “olê olê olê olá, Tarja, Tarja”.
Set List
Demons in you
Die Alive
Diva
Shadow play
Dark star
Dead Promisses
Planet Hell
Wish I had an Angel
I Walk Alone
Victim of Ritual
Until My Last Breath
TARJA
Integrante do Nightwish de 1996 a 2005, Tarja Turunen é uma das maiores vocalistas de heavy metal do planeta. A cantora, que recebeu o título de “Rainha do Metal” na Finlândia, tem uma carreira solo extremamente bem-sucedida, que contabiliza oito discos e dois álbuns de músicas natalinas, que seguem uma linha popular e totalmente oposta à música pesada. Com o Nightwish, Tarja excursionou pelo mundo todo e se tornou uma das principais estrelas do seu país, sendo chamada de “A Voz da Finlândia” pela ex-presidente Tarja Halonen. A cantora foi indicada seis vezes ao Emma Awards e uma vez ao Grammy Awards, tendo seus discos – seja com a sua antiga banda ou com a sua trajetória individual – no topo das paradas em diversos momentos. A coletânea “Best of: Living the Dream” é o seu trabalho de estúdio mais recente, lançado em dezembro de 2022. O registro, que comemora os 15 anos da carreira solo de Tarja, reúne 15 faixas de todos os seus álbuns, sobretudo dos clássicos “My Winter Storm” (2007) e “What Lies Beneath” (2010), que alcançaram o Top 10 dos charts locais. Impulsionada pela única faixa inédita do material, chamada “Eye of the Storm”, a “Living the Dream Tour” iniciou no primeiro semestre de 2023, nos Estados Unidos, antes de embarcar para algumas datas na Europa. “Eu escrevi ‘Eye of the Storm’ há muito tempo, mas resolvi deixá-la para depois, esperar uma ocasião especial. Com essa compilação comemorativa, considero o momento certo para lançá-la”, comentou a vocalista num comunicado à imprensa.