Noite das bruxas, Halloween, Samhain ou que lhe queiram chamar, o que é certo é que nesta noite dentro do RCA Club em Lisboa, pouco ou nada esteve remotamente ligado com esta temática, o que houve foi Rock´n Roll do bom!
Quem optou por ir brincar ao sustos perdeu uma das melhores estreias que tivemos por cá nos últimos tempos, mas já lá iremos. A primeira travessura da noite ficou por conta dos Democrash, banda cujo estilo é difícil de catalogar mas que passa por tudo o que o rock tem de bom. Com disco lançado em 2022 pela Raging Planet com o curioso e longo titulo Propelled By Gas From Cans Of Soda, apresentaram ao vivo alguns dos temas do álbum: “Trash a Hotel Room”, “No One Else To Destroy” ou ainda “(I Could Be On Television)”. Muito resumidamente é como ouvir um bocadinho dos The Jam, The Cramps, Devo e Ramones tudo na mesma noite e no mesmo palco! Para encerrar, os Democrash ainda conseguem juntar mais um nome a esta lista tocando “Silver Machine” dos Hawkwind!
Setlist
Trash a Hotel Room
Worm
(I Could Be On) Television
Delete Me
Great Take Over
No One Else To Destroy
Feedback is My Drug
Silver Machine (Hawkwind Cover)
Quanto à estreia, a Hellxis Agency provou mais uma vez que vale a pena arriscar em nomes que fujam à regra daquilo que normalmente nos é por cá apresentado, e os The Baboon Show deram um concerto capaz de fazer corar de vergonha muitas bandas que se considerem rock n´roll! Diretamente de Estocolmo, vieram comprovar aquilo que já sabíamos, não há praticamente nada que venha da terra do peixe fumado e dos moveis baratos e difíceis de montar, que seja mal feito! Isto musicalmente falando e extensível a vários géneros. A banda liderada por Cecilia Boström protagonizou um estreia calorosa e intimista no RCA, visivelmente satisfeitos por cá estarem pela primeira vez, não perderam tempo a dar-nos uma boa descarga de punk rock n´roll!
Com 20 anos de existência e uma dezena de álbuns editados não foi difícil para os The Baboon Show oferecerem um set bastante diversificado e que abrangeu a sua carreira praticamente toda. No entanto foi do trabalho lançado o ano passado God Bless You All que mais temas pudemos ouvir, e o tema que dá nome ao disco foi mesmo dos primeiros da noite a ser tocado, por esta altura apesar de não estarmos formalmente apresentados, já havia bastante agitação no pit onde se dançava e saltava sob a batuta da vocalista que fazia o mesmo em palco. “Me, Myself and I” mostrou ser um tema bem conhecido pelos presentes que cantaram juntamente com a banda, seguida imediatamente por “Queen Of The Dagger” e novamente tema do ultimo álbum, desta feita “Gold”. A meio do set surge “It´s a Sin” que faz a banda regressar às suas origens e ao primeiro disco Don´t don´t don´t de 2005.
É então após este tema que a banda faz uma curta pausa e se apresenta ao publico, Cecilia Boström sai momentaneamente de cena e é o guitarrista Simon Dahlberg quem faz as apresentações até ser ele próprio apresentado, Niclas Svensson sai de trás da bateria para a frente de palco e a baixista Frida Ståhl é também apresentada. Finalmente a frontwoman regressa ao palco sob fortes aplausos. Agora que já nos conhecemos todos a festa continua com todo o girl power de Cecilia que antes de ensinar parte da letra de “You Got A Problem Without Knowing It” nos alerta para os problemas que estão a acontecer neste momento em todo mundo, e que são nossos também na realidade. Entrando na reta final “Rolling” também do ultimo trabalho, leva a mais um momento alto de interação com o publico que cantou o refrão em conjunto com a banda, seguiu-se “Playing with Fire” e finalmente um tema que se tornou um hino dos The Baboon Show e que toda a gente parecia saber a letra: “Radio Rebelde” que fez a vocalista descer do palco juntando-se assim ao publico do RCA para acabar em grande esta noite de festa!
Setlist
Be a Baboon
The Shame
God Bless You All
Oddball
Me Myself And I
Queen Of The Dagger
Gold
It´s A Sin
Hurray
You Got A Problem Without Knowning It
No After Glow
Rolling
Playing With Fire
Radio Rebelde
Devidamente introduzidos à alegria contagiante do publico português, restou aos The Baboon Show agradecer a todos os presentes e a deixar a promessa de voltar em breve. Da nossa parte queremos voltar a sentir toda esta energia trazida pelos suecos!