Os lendários roqueiros suecos The Hives voltam a Portugal para apresentação no Cineteatro Capitólio, em Lisboa, no dia 6 de outubro, pelas mãos da Prime Artists.
Apesar de terem passado mais de uma década sem lançar novo trabalho, os lendários The Hives não estiveram propriamente em hiato criativo e, quem temesse que caíssem no velho clichê das digressões a revisitar apenas as glórias passadas, pode ficar tranquilo. Em 11 de agosto, os inimitáveis roqueiros oriundos de Fagersta editaram finalmente o seu muito aguardado sexto álbum e, como seria de esperar, os riffs rock’n’roll voltaram a ouvir-se em alto e bom som. Intitulado “The Death Of Randy Fitzsimmons”, o sucessor de “Lex Hives”, de 2012, afirmou-se como mais um lançamento super-divertido por parte da banda e, durante os últimos meses, inspirou um périplo por diversos festivais de verão em solo europeu. Agora, na sequência de algumas atuações verdadeiramente incendiárias, os músicos anunciam um regresso à estrada em nome próprio, com uma digressão em ambientes mais intimistas, que vai passar pelo Cineteatro Capitólio, em Lisboa, no próximo dia 6 de Outubro.
Como o título macabro do álbum sugere, a ausência prolongada dos The Hives dos estúdios não foi um hiato, mas sim uma história de terror. A banda admite agora que não vê nem fala com o seu fundador, mentor e compositor, o misterioso Randy Fitzsimmons, desde o lançamento de “Lex Hives”, em 2012. Após a recente descoberta de um obituário e de um poema enigmático no jornal local da cidade de Vastmanland, de onde são originários, os membros da banda foram conduzidos à lápide de Fitzsimmons. Ao cavarem o solo recém mexido, não encontraram um corpo, mas sim várias gravações, fatos completos e um pedaço de papel com a frase “The Death Of Randy Fitzsimmons” escrita como se fosse um título. Resta saber se tudo isto foi uma farsa ou uma estratégia por parte de Fitzsimmons; até porque, convenientemente, as gravações descobertas incluíam as demos que se transformariam nas doze canções da novidade “The Death Of Randy Fitzsimmons”.
Nos vinte e cinco anos desde que explodiram em todo o mundo, os The Hives lotaram estádios e dividiram palcos com inúmeras bandas de renome, dos AC/DC aos Rolling Stones. A SPIN já disse que são “a melhor banda ao vivo do planeta” e que Howlin’ Pelle é “o maior vocalista do rock”, e a BBC apelidou-os como “uma força da natureza”. A Rolling Stone nomeou “Veni Vidi Vicious” como um dos 100 melhores álbuns da década e o single “Hate To Say I Told You So” ganhou um lugar de destaque na lista das 500 melhores canções dos anos 2000 elaborada pela Pitchfork.
A provar que são um caso de sucesso estratosférico, acumularam vendas de milhões de álbuns um pouco por todo o mundo, com múltiplas certificações de ouro. Desde “Lex Hives”, o grupo lançou os singles “I’m Alive” e “Good Samaritan”, em 2019, bem como um álbum ao vivo pela Third Man Records, e embarcou numa série de digressões globais. Editado no início de Agosto de 2023, “The Death Of Randy Fitzsimmons” marca um verdadeiro renascimento para estes brilhantes músicos suecos.