The Obsessed é uma banda de doom metal que, desde sua formação em 1978, se tornou conhecida em todo o mundo por sua influente contribuição às origens e ao legado dos gêneros doom metal e hard rock underground. A voz distintiva e a força impulsionadora da guitarra de Scott “Wino” Weinrich, seu fundador, deixaram uma marca no mundo da música heavy que continua a inspirar.
O último álbum da banda, lançado no início de 2024, marca um novo capítulo em seu legado. O álbum captura a essência do som clássico da banda, acrescentando uma nova e fresca atmosfera com um ataque duplo de guitarras.
É verdade que The Obsessed passou por algumas mudanças de formação na banda. Apenas Brian Constantin permanece desde “Sacred” (resenha aqui). Agora, esta formação renovada inclui Chris Angleberger como novo baixista e a adição do guitarrista Jason Taylor. Isso ajuda muito para que The Obsessed soe mais grandioso do que em “Sacred”. A ingestão desse rugido áspero nos deixa um fora da lei do doom, um homem que está acima dela e reina entre os maiores com a veteranice que o precede.
No novo álbum, o lado esmagador de seu predecessor é contrabalançado pelo lado mais elegante e emotivo de “Gilded Sorrow”. Definitivamente, The Obsessed equilibra perfeitamente as tecnologias atuais que proporcionam uma melhor produção com as ações mais tradicionais e reconfortantes do doom. Como sempre, após sete longos anos, a espera voltou a valer a pena, The Obsessed é sinônimo de garantias e o novo “Gilded Sorrow” continua levando aos panteões do gênero suas melhores familiaridades sonoras, em um coquetel perfeito para resumir toda a carreira da banda em menos de 40 minutos.
Desta vez, a banda visitará nosso país com seu membro fundador Scott “Wino” Weinrich, que até hoje continua a entregar histórias de vidas duras, almas perdidas e lugares escuros.