Numa sonoridade fantástica, os veteranos do Therion lançam seu décimo oitavo álbum de estúdio, intitulado de “Leviathan ll”, o segundo da saga/trilogia que começou com o lançamento de “Leviathan” em 2021.
Embora o álbum não apresente nenhuma novidade na banda, é impossível não reconhecer a grandiosidade e riqueza de detalhes que o Therion entrega em suas músicas, todas sempre com muito capricho e intensidade.
Para os amantes do misticismo e fantasia, o álbum por si só faz o ouvinte se sentir na era medieval, com seus vocais em coro e violinos dando uma profundidade muito mágica para as músicas, em destaque para “Litany Of The Fallen” e “Alchemy Of The Soul”.
O disco possui diversas camadas, e provavelmente não vai agradar àqueles que gostam do metal mais “linear”, de fácil compreensão. “Leviathan ll” exige do ouvinte mais atenção na hora de ouvir, com tantas influências e referências em suas músicas.
“Lunar Coloured Fields” e “Lucifuge Rofocale” são faixas legais, mas não embalam muito, fazendo a gente esperar por aquela mudança drástica e que vai deixar a música com uma energia mais empolgante, mas isso não acontece.
“Marijin Min Nar” e “Midnight Star” trazem de volta a energia que estava faltando no álbum, com riffs mais rápidos e afiados, sendo esta última com trabalhos vocais incríveis.
No mais, o álbum é bem trabalho, tem uma riqueza de detalhes que poucas bandas se arriscam a fazer, e irá agradar muito àqueles que gostam de ouvir um álbum repetidamente e descobrir algo novo cada vez.
Nota 8
Spotify: