Acho que não há banda que este ano desperte tanta expectativa quanto a volta ao México do To/Die/For, banda muito querida pela velha guarda do metal. Dia 24, em Toluca, eles foram vistos com jaquetas de couro, cabeças raspadas, rostos maquiados com muito delineador, camisetas com logotipos estampados e roupas de estilo gótico, para receber mais uma vez a banda finlandesa na terra de Xinantécatl.
O evento foi organizado pelo Foro Landó, que já sediou eventos underground ao longo dos anos. O local é pequeno, mas aconchegante. Possui bar para consumo, banheiros e área para abrigo das bandas.
A partir das 20h, as pessoas começaram a fazer fila. Foi especialmente agradável ver rostos jovens e velhos entre os espectadores, desde mães e pais, metaleiros da velha guarda, até jovens em vestidos elegantes esperando a apresentação da banda estrela.
O início do evento foi aproximadamente às 21h20, com a banda local “Demián”, que, nas suas próprias palavras, é uma banda alternativa nascida no Estado do México, que mistura riffs poderosos e letras abstratas. A banda apresentou cerca de 6 músicas, que agradaram aos presentes, que receberam seu som e proposta com muito entusiasmo.
Se você não os conhece, pode ouvi-los aqui:
Foi a vez, ao lado, da banda “The Wicked Ones”, que foi uma grata surpresa para os ouvintes da noite. Com seu Rock Psicodélico, eles se entregaram totalmente ao público. Sinceramente, essa banda tem um nível técnico incrível. Somando-se a isso que seu vocalista é um excelente showman, nos oferecendo momentos intensos com sua mímica ao interpretar suas músicas. Eles foram convidados pessoais de Jarno Perätalo, segundo comentários de seu vocalista, que gostou tanto do estilo e da proposta musical que os incluiu na turnê.
São uma recomendação essencial para descobrir as novas propostas musicais mexicanas.
Show principal
E é assim que To/Die/For entra em cena. Começando com a lendária “Like Never Before”, as pessoas ficam entusiasmadas e pulam com muito ânimo. O espírito nunca desanima até que o evento termine. O público se viu encantado em todos os momentos. Eles cantaram o tempo todo, chorando com eles, oferecendo bebidas, tirando fotos, enquanto a banda aproveitava cada minuto da apresentação.
A banda parecia dedicada, feliz e muito conectada com as pessoas que estavam com eles em mente e alma.
Tivemos a oportunidade de conversar um pouco com Marcel Mendoza, empresário da turnê do To/Die/For no México, sobre esse novo formato de turnê multicidades, e como ele foi percebido pela banda.
É preciso lembrar que o To/Die/For ficou inativo por alguns anos e eles saíram da aposentadoria temporária para se apresentar em um festival há alguns anos. Mas gostaram da ideia de voltar a jogar para a torcida mexicana.
Nas palavras de Marcel: “Como CEO da Noise Factory Ent., foi uma grande conquista; esse passeio cidade por cidade tem sido muito legal, pois em todos os fóruns que visitamos o resultado é casa cheia. As pessoas ficaram muito felizes em vê-los novamente, a banda tem uma energia muito boa, as pessoas estão se reconectando com eles.”
Ele comentou que, após a apresentação no The Metal Fest, as pessoas queriam ouvi-los mais, e ao ouvir os pedidos dos fãs, a data final da turnê foi marcada no CDMX, com setlist estendido.
A banda fica feliz com as demonstrações de carinho das pessoas, encantada com a comida, com os presentes que trazem e com as surpresas que os fãs mexicanos lhes trazem. Um dos mais icônicos são os cartazes das apresentações de 2008, como ingressos ou cartazes que os fãs presenteiam como lembranças aos integrantes da banda.
A reflexão que esta experiência pode nos deixar é que a forma como podemos mostrar às nossas bandas que elas ainda estão vivas em nossos corações é continuar consumindo suas músicas, apoiando seus shows, comprando seus produtos oficiais, participando de suas turnês, gritando com eles, cantando com eles e diga: por favor, voltem mais uma vez, porque vocês nos fazem sentir que vale a pena continuar no caminho do metal.
¡Skol por To/Die/For!
Setlist: