Noite explosiva no RCA para a apresentação do novo álbum dos Trinta & Um! O lançamento de “Granada no Charco” pedia um noite de celebração e festa, e para ajudar a que isso se concretizasse aos Trinta & Um juntaram-se os Deadly Mind e os M.E.D.O..
Coube aos M.E.D.O. a honra de abrir as hostilidades, a banda de Faro que já por diversas vezes nos brindou com a sua vinda a Lisboa não perdeu tempo e entrou com tudo com o tema “Tarde Demais”. De salientar que não houve grande necessidade por parte da banda, pedir para que o publico se chegasse mais perto do palco, isso aconteceu naturalmente. “Música de Embalar”, tema clássico da banda, surge ali a meio do set numa altura em que já se dá um “pézinho de dança” no pit. A entrega e energia do Faro Style Hardcore dos M.E.D.O. contagia quem está na sala e quem conhece os temas não deixa de os cantar com a banda. Foi quase sem perceber que a apresentação chegava ao fim, havendo ainda tempo para ouvirmos “Destruição do Homem” e “Ritual Ancestral” a fechar o set. Foi de agradecimentos que foi feita a despedida, e ficou bem claro que para os M.E.D.O. valeram a pena os 600kms de deslocação (300 kms em cada sentido) de Faro a Lisboa para serem recebidos desta forma calorosa.
Setlist
Tarde Demais
Medo#05
Burla Hardcore
Musica de Embalar
Cadáver
Somos Nós
Destruição do Homem
Ritual Ancestral
Também do sul, neste caso da margem sul, chegavam os Deadly Mind também já com uns anitos de estrada e bem conhecidos dentro da cena hardcore. A banda que conta não com um, mas dois frontman, Armindo e Sampaio dividem as dinâmicas vocais entre si resultando em energia constante em palco! Após a habitual intro soam os primeiros acordes de “Not Meant To Be” seguida de “Best of Me”, ambas de “Recognize The Threat” lançado o ano passado pela Hell Xis Agency. Também já com uma respeitável legião de fãs os Deadly Mind chegaram a partilhar o microfone com alguns desses fãs que com eles cantaram alguns dos temas. Houve ainda espaço para malha nova e finalmente “Sacrifice For Mine” encerra a atuação da banda que veio representar o MSHC (Margem Sul Hardcore).
Setlist
Intro
Not Meant To Be
Best Of Me
Release Those Chains
Elected For War
Yes We Can
Novo Tema
Sacrifice For Mine
Os Trinta & Um dispensam apresentações, e como instituição do hardcore que são, levam a cada concerto uma legião de fãs. Mas esta era uma noite especial, uma noite em que terminava a espera já de alguns anos por um novo disco dos Trinta & Um, que na nossa opinião foi longa mas valeu a pena. “Granada no Charco” já podia ser ouvido desde o dia 15 de outubro, a banda em conjunto com a HELL XIS (responsável pela produção) decidiu partilhar o novo trabalho na integra ainda antes deste estar à venda, de modo a que os fãs pudessem estar familiarizados com as novas músicas.
O lançamento antecipado deu frutos notou-se isso naquela noite, as novas musicas já estavam bem conhecidas e o público do RCA as cantou a plenos pulmões com a banda. “Policia na Rua” encerra o disco mas aqui abriu as hostes e foi o primeiro tema a ser tocado seguido por “Agora e Sempre LVHC” que se torna instantaneamente mais um hino da banda, até porque não é a primeira vez que é tocado ao vivo. Depois de duas malhas novas era tempo de recuar aos clássicos com “Não Há Regresso” seguido de “O Cavalo Mata”, haveríamos de voltar aos clássicos mais tarde mas era tempo para mais músicas novas: “Arte Marginal” que leva automaticamente selo de hino, proporcionando mais momentos de sing along especialmente durante o refrão bastante orelhudo e ainda “Filhos de Barrabás”. Já na reta final deste concerto de lançamento erámos presenteados com um trio de clássicos: “Até ao Fim”, “LVHC” e finalmente “Sintra” que encerrava assim um noite de festa e comunhão entre banda e publico.
Setlist
Policia na Rua
Agora e Sempre LVHC
Não Há Regresso
O Cavalo Mata
Arte Marginal
Filhos de Barrabás
Vencer
Devo ódio ao Mundo
Coma 85
Plano de Fuga
Viva o Punk
Suburbio
Os Trinta & Um Somos Nós
Vozes Sem Cor
Até ao Fim
LVHC
Sintra
Ficou claro que foi uma grande noite para a banda de Linda a Velha, foram vários os agradecimentos feitos por Zé Goblin a todos os presentes e também ao Emanuel e à Hell Xis. Ficou também a promessa de que para além dos temas em “Granada no Charco” há margem para mais novidades!