Dando o ponta-pé inicial escreverei a respeito de um grande álbum dos anos 80 (mais precisamente 1984), da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), da banda TYSONDOG – Beware of the Dog.
Meu primeiro contato com este clássico aconteceu por volta de 1987 com a música The Inquisitor em uma coletânea feita numa fita k7. Sim, eu sou do tempo em que fitas k7 eram praticamente a única forma de socializar de forma barata as músicas. Em 1991 tive a oportunidade de adquirir o LP da banda. Grata surpresa!!!
Um disco repleto de riffs maravilhosos (desses que fazem uma enorme falta nas bandas atuais) a exemplo de The Inquisitor e principalmente Painted Heroes (este riff poderia ter sido criado pelo mestre Iommi em um de seus momentos de inspiração).
Todas as músicas estão acima da média certamente. A banda tem uma cozinha que se não ‘e extraordinária ao menos não compromete. Destaque para as guitarras de Paul Burdis e Alan Hunter e para o vocal de Clutch Carruthers . As músicas In the End e Demon merecem também um comentário. In the End inicia como uma lida balada e ao final descamba para um metal de primeira com peso e velocidade. Já Demon segue a receita de Heaven and Hell (Sabbath) e Rock and Roll Hell (Kiss) onde temos um riff inicial e o vocal se desenvolve sobre a base do baixo. Belo solo e na seqüência temos a participação de Cronos (Venom). Cronos é o produtor deste disco e no encarte o citam como produtor e como participação especial nesta musica com seus grunhidos
Todo headbanger que se preze deveria ouvir esse álbum e o mesmo seria uma bela apresentação a alguém que não conheça Heavy Metal.
TYSONDOG – Painted Heroes