O Venezuela Metal Fest é um festival iniciado em 2020, incentivado por Marino Vásquez e pelos músicos da banda venezuelana Guerra Santa residentes na Argentina; banda que começou em 1991. Esta iniciativa busca promover e realizar festivais que busquem a expansão e o conhecimento do metal não só venezuelano, mas argentino, uruguaio e de outros países, para que tenham visibilidade e apoio em outros países da América Latina e do mundo, e, junto com Néstor Fernández da Nest Art Producciones, dar visibilidade aos venezuelanos residentes na Argentina.
A primeira edição do Festival foi realizada em fevereiro de 2020 no The Other Place em Almagro, Cidade Autônoma de Buenos Aires, sendo um show memorável tanto para o público quanto para as bandas participantes, o que levou a ampliar a ideia de uma segunda edição que para. Por motivos de pandemia, optou-se por se apresentar em modo streaming, ou seja, um show online, onde foi permitida a participação de bandas da Argentina e da Venezuela, tendo como slogan “O metal venezuelano será sentido em todo o planeta”, sendo este o primeiro edição via streaming (2020).
Já para 2024, o VMF realizará mais uma vez um Streaming Show, como abertura do festival presencial, que será realizado através do canal do YouTube “Venezuela Metal Fest” a partir das 21h na Argentina (20h na Venezuela), com apresentações. a apresentação de cada uma das bandas por Karen Patricia Alcalá de Caracas – Venezuela, e pelos apresentadores Joad Jiménez, Verónica Canelón e Marino Vásquez de Buenos Aires – Argentina.
Este show contará com a participação das seguintes bandas:
• Damaciega, de Valência – Venezuela, apresentando o melhor do Hardcore. Esta banda começa em 2021 com Argenis González na voz; Daniel (El Tío) Arévalo na guitarra e voz; Génesis Uquillas no baixo e backing vocals e Uriel López na bateria, que estão em processo de produção de seu primeiro álbum. Atualmente eles possuem diversos vídeos produzidos de forma independente no YouTube e possuem temas diversos dentro da mesma plataforma.
• Instakill, de Caracas – Venezuela, representa o groove industrial do neo metal. Esta banda foi formada em 2021 por Gustavo Ventura nos vocais; Luis “El Chino” Soles na guitarra; Michael Rangel no baixo e backing vocals e Cristian García na bateria e sequências eletrônicas. Recentemente a banda estreou sua demo “South American Dreams 2023”, e neste festival apresentarão suas seções ao vivo com músicas inéditas.
• 2 Guitarras Eléctricas por Venezuela, apresenta a união de dois grandes guitarristas de Acarigua – Venezuela, como: Alfredo Herrera e Héctor Pérez acompanhados por Julio Reina no baixo e José Lombano na bateria. Este projeto teve início em 2023, e seu show apresentará elementos do hard rock.
• Ravenous Feast, vindos de Puerto La Cruz – Venezuela e formados em 2012, representam o neo heavy no VMF. Este projeto conta com dois álbuns intitulados “Listen to Me” (2013) e “Son of Heroes” (2023). Formada por Sean de Boer na voz, Carlos Toxic Márquez nas guitarras e teclados, Julio Sandoval no baixo e Julio Rosario na bateria.
• Hecatombe, vindo de Caracas – Venezuela, é uma banda de Hardcore com grande influência na cena underground metal venezuelana. A banda começou em meados dos anos 90, fazendo uma pausa e retornando com toda fúria em 2022, sob a formação de Raúl Colmenares na guitarra e voz, Luis Flores na guitarra, Eykell Ramírez no baixo e Juan Carlos Figueroa na bateria. Atualmente contam com 4 produções: “El Burro Rockero” (1996), “Promo Al Hampa” (2005), “Braquioproctosigmoidismo” (2020) e “Hecatombe / Sentencia” (Split) (2023). Venezuela no Metal Battle Wacken Latinoamericano em 2023
• Blackstone, é uma banda com 24 anos de experiência, vinda de Los Teques – Venezuela. Sua formação atual é composta por Joel Vegas (Espinas) na guitarra solo, Richard Buitrago na guitarra base, Igor García no baixo e Keny Godoy na bateria e voz. Atualmente possuem três álbuns: “Spectrum” (2002), “Spiritual Waste” (2006) e “Devoid of Humanity” (2012).
• Coral, é uma banda formada em 2010 em Buenos Aires – Argentina, representando Thrash and Roll. Atualmente é formada pelo guitarrista argentino/venezuelano Facundo Coral, junto com Carlos Sotullo no baixo, Kevin Black na bateria e Mato Amica na voz. Possuem o EP “Dueño del Tiempo” (2011) e 3 álbuns “Arrecho” (2014), “Thrash & Roll” (2016) e “Cambie para Mal” (2021) pelo selo Icarus Music.
O Venezuela Metal Fest não terá apenas o show Streaming, mas também apresentará a primeira edição ao vivo do festival, que acontecerá na Cidade Autônoma de Buenos Aires, na sexta-feira, 11 de outubro de 2024, às 21h. Este evento será realizado no El Marquee Session Live (Scalabrini Ortiz 664), e contará com as seguintes bandas:
• Wishmaster (Tribute to Nightwish), formada em 2020 pelos músicos venezuelanos Jesica Holbein na voz, Bernardo Conde na guitarra e Samir Aued no baixo.
• Pleia (Metal Progresivo), Formada em 2017, suas letras são baseadas em lendas antigas de sua herança original. Este grupo foi formado em Buenos Aires pelos venezuelanos Naz Calmen na guitarra, o baterista Carlos del Moral e Henry Luengo no sintetizador e voz. Recentemente lançaram o Ep “Betori” 2023 pelo selo espanhol Through Your Neck e agora apresentam um novo vídeo com o nome “Enolas”.
• Guerra Santa, é uma banda que está na cena do metal há mais de 33 anos, inicialmente da Venezuela, e depois, em 2017, residindo na Argentina. Esta banda representa o heavy/power metal criado por seu líder Marino Vásquez no La Voz e pelos venezuelano-argentinos Santiago Breepe no baixo e Lucas Gonçalves na bateria, além de contar com um novo guitarrista rítmico venezuelano, Pablo Marchan, e na guitarra solo. Escorpião Martínez. Atualmente a banda continua divulgando seu sétimo álbum “Éxodo: Um novo começo” (2023), também apresentará músicas inéditas em seu repertório.
• Living Metal (True Metal) é uma banda brasileira formada em São Paulo em 2018 pelo guitarrista Rafael Romanelli, com o objetivo de ser o expoente brasileiro do Heavy Metal Tradicional no mundo. Vêm pela primeira vez à Argentina com Romanelli e Jonas Soares na guitarra, Gregorio Bondezan na guitarra, baixo, Jean Praelli na bateria e Pedro Zupo na voz. Atualmente estão promovendo seu novo álbum “Viviendo el Metal” (2023).
Os ingressos já estão disponíveis em sua segunda fase de pré-venda, no site WWW.ANTICIPADAS.NET ou nos pontos de venda autorizados: MetalManía RockShop Lavalle 669 C.A.B.A. – Rockería Locuras, Avenida Morón Rivadavia 18.050 – Rockería Rivadavia, Floresta Rivadavia 8.705.
O VMF2024 também fará um show ao vivo no Uruguai e se apresentará no sábado, 9 de novembro, no Espacio Midas Music (Av. Gral. Rondeau 1493) a partir das 21h, pela primeira vez em Montevidéu, Uruguai. O pôster é composto por:
• Atropello (Hardcore) formada em 2023, formada pelo guitarrista Facundo Cleffi; Os venezuelanos Alfredo Castellanos na bateria, Eduardo Ascanio no baixo e Silvio Sequera na guitarra e voz. A banda lançou recentemente seu vídeo “Los de siempre” através de seu canal no YouTube.
• Cormorán (Metal Progresivo) da cena uruguaia como Martín Núñez nos vocais (Days of the Phoenix), Sabra na guitarra (ex Souless Faith), Sebastián Rebollo na bateria (Insano, Days of the Phoenix) e Sebastián Cobas no baixo (Southern Rising) e eles vão apresentaremos novas músicas do álbum de estreia que será lançado em breve.
• Mind in Lost (Death Metal) formada em 2021 por venezuelanos residentes em diferentes cidades e países; o guitarrista Bernardo König (Santiago do Chile), o vocalista Christian Acosta (Buenos Aires), o baterista Rony Borges (Montevidéu – Uruguai), o baixista Miguel Pepe (Rosario) e o guitarrista Ellis Martins (Buenos Aires), que lançaram recentemente seu segundo álbum “Disrupted” 2024.
• Climatic Terra (Death Metal) é uma banda argentina que comemora 20 anos de carreira, liderada pela vocalista Silvina Harris e pelo baixista Leonardo Báez visita Montevidéu com nova formação.
• Guerra Santa (Heavy/Power Metal) Com mais de 30 anos de experiência, apresentam seu 7º álbum “Éxodo: Un Nuevo Comienzo” (2023) radicado em Buenos Aires e com nova formação, o guitarrista argentino Walter Escorpión Martínez, os venezuelano-argentinos, Santiago Breppe no baixo e Lucas Gonçalves na bateria e os venezuelanos Pablo Marchan na guitarra rítmica e o vocalista e fundador da banda Marino Vásquez. Eles proporcionarão uma noite única com diferentes gêneros na cena metal uruguaia.
Os ingressos na primeira fase de pré-venda estarão disponíveis por US$ 400 através do sistema Passline https://www.passline.com/eventos/vmf2024-uruguay em pontos de venda oficiais que serão divulgados em breve.
Todas as informações extras sobre o festival podem ser encontradas em www.guerrasanta.com.ar/vm