O Venezuela Metal Fest é um festival iniciado em 2020, incentivado por Marino Vásquez e pelos músicos da banda venezuelana Guerra Santa residentes na Argentina; banda que começou em 1991. Esta iniciativa busca promover e realizar festivais que busquem a expansão e o conhecimento do metal não só venezuelano, mas argentino, uruguaio e de outros países, para que tenham visibilidade e apoio em outros países da América Latina e do mundo, e, junto com Néstor Fernández da Nest Art Producciones, dar visibilidade aos venezuelanos residentes na Argentina.

A primeira edição do Festival foi realizada em fevereiro de 2020 no The Other Place em Almagro, Cidade Autônoma de Buenos Aires, sendo um show memorável tanto para o público quanto para as bandas participantes, o que levou a ampliar a ideia de uma segunda edição que para. Por motivos de pandemia, optou-se por se apresentar em modo streaming, ou seja, um show online, onde foi permitida a participação de bandas da Argentina e da Venezuela, tendo como slogan “O metal venezuelano será sentido em todo o planeta”, sendo este o primeiro edição via streaming (2020).

Já para 2024, o VMF realizará mais uma vez um Streaming Show, como abertura do festival presencial, que será realizado através do canal do YouTube “Venezuela Metal Fest” a partir das 21h na Argentina (20h na Venezuela), com apresentações. a apresentação de cada uma das bandas por Karen Patricia Alcalá de Caracas – Venezuela, e pelos apresentadores Joad Jiménez, Verónica Canelón e Marino Vásquez de Buenos Aires – Argentina.

Este show contará com a participação das seguintes bandas:

Damaciega, de Valência – Venezuela, apresentando o melhor do Hardcore. Esta banda começa em 2021 com Argenis González na voz; Daniel (El Tío) Arévalo na guitarra e voz; Génesis Uquillas no baixo e backing vocals e Uriel López na bateria, que estão em processo de produção de seu primeiro álbum. Atualmente eles possuem diversos vídeos produzidos de forma independente no YouTube e possuem temas diversos dentro da mesma plataforma.

Instakill, de Caracas – Venezuela, representa o groove industrial do neo metal. Esta banda foi formada em 2021 por Gustavo Ventura nos vocais; Luis “El Chino” Soles na guitarra; Michael Rangel no baixo e backing vocals e Cristian García na bateria e sequências eletrônicas. Recentemente a banda estreou sua demo “South American Dreams 2023”, e neste festival apresentarão suas seções ao vivo com músicas inéditas.

2 Guitarras Eléctricas por Venezuela, apresenta a união de dois grandes guitarristas de Acarigua – Venezuela, como: Alfredo Herrera e Héctor Pérez acompanhados por Julio Reina no baixo e José Lombano na bateria. Este projeto teve início em 2023, e seu show apresentará elementos do hard rock.

Ravenous Feast, vindos de Puerto La Cruz – Venezuela e formados em 2012, representam o neo heavy no VMF. Este projeto conta com dois álbuns intitulados “Listen to Me” (2013) e “Son of Heroes” (2023). Formada por Sean de Boer na voz, Carlos Toxic Márquez nas guitarras e teclados, Julio Sandoval no baixo e Julio Rosario na bateria.

Hecatombe, vindo de Caracas – Venezuela, é uma banda de Hardcore com grande influência na cena underground metal venezuelana. A banda começou em meados dos anos 90, fazendo uma pausa e retornando com toda fúria em 2022, sob a formação de Raúl Colmenares na guitarra e voz, Luis Flores na guitarra, Eykell Ramírez no baixo e Juan Carlos Figueroa na bateria. Atualmente contam com 4 produções: “El Burro Rockero” (1996), “Promo Al Hampa” (2005), “Braquioproctosigmoidismo” (2020) e “Hecatombe / Sentencia” (Split) (2023). Venezuela no Metal Battle Wacken Latinoamericano em 2023

Blackstone, é uma banda com 24 anos de experiência, vinda de Los Teques – Venezuela. Sua formação atual é composta por Joel Vegas (Espinas) na guitarra solo, Richard Buitrago na guitarra base, Igor García no baixo e Keny Godoy na bateria e voz. Atualmente possuem três álbuns: “Spectrum” (2002), “Spiritual Waste” (2006) e “Devoid of Humanity” (2012).

Coral, é uma banda formada em 2010 em Buenos Aires – Argentina, representando Thrash and Roll. Atualmente é formada pelo guitarrista argentino/venezuelano Facundo Coral, junto com Carlos Sotullo no baixo, Kevin Black na bateria e Mato Amica na voz. Possuem o EP “Dueño del Tiempo” (2011) e 3 álbuns “Arrecho” (2014), “Thrash & Roll” (2016) e “Cambie para Mal” (2021) pelo selo Icarus Music.

O Venezuela Metal Fest não terá apenas o show Streaming, mas também apresentará a primeira edição ao vivo do festival, que acontecerá na Cidade Autônoma de Buenos Aires, na sexta-feira, 11 de outubro de 2024, às 21h. Este evento será realizado no El Marquee Session Live (Scalabrini Ortiz 664), e contará com as seguintes bandas:

Wishmaster (Tribute to Nightwish), formada em 2020 pelos músicos venezuelanos Jesica Holbein na voz, Bernardo Conde na guitarra e Samir Aued no baixo.

Pleia (Metal Progresivo), Formada em 2017, suas letras são baseadas em lendas antigas de sua herança original. Este grupo foi formado em Buenos Aires pelos venezuelanos Naz Calmen na guitarra, o baterista Carlos del Moral e Henry Luengo no sintetizador e voz. Recentemente lançaram o Ep “Betori” 2023 pelo selo espanhol Through Your Neck e agora apresentam um novo vídeo com o nome “Enolas”.

Guerra Santa, é uma banda que está na cena do metal há mais de 33 anos, inicialmente da Venezuela, e depois, em 2017, residindo na Argentina. Esta banda representa o heavy/power metal criado por seu líder Marino Vásquez no La Voz e pelos venezuelano-argentinos Santiago Breepe no baixo e Lucas Gonçalves na bateria, além de contar com um novo guitarrista rítmico venezuelano, Pablo Marchan, e na guitarra solo. Escorpião Martínez. Atualmente a banda continua divulgando seu sétimo álbum “Éxodo: Um novo começo” (2023), também apresentará músicas inéditas em seu repertório.

Living Metal (True Metal) é uma banda brasileira formada em São Paulo em 2018 pelo guitarrista Rafael Romanelli, com o objetivo de ser o expoente brasileiro do Heavy Metal Tradicional no mundo. Vêm pela primeira vez à Argentina com Romanelli e Jonas Soares na guitarra, Gregorio Bondezan na guitarra, baixo, Jean Praelli na bateria e Pedro Zupo na voz. Atualmente estão promovendo seu novo álbum “Viviendo el Metal” (2023).

Os ingressos já estão disponíveis em sua segunda fase de pré-venda, no site WWW.ANTICIPADAS.NET ou nos pontos de venda autorizados: MetalManía RockShop Lavalle 669 C.A.B.A. – Rockería Locuras, Avenida Morón Rivadavia 18.050 – Rockería Rivadavia, Floresta Rivadavia 8.705.

O VMF2024 também fará um show ao vivo no Uruguai e se apresentará no sábado, 9 de novembro, no Espacio Midas Music (Av. Gral. Rondeau 1493) a partir das 21h, pela primeira vez em Montevidéu, Uruguai. O pôster é composto por:

Atropello (Hardcore) formada em 2023, formada pelo guitarrista Facundo Cleffi; Os venezuelanos Alfredo Castellanos na bateria, Eduardo Ascanio no baixo e Silvio Sequera na guitarra e voz. A banda lançou recentemente seu vídeo “Los de siempre” através de seu canal no YouTube.

Cormorán (Metal Progresivo) da cena uruguaia como Martín Núñez nos vocais (Days of the Phoenix), Sabra na guitarra (ex Souless Faith), Sebastián Rebollo na bateria (Insano, Days of the Phoenix) e Sebastián Cobas no baixo (Southern Rising) e eles vão apresentaremos novas músicas do álbum de estreia que será lançado em breve.

Mind in Lost (Death Metal) formada em 2021 por venezuelanos residentes em diferentes cidades e países; o guitarrista Bernardo König (Santiago do Chile), o vocalista Christian Acosta (Buenos Aires), o baterista Rony Borges (Montevidéu – Uruguai), o baixista Miguel Pepe (Rosario) e o guitarrista Ellis Martins (Buenos Aires), que lançaram recentemente seu segundo álbum “Disrupted” 2024.

Climatic Terra (Death Metal) é uma banda argentina que comemora 20 anos de carreira, liderada pela vocalista Silvina Harris e pelo baixista Leonardo Báez visita Montevidéu com nova formação.

Guerra Santa (Heavy/Power Metal) Com mais de 30 anos de experiência, apresentam seu 7º álbum “Éxodo: Un Nuevo Comienzo” (2023) radicado em Buenos Aires e com nova formação, o guitarrista argentino Walter Escorpión Martínez, os venezuelano-argentinos, Santiago Breppe no baixo e Lucas Gonçalves na bateria e os venezuelanos Pablo Marchan na guitarra rítmica e o vocalista e fundador da banda Marino Vásquez. Eles proporcionarão uma noite única com diferentes gêneros na cena metal uruguaia.

Os ingressos na primeira fase de pré-venda estarão disponíveis por US$ 400 através do sistema Passline https://www.passline.com/eventos/vmf2024-uruguay  em pontos de venda oficiais que serão divulgados em breve.

Todas as informações extras sobre o festival podem ser encontradas em www.guerrasanta.com.ar/vm

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.