No dia 20 de outubro de 2024 foi realizada a batalha de bandas do Wacken Sul América na Venezuela, onde sete bandas da região capital se enfrentaram em uma intensa competição, apresentando seu gênero musical diante de um júri especializado. A batalha foi organizada por Manutara Produções e Documetal nas instalações do Chapis Club, localizado na capital venezuelana.
O evento teve início às 16h com sete bandas da região capital. A primeira banda a subir no palco foi Guaica, trazendo uma proposta musical de ritmos afro-caribenhos e indígenas misturados com muito metal, sendo um gênero experimental de fusão pouco visto. A banda não usou apenas guitarras e bateria, mas também instrumentos como maracas, timbales e instrumentos típicos de etnias indígenas. Foi uma apresentação completamente instrumental, sem vocalista, criando um ambiente introspectivo e sensorial que conecta o ouvinte com emoções, sentimentos, origens e a essência caribenha. Eles apresentaram cinco músicas: “Caracas“, “Roraima“, “Madre Tierra“, “Yopo” e “Curare“.
A segunda banda foi Sorte, uma banda de Death Metal Técnico conhecida na cena do metal venezuelano, com performances sobre ocultismo, magia e bruxaria. A banda impressionou o público com mini performances para cada música, incluindo elementos ritualísticos, colares, “sangue” e movimentos corporais como parte de um ritual. Eles apresentaram músicas como “Sorte“, “Corte Cale“, “Corte Encantada“, “Capítulo 1: Desesperação“, “Corte Hechicera“, “Parte 2: Culto de los Órganos“.
A terceira banda a se apresentar foi Getsemaní, com uma proposta de Deathcore Cristão, causando uma excelente impressão no público. A banda subiu ao palco com túnicas pretas, revelando sua energia através de cinco músicas: “Encierro“, “Psicosis“, “Rise“, “Padre” e “Inquieto“.
A quarta banda da noite foi Mashiaj, trazendo Thrash Metal Cristão que fez com que vários fãs balançassem suas cabeças ao ritmo da música. A banda apresentou quatro músicas: “Donde“, “Vomitivo“, “No Temeré” e “Sálvame“.
A quinta banda foi Bloodymerry, que trouxe uma proposta de Hard Rock. A performance do vocalista e o figurino chamaram a atenção do público. Eles apresentaram quatro músicas: “Esplendor“, “La Manzana“, “Sin Ti” e “Ojos Verdes“.
A sexta banda da noite foi Vettor n’ the Insurrectos, que mostrou grande profissionalismo, impressionando o público com uma mistura de piano energético e ritmo. Eles apresentaram músicas de seu álbum recente, como “Ghost of I“, “Obstacle“, “Obscure” e “Doubted Shaded“.
A última banda foi Spartans, com Heavy/Thrash Metal. A apresentação incluiu vestimentas preto e branco e marcas faciais simulando capacetes espartanos, animando o público com canções como “Paraíso“, “Karma“, “Honor y Gloria” e “Traición“.
Após as apresentações, a banda convidada Blackstone subiu ao palco enquanto os jurados deliberavam. Eles tocaram “Hostile Lands“, “Point Beyond Delirium“, “Afterlife of Suffering“, “Fading of the Mortal Ground” e “Soul Axis“.
O júri, formado por Marilyn García, produtora de eventos de metal e rock, Leonardo Rangel, baixista da banda Stratuz, e Juan Carlos Figueroa, baterista da banda Hecatombe, anunciaram Vettor n’ the insurrectos como vencedora, avançando para a próxima fase no Wacken. De segundo lugar Spartans e tercer lugar Bloodymerry.
A final sera em Rajatabla, as 8:00 pm, com os ganadores das outras regioes: Damaciega e Vhill.