O Viking Metal é um Subgênero do Folk-Metal e Black Metal, conhecida principalmente por suas letras com influências da cultura e da Mitologia nórdica.
As letras geralmente são em inglês, mas muitas bandas preferem cantar em idiomas nórdicos, como o Norueguês, islandês, Sueco e Dinamarquês.
A sonoridade do estilo é caracterizada de acordo com o sub-gênero do Heavy Metal seguido, podendo soar com uma essência heavy Metal, Death Metal, Black Metal, etc.
Os instrumentos do Viking Metal é uma mistura de Instrumentos usados no Metal, com instrumentos típicos de países nórdicos.
Historia:
A banda pioneira no Gênero foi o Bathory, com seus álbuns Blood Fire Death e Hammerheart.
Esses álbuns também serviram de inspiração para outras bandas que ajudaram a consolidar o gênero, como o Enslaved, Mithotyn e Tyrfing.
Outras bandas também adicionaram novas características ao gênero, como coros de vozes masculinas, influência folclórica e temática Viking.
É um gênero que apesar de ser Europeu, é difundindo em várias partes do mundo, até no brasil.
Características :
Os vocais podem depender do sub-gênero das bandas, podem ser vocais com características do Black Metal (Guturais) , ou vocais mais suaves e limpos.
Instrumentos típicos Europeus, letras com influncias nórdicas, Facilmente confundida com o Celtic e Pagan metal.
Bandas
Bandas :
- Amon Amarth:
Amon Amarth é uma banda da cidade de Tumba, Suécia de Viking/Death Metal Melódico. Formada originalmente em 1988 com o nome “Scum”, tornou-se Amon Amarth em 1992, nome retirado da obra O Senhor dos Anéis de J.J.R Tolkien, onde significa “Montanha da Perdição” (“Mount Doom”) em Sindarin, idioma também denominado “a língua dos elfos-cinzentos”, “a língua de Beleriand”, “a língua nobre”, sendo várias vezes referida nos livros como simplesmente “a língua élfica”.
Fredrik Andersson
Johan Hegg
Johan Söderberg
Olavi Mikkonen
Ted Lundström
Ex-integrantes
Anders Hansson
Nico Mehra
Martin Lopez
2. Bathory
Bathory foi uma banda de Black Metal e Viking Metal formada em 1983 na cidade de Estocolmo, capital da Suécia, pelo multi-instrumentista Thomas Börje Forsberg conhecido como “Quorthon”. A banda é considerada uma das precursoras tanto do black metal quanto do viking metal. Os Bathory acabaram em definitivo no ano de 2004, quando Quorthon faleceu. O nome Bathory é uma homenagem à condessa húngara Erzsébet Bathory, considerada a serial-killer mais famosa da Hungria.
Integrantes
Quorthon
Ex-integrantes
Freddan, Jonas Åkerlund, Vvornth, Kothaar, The Animal
3. Gwydion:
Gwydion é uma banda Portuguesas de Viking Metal.
Iniciou em 1995, um projecto fundado por um grupo de amigos que partilhavam a mesma paixão pelo metal e interesse na cultura celta. Durante essas primeiras fases da banda, três demos foram apresentados ao cenário do metal Português e dezenas de shows foram realizados em Portugal.
Integrantes
Ruben Almeida
Miguel Kaveirinha
Joao Paulo
Luis Abreu
Daniel Cesar
Bruno Henriques
Ex-integrantes
Vitor Cesar
Bruno Almeida
4.Tyr:
Týr é uma banda de Folk Metal das Ilhas Faroé. A temática das letras aborda quase sempre a Mitologia, a tradição e a história nórdicas. Eles inicialmente tinham um contrato com a gravadora feroesa Tutl, e assinaram contrato mundial com a Napalm Records da áustria no início de 2006. A banda se apresentou no Ragnarök Festival, na Alemanha, em dois anos consecutivos, 2007 e 2008.
Integrantes
Heri Joensen
Terji Skibenæs
Gunnar Thomsen
Kári Streymoy
Ex-integrantes
Allan Streymoy
Jón Joensen
Ottó Páll Arnarson
Pól Arni Holm