Entrevista que foi respondida pelo baixista Mario Urra do Weight of Emptiness
Viva Weight of Emptiness! Muito obrigado por este tempo em responder nossa entrevista.
Muito obrigado pela oportunidade e grato pelo Sitio Cultura em Peso
Vocês ja receberam premiações “Escuchar” pelo álbum “Conquering The Deep Cycle” como melhor álbum de metal extremo, e agora lançam Withered Paradogma.
Qual a evolução e qual a expectativa sobre este trabalho? Tendo em conta que ele ja vem recebendo boas criticas?
A primeira coisa que fizemos quando começamos a trabalhar em Withered foi responder à frase “não queremos fazer um Conquering 2”, então tentamos dar um passo adiante na escala dos sentimentos humanos, e que melhor o contexto da pandemia onde o ser humano em todo o mundo sofreu uma mudança de paradigma. Quanto ao musical, também nos aprofundamos mais nos riffs, baixos e bateria, assim também usamos muito mais a versatilidade do Alejandro nas vozes.
Lançado pela “Sliptrick Records”, como foi a produção deste álbum?
Quem produziu? quem fez a capa?
Desta vez temos o trabalho de Richard “Ripo” Iturra, que diferente dos discos anteriores, participou como produtor musical, então nos ajudou muito na composição musical e na estruturação das músicas. Ripo é um excelente produtor, estamos muito satisfeitos com seu trabalho. Em relação à capa, esta é uma conversa de toda a banda que nasceu como uma ideia e vai avançando cada vez até chegar ao que queremos, sejam os detalhes ou a cor. Este trabalho foi realizado sob a direção do nosso vocalista Alejandro Ruiz, que fez o link com os designers Claudio Hernández e Eliseo Peña que capturaram a arte.
Voces vão tocar com o Moonspell em uma mini tour, como se deu o convite e o que isto representa para vocês?
Bom neste caso foi o Juan que foi contatado, ele nos contou sobre a oportunidade e nós fizemos, naquele momento pensamos que isso poderia ser a melhor coisa que poderíamos fazer na nossa vida hahahahahaha. Pessoalmente para mim é uma grande honra ter esta oportunidade com uma banda que acompanho há muitos anos, a ideia é poder saber como é viver na estrada, e poder aprender com os Moonspell como encarar esta aventura com o profissionalismo que exige uma tour como esta.
O grupo se destaca pela versatilidade dos riffs que por vezes lembram o Death Metal de Amon Amarth.
Quais são as principais influências da banda para chegar a esta fusão de prog death e black?
A verdade é que cada integrante da banda tem um leque variado de gostos e influências musicais e artísticas que servem de inspiração para a banda, tem um que gosta mais de Doom, outro mais de Death, outro gosta de misturar sons latino-americanos , outro gosta muito de techno, pessoalmente gosto muito de rock progressivo e metal, e a música que mostramos ao mundo sai de todo o nosso gosto. O que a gente sempre se preocupa é que tenha a identidade de WOE.
Como vocês descrevem o metal chileno, e qual foi a melhor apresentação de voces no seu pais?
O metal chileno é ótimo, há uma forte fidelidade com as bandas nacionais, acho que estamos vivendo a terceira safra de bandas chilenas e são ótimas, abrangendo a maioria dos estilos de metal. Em relação à melhor apresentação acho que foi o lançamento do álbum, o fato de mostrar um material novo e que as pessoas gostem é uma sensação muito boa.
Ser um novo expoente do metal chileno é motivo de orgulho?
– RESP: Claro que é motivo de orgulho, ser reconhecido pela sua música é motivo de orgulho, porém, não devemos parar por aí, isso é uma motivação para continuar fazendo o que mais gostamos.
Quais são os próximos planos? Uma tour na Europa já vem sendo programada?
Em relação à banda, acho que os planos são de divulgar Withered Paradogma o máximo possível para que as pessoas nos conheçam. Em relação a uma próxima turnê, acho que já estão em negociações, mas é uma gestão de longo prazo, então se concretizar será em 2024. Por fim, alguns integrantes e eu pessoalmente já estamos compondo algumas coisas ou melhorando outras que não foram finalizadas na época, a ideia é começar aos poucos a cozinhar uma próxima álbum.
Jogo rápido:
4 bandas chilenas:
– Inaction – Dorso – Stigmatized – Decem Maleficium
4 bandas internacionais:
– Rush – Porcupine Tree – Mastodon – Voivod
1 disco:
– Seventh son of a seventh son – Iron Maiden
Uma música:
– A day in the life – The Beatles
Chile:
– Uma longa e estreita faixa de terra
Metal:
– Minha paixão
Uma frase:
– Ninguém disse que seria fácil
Mensagem final:
– Manténganse inquebrantables ( Permaneça inabalável em português)