Hoje, dia 16 de março, há 27 anos, em Buenos aires, ocorria aquele que seria o último show dos Ramones da América Latina. Levando ao palco a última formação (Joey, Johnny, Marky e Cj), a banda se despedia dos palcos com o show Adiós Amigos no estádio River Plate, e 45 mil loucos amontoados para ver praticamente pela última vez aqueles que representaram tão bem a adolescência da maioria de nós. E ver, também, Iggy Pop, Die Toten Hosen, Dos Minutos e Attaque 77 como bandas de abertura. O show completo está disponível neste link.
A excursão levou o pessoal de ônibus de Porto Alegre a Buenos Aires, e eu não preciso dizer da farra que foi. Hoje eu teria pena do motorista e dos organizadores do evento. Mas quando a gente tem 16 anos o mudo vai acabar amanhã, e, no caso, a despedida dos Ramones naquele ano já representava por si um rompimento. Eu estava vendo o meu terceiro show da banda e deveria me acostumar com a ideia de que aquele sonho estava acabando. Era uma despedida, afinal de contas. E depois dessa despedida vieram muitas outras, com a partida de quase todos os integrantes da banda ao longo dos anos.
Lembro que foi muito emocionante ver a clássica abertura Durango 95, seguida por grandes sucessos da banda: Teenage Lobotomy, Psycho Therapy, Blitzkrieg Bop, Do You Remember Rock ‘N’ Roll Radio?, I Believe In Miracles, Gimme Gimme Shock Treatment, Rock ‘N’ Roll High School, I Wanna Be Sedated… Foi um show grandioso que era para ser o último, mas acabou eles acabaram estendendo até o dia 6 de agosto do mesmo ano, encerrando de vez as atividades no Palace, em Hollywood, com a presença de vários convidados especiais, como o Dee Dee.