Não sabemos se foi pela promessa de que iria haver bolo (houve mesmo bolo!), se foi pelo regresso dos Decreto 77 aos palcos ou pelo regresso dos Blowfuse a Portugal, o que é certo é que o Tokyo encheu para cantar os parabéns à Infected Records e para uma grande noite de punk rock!

Decreto 77 | Photo @aliveandclikin – @culturaempeso

É sempre bom ver veteranos regressar aos palcos, os fãs da mítica banda de Almada já tinham saudades e isso notou-se. O hiato de 4 anos não amoleceu os Decreto 77 e aquilo a que pudemos assistir foi um concerto de punk da velha guarda, onde não faltou energia e entrega. Após o intro inicial (intro esse que deixa no ar uma outra malha a ser tocada mais para o final) “Big Bucks” é o tema de abertura seguido imediatamente de “Here´s Your Freedom” com o refrão a ser cantado em uníssono por banda e publico. O trio “Passivity”, “No Trendy Winds” e “Not Alone” mantém o ritmo enérgico da banda de Almada dando origem a muito moshe, stage dive e sing along.

O clássico “És Uma Merda” surge na reta final, foi o único tema em português cantado nesta noite, e mais uma vez cantado pela banda e publico em conjunto. “Getting Older, Wasting Time” (o tal tema já denunciado no intro) do álbum com o mesmo nome encerra a atuação dos Decreto 77. Soube a pouco pois queríamos mais, resta-nos a esperança que depois desta noite de festa não passe muito mais tempo até que voltem a subir a um palco.

Decreto 77 | Photo @aliveandclikin – @culturaempeso

Setlist

Intro
Big Bucks
Here´s Your Freedom
Yeah Right
Passivity
No Trendy Winds
Not Alone
Trash / What Democracy
És Uma Merda
Getting Older, Wasting Time

 

 

 

Ainda antes da subida a palco dos Blowfuse era altura para cantar os parabéns à Infected Records, ou não fosse esse o mote para esta noite, que assinala os 20 anos de existência! Foi um momento particularmente emotivo e são mais que merecidos os parabéns à promotora e editora que com tão boa musica nos tem habituado.

Blowfuse | Photo @aliveandclikin – @culturaempeso

O regresso dos catalães Blowfuse ao nosso país acontece cerca de um ano e meio após o concerto de Bad Religion em Maio de 2022, altura em que fizeram as honras da casa abrindo para as lendas do punk californiano. Pode não parecer muito tempo, mas dada a distância que separam os dois países bem que os podíamos ver mais vezes por cá. “Daily Ritual” saiu em 2019 mas continua a ser o ultimo álbum da banda (temos novidades quanto a isso mas já lá iremos) e como tal grande parte do set recai sobre este disco. “Angry John” é a primeira musica ser tocada e claro está, vê-se que está bem sabida pelos fãs do inicio ao fim e “Where´re You Jimmy” faz-nos recuar ao álbum de estreia Into The Spiral, de 2013. “Grand Golden Boy” também de Daily Ritual é um tema bastante apreciado pelos fãs da banda, levando a mais uma sessão de cantoria dos fãs juntamente com a banda.

É muito difícil apontar momentos altos num concerto que esteve sempre num pico brutal de energia por parte dos Blowfuse, que eram prontamente correspondidos por um publico em êxtase. Os saltos de Oscar Puig quer de guitarra em punho ou de microfone na mão são já uma constante, não ficando atrás também os saltos de Sergi e do baixista Henry. Pudemos ainda ouvir “Move On”, tema que fará parte do novo álbum a sair em breve segundo informação dada pela banda, e após mais meia dúzia de temas, (que para uma banda tão jovem já podem começar a ser considerados temas clássicos) chegávamos ao final com “Outta My Head” com vincadas influências funk que pôs o Tokyo inteiro aos pulos. Após uma breve “encenação” a tentarem convencer-nos de que tinha acabado por ali, lá surge então “Radioland” a fechar com chave de ouro este concerto brutal com Oscar Puig a lançar-se sobre o publico num número de stage diving, cantando parte do tema enquanto era levado em braços.

Este namoro entre o publico português e os Blowfuse já dura há algum tempo ( obrigado Infected Records), e já ninguém nega que assim é , eles adoram vir cá porque sabem que vai ser a loucura e nós também os queremos ver por cá porque sabemos que vai ser brutal! O próximo encontro está marcado para o inicio de 2024, ficou assim prometido.

 

Blowfuse | Photo @aliveandclikin – @culturaempeso
Setlist
Angry John
Where´re You Jimmy
Bad Thoughts
Ripping Out
Grand Golden Boy
Not Enough
Move On
Smiling Proudly
House of Laughter
Dreams
Behind The Wall
State Of Denial
Outta My Head
Radioland

 

 

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.