Há alguns meses, quando o sol brilhava o dia inteiro e a noite inteira na Escandinávia, tive o prazer de passar minha noite ensolarada com os membros de uma banda sueca muito talentosa chamada DEATHSTARS. Naquela época, eu estava na Noruega e participei da reunião no Zoom organizada pela gravadora Nuclear Blast para o novo álbum da banda, junto com muitos outros jornalistas, cada um de uma parte diferente do mundo.
Nos reunimos todos juntos, fizemos perguntas aos caras, eles nos contaram histórias, rimos bastante e aprendemos coisas novas sobre eles.
Deathstars – Everything Destroys You
“Everything Destroys You” é o quinto álbum de estúdio da banda sueca de metal industrial, lançado em 5 de maio de 2023 via Nuclear Blast. Este é o primeiro álbum da banda desde “The Perfect Cult” de 2024. Whiplasher Bernadotte (vocalista principal) nos informou que, infelizmente, devido a alguns fracassos econômicos, alguns festivais não pagaram os artistas, então eles tiveram que se reorganizar e começar a fazer música novamente. Essa é a razão pela qual levou tanto tempo para criar um novo álbum, mas agora a banda está de volta. Podemos afirmar com segurança que o álbum é um pequeno diamante precioso na história da música industrial.
Chegou minha vez de perguntar aos caras, e minha primeira pergunta foi como eles chegaram ao nome “Deathstars”. A resposta que recebi de Whiplasher Bernadotte e Skinny Disco (baixo) foi hilária: “Então eu estava pensando em Pornstars, Shiny Stars, Movie Stars e então deveria ser Deathstars”, porque eles sempre falam sobre a morte quando se trata de suas músicas, acrescentaram. “Costumávamos apreciar a vida, mas de onde viemos até o ponto em que estávamos também é transformação, estávamos muito bravos, nada a ver com Star Wars”. Eles também tiveram que verificar se não teriam problemas de direitos autorais com Star Wars. Mas não houve problema, parece que está tudo bem.
Minha última pergunta sobre conhecer a banda e fazer vocês conhecê-los também foi como eles se conheceram e decidiram formar uma banda, que sempre é minha pergunta favorita de fazer, porque traz lembranças e histórias do passado. Normalmente, engraçadas. A resposta foi que se conheceram muito, muito jovens, até fizeram um desfile de moda juntos. Whiplasher Bernadotte: “Éramos modelos, assim” Skinny Disco: “O Cat tinha 17 anos”
Whiplasher Bernadotte: “Ele estava super bêbado em um bar e eu achei que ele parecia legal, então fui até ele e perguntei se ele sabia tocar guitarra, e pronto, ele estava na banda”, acrescentando “e então tivemos alguns bateristas diferentes, nunca se sabe onde conhece esses caras”.
A reunião continuou e foi realmente um prazer para mim conhecer mais alguns artistas que, antes de tudo, são pessoas gentis e sabem aproveitar o momento e dar risada. A banda está atualmente em turnê e fará alguns shows nos próximos dias na Polônia, Alemanha e Suécia. Então, já sabe o que fazer, você não vai querer perdê-los. Pelo menos eu sou muito grato por tê-los conhecido e mal posso esperar para vê-los se apresentar ao vivo no futuro. Desejamos toda a sorte para “Everything Destroys You”.