Oi amigos, meu nome é Orland Junior, mais conhecido apenas por Juninho, sou músico e produtor no Orland Studios em Criciúma/SC. músico desde 1989, fanático por heavy metal desde 1988 e envolvido com produção musical desde 2000.
Ao longo desse anos produzi vários estilos, o que me ajudou muito em minha formação musical, mas recentemente resolvi me envolver só com o underground disponibilizando meu conhecimento e meu trabalho apenas para as bandas de rock e metal, então além de produzir e gravar, recebi o convite do grande brother Iuri Cremo para escrever sazonalmente dando dicas de estúdio e alguns macetes para as bandas na hora da gravação em estúdio, ou em suas produções caseiras aqui no Cultura em Peso.
Então vamos ao que interessa!!!!!
Vamos começar falando de comportamento e atitude quando decidimos gravar algum registro, então a primeira dica é: quando uma banda ou músico entra no estúdio tem que tirar o máximo de si, então entrar no estúdio sem estar íntimo daquilo que vai gravar, com muito ensaio e treinos específicos, achando que vai resolver na hora da gravação, pode custar caro no resultado final. Lembrem-se que o músico é 80% do processo, mixagem não faz milagres e não se aprende a tocar a na hora de gravar!!! Parece até idiota o que estou falando, mas muitas vezes não aproveitei nada do que foi gravado em uma seção por falta de uma boa performance do músico por achar que resolveria tudo na hora da gravação, ou que se daria jeito na mixagem, e isso é muito mais comum do que se imagina! Lembre-se, pegada e feeling vem com treino! E o talento é inútil se não for exercitado!
Um outro erro que geralmente acontece com quem grava pela primeira vez, é fazer do dia da gravação uma festa, convidando muita gente que não faz parte do processo para virem como expectadores para o estúdio. Algazarras tiram a concentração do produtor e o músico pode se sentir pressionado não dando 100% do seu potencial! Ocasionalmente isso pode causar constrangimento para o músico e muitos tem particularidades que não querem que sejam compartilhadas.
Gravação exige concentração e foco! Nunca deixe sua melhor música para gravar depois, apresente seu single, EP ou CD com o que você tem de melhor!!! Você pode ser adorado ou descartado nos primeiros riffs, muitas vezes vocês são terão uma segunda chance, então sempre apresente seu melhor!
Orland Junior
Orland Studios