Silent Empire é uma banda de Death Metal da cidade de Criciúma em Santa Catarina, uma banda que está na ativa desde 2011 com um trabalho sólido e profissional. A banda vem com grande músicos e assim a eles vem com um diferencial e com varias influencias no metal . Fiz umas perguntas ao Vocal e Guitarra da banda Ivan Fábio Agliati sobre banda e eventos, esperamos novidades e uma delas ja está na entrevista sobre as novas musicas da banda , fiquem ligados.
01 – Como surgiu a ideia de montar a Silent Empire? Você já tinha planejado de como soaria as musicas da banda?
Ivan – Após a parada das atividades da Warmagedoom em 2010, pelo nascimento do meu filho, eu resolvi parar por um tempo. E em 2012 no retorno pensei em voltar com uma nova proposta, sob novo nome, formação diferente também, recomeçar do zero, foi onde nasceu a Silent Empire, que teve diversas mudanças de formação, até estabilizar parcialmente em 2015, com entrada do Israel(baterista) e Aline (guitarrista), e ainda mudando algumas vezes de baixista.
02 – Uma coisa que me chama muito a atenção nas bandas de hoje em dia são as capas, mas pois creio que seja complemento a musica e a capa serem excelentes, e na da Silent Empire, os desenhos são impressionantes e isso acompanha desde o ep “Hail the Legions” até o “Dethronement of All Icons” vocês pretendem fazer isso terceiro trabalho?
Ivan – As artes das capas da Silent Empire são feitas pelo artista e tatuador Gil Souza, do Studio Dragão, que é um Deathbanger também. Nós elaboramos juntos o conceito, visto que ele usa as letras da banda para se inspirar. Importante citar que o Gil estará conosco nos próximos trabalhos e nas minhas próximas tatuagens é claro.
03 – Como está sendo a divulgação do cd “Dethronement of All Icons”?
Ivan – A divulgação e a venda do CD estão indo muito bem, incluindo parte dos selos envolvidos, que muitos já
esgotaram suas cotas, inclusive as cotas da banda, já se foram faz tempo, tive que comprar pra ter para divulgar nos próximos shows rsrsrsrs.
04 – quando a banda lançou o “Hail the Legions” e depois de shows vocês deram uma parada, o que se deu nesse meio tempo até a volta ?
Ivan – A parada se deu por mudanças de formação, atualmente estamos bastante Integrados.
05 – Ouvindo o cd “Dethronement of All Icons” sinto voltar aos anos 90, com bandas de death metal, o cd todo é muito bem trabalhado, creio tem muitas influencias , mas quais as inspirações para esse trabalho?
Ivan – Minhas influencias passam pelo Death Metal dos anos 80 e 90, e por muitos Hard/Heavy dos anos 70, somando as influencias individuais dos demais membros que ouvem Thrash Metal , criando uma sonoridade interessante, buscando identidade.
06 – As musicas são muito intensas e fortes, elas refletem muito de nossa sociedade como vivemos hoje em dia, ou é um estado mais filosófico entre nós humanos e o desconhecido? Do que retrata o cd ?
Ivan – Minhas letras refletem os enfrentamentos do sujeito á religião, cotidiano e seus medos do desconhecido. As diversas mudanças culturais onde estamos inseridos, os dogmas, as reações e o abismo que separa a teoria da pratica.
07 – As vezes quando ouvimos o cd achamos que está cem por cento perfeito, mas quem o faz pode ouvir e pensar que poderia ter mudado algo em alguma musica, você pensa que poderia mudar ter mudado algo no “Dethronement of All Icons” ou fica como uma experiência para o próximo álbum?
Ivan- Acho que poderia ter trabalhado melhor algumas linhas de guitarra, alguns timbres e andamentos. Mas refletiu aquele momento da banda. Olhar de fora é sempre desafiador.
08 – Sobre os integrantes da banda, eles estão desde o começo do ep, com exceção do Arthur Neto que entrou em 2017, esse entrosamento fortalece a forma de criarem musicas de qualidade e com muita energia, pois vejo em vídeos fotos pessoas que gostam e se empenham no que fazem?
Ivan – O entrosamento vem com o tempo e a experiência e convivência, e neste ponto estamos indo muito bem. A nossa linguagem funciona muito bem no palco e nos ensaios. As musicas normalmente partem de algo que vou criando, tipo um esqueleto de como a musica deve soar, e imediatamente os demais captam a ideia e seguimos a musica. Eu vivo intensamente a Silent Empire, vivo a musica que gosto.
09 – A Cena Catarinense é grande no Underground, e está acontecendo vários eventos e grandes festivais, o que se deve a isso e se poderia melhorar em algo desde publico e divulgação ?
Ivan – A palavra “cena” já é algo bastante questionável, um termo estranho aos meus ouvidos nos últimos 10,15 anos, mas vamos dizer que existe algo acontecendo, algo que poderia ser melhor e mais unido em prol de uma idéia, onde pudesse ter mais o Metal como ponto de encontro. Em SC, onde acompanho e onde estou inserido, existem muitas bandas, muitos festivais, shows de todos os portes, mas de alguma maneira, não existe uma união e comparecimento do publico em massa, algo ainda não esta encaixando nesse velho quebra cabeça. Talvez a forma de divulgação, talvez a demanda seja pequena, talvez falte atrativos extra palco, não saberia mencionar. O que sei é que eu não desisto tão fácil.
10 – A falta de apoio é um fator claro sobre os eventos e até mesmo como banda é muito difícil, mas mesmo assim ainda tem muitos shows de qualidade, a Banda Silent Empire irá tocar agora em Setembro, o que você espera para que eventos assim aconteça não só em Santa Catarina, mas em todo o Brasil?
Ivan – Iremos tocar em nosso próprio evento, o UNITED FORCES FEST, então será uma edição teste, algo novo, não na ideia central, mas algo novo no sentido de ser o primeiro. Eu não espero muita coisa, pois a decepção não me faz parte, mas logicamente quero que dê certo, para que possamos fazer 2,3 ou 4 edições anuais. Lembrando que a intenção do UFF, é intercâmbio e movimentação.
11 – Tem Planos para o terceiro Album? Se sim como poderá definir ele ou se é apenas uma ideia de como poderá seguir, desde letras ao instrumental?
Ivan – As musicas do terceiro álbum já estão sendo compostas e testadas ao vivo, inclusive serão tocadas 2 musicas no United Forces Fest. O som continua sendo Death Metal, com partes Heavy, Thrash Metal e tudo que ouço, pois tudo acaba entrando de uma forma ou outra nas minhas composições. As letras seguem temas como anti religião, sonhos, paradigmas, protestos, experiências vividas. Em breve entraremos em estúdio para gravar 1 musica para divulgar nas plataformas digitais.
12 – Obrigado pela entrevista Ivan, o espaço é seu …
Ivan – Gostaria de agradecer pelo espaço, pois é sempre importante ter onde divulgar, e transmitir nossas ideias no além musica. Hail The Legions.
Integrantes
Israek Horstmann – Bateria
Aline Iladi – Guitarra
Ivan Fábio Agliati – Guitarra
Arthur Neto – Baixo
Pagina : www.facebook.com/SilentEmpireCriciuma/