Entrevista Raging War (27/01/2019)

1 – O que influenciou e deu início a carreira da banda e também a sua Ricardo, como fundador e já com tantos anos no cenário underground?
R: Primeiramente agradeço ao Dino e CEP pela oportunidade e apoio ao metal underground.
Escuto rock n’ roll desde a minha infância e metal desde meus 11 anos. Peguei a época áurea do thrash metal e lançamentos como o Rust in Peace do Megadeth, …and Justice for All do Metallica, Arise do Sepultura, Circus of Death do Overdose, Mass Illusion do Korzus, entre outras pérolas. Eu guardava o dinheiro do lanche da escola e gastava tudo em discos de vinil. E o thrash metal foi sempre meu estilo preferido, o que me levou a fazer aulas de Baixo em 1994. Em junho de 1997 entrei na banda Morbus Inferno e daí pra cá sempre estive envolvido em bandas de som autoral.

2 – No lançamento do EP Live – Brusque 2017, como foi a repercussão na época? Atingiu as expectativas da banda?
R: A repercussão foi muito boa. O EP encontra-se disponível nas principais plataformas digitais como Spotify, iTunes, Deezer e Googleplay. Conseguimos um material com boa qualidade, captado pela fundação cultural de Brusque durante o Rock na Praça de 2017. A expectativa foi alcançada, que era divulgar a banda e torná-la conhecida antes de lançarmos nosso primeiro CD completo, visto que a banda havia mudado o nome Raging War há pouco tempo. Da música Corroding Chemistry fizemos nosso primeiro vídeo clipe ao vivo, que está disponível em nosso canal no youtube.

3 – Logo em Junho de 2018 é lançado o álbum intitulado com o nome da banda Raging War, foi um álbum feito em conjunto com a atual formação, são músicas já escritas no passado?
R: Tirando a música Bastard Dogs que é da minha antiga banda Morbus Inferno, que atuou entre 1997 e 2003, todas as outras músicas do primeiro álbum são de minha autoria e foram compostas entre 2005 e 2015, época em que a banda chamava-se Monster Truck e tinha outra formação. Com a reformulação da banda, resolvemos mudar o nome para Raging War e começar nossa própria historia.

4 – Qual foi o grande marco que alavancou a trajetória até hoje?
R: Para mim o que alavanca nossa trajetória é o reconhecimento do público. Estamos em tempo de “vacas magras”, mas mesmo assim sempre tem pessoas que após nossos shows vem nos cumprimentar e elogiar. Esse feed back é essencial e nos motiva a continuarmos em busca de crescimento. Tocamos nos dois últimos Rock na Praça em Brusque, e tocar neste grande evento gratuíto sempre nos traz ótimos retornos e ajuda a alavancar ainda mais a banda.

5 – Ricardo, você é o pilar da banda e o ponto de referência. Quais são suas principais influências para compor?
R: Minhas principais influências são as bandas de thrash metal dos anos 80 e inicio dos anos 90 como Destruction, Slayer, Korzus, The Mist, Sepultura, Overdose, Kreator, Vio-lence, Forbidden, Death Angel, Testament, Metallica, Megadeth…
Também tenho influências das bandas pioneiras de heavy e death metal como Iron Maiden, Mercyful Fate, Death, Obituary, Deicide, Carcass…
Não me prendo a um estilo para compor, mas sempre acabo fazendo músicas que pendem pro thrash metal, às vezes com pequenos toques de heavy e death metal e crossover.

6 – No nosso atual cenário político, qual a mensagem que a Raging War quer passar aos seus fãs?
R: Somos totalmente contra qualquer forma de fascismo, autoritarismo e repressão. A letra da música Hell on Earth demonstra um pouco disso e apesar de ter sido escrito há alguns anos atrás, me parece que será daquelas letras que se tornará atualizada por décadas, assim como as letras do álbum Brasil do Ratos de Porão que está completando 30 anos.

7 – Podemos aguardar mais shows em breve? Deixem aqui também como encontrar a banda nas redes sociais e contato para shows.
R: Temos dois shows agendados para os próximos meses. Dia 15/02 tocaremos no Otacílio Rock Fest e 27/04 no Laguna Metal Fest. Estamos em parceria com a VP Produções e em breve devem ser fechadas novas datas.

Facebook: https://www.facebook.com/ragingwar
Bandcamp: https://ragingwar.bandcamp.com
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCz0LnWkQ7MXp33c3y0YIg0A
Spotify: https://open.spotify.com/artist/2RKvVexhEQWx04A2hm0wjx
Deezer: https://www.deezer.com/en/artist/13353757
iTunes: https://itunes.apple.com/us/artist/raging-war/1295448110
CD no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=12fTy7v9tkE&t=8s
Contato: A/C Ricardo Lima:
E-mail: [email protected]
Fone/WhatsApp: (48) 984830206

 

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.