O que é educação? O que é escola? Para que ambas servem? O dicionário define educação como: processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual, e moral do ser humano. E escola como: estabelecimento público ou privado onde se ministra ensino coletivo. Dessa forma podemos concluir que a escola é o local onde sujeitos providos de intelecto não desenvolvido são postos lá para á partir daí receberem a educação, esta sendo responsável pelo desenvolvimento do ser humano nos campos físico, intelectual e moral.
No entanto, estas afirmações não correspondem a realidade, uma vez que a escola que conhecemos e freqüentamos desde nossa infância só nos traz experiências frustrantes quanto ao nosso desenvolvimento, pois sua ação repressora de pensamentos, sentimentos, sensações e questionamentos leva-nos a um estado de inanimação social, fato este de fácil percepção, basta observar o mundo em que vivemos, repleto de injustiças sociais, guerras, corrupção, alienação e todos os problemas-clichê da sociedade contemporânea. Todo esse esquema foi construído e desenvolvido por classes dominantes, e nós cegamente contribuímos para a manutenção do mesmo, porém isso só acontece devido a uma base educacional que nos molda, nos aliena e nos condiciona a acreditar e enxergar o mundo como um lugar de concorrência, de fortes e fracos, de ricos e pobres, de negros e brancos nos incutindo e impondo valores direta e indiretamente. Origina-se dessa maneira dentro de cada ser social (principalmente nos de classes desprovidas) uma sensação de existir uma espécie de casta, onde quem nasce em famílias abastadas deve e tem que permanecer no mesmo nível, sendo que quem nasce em situação sócio-econômica desfavorável não tem o direito de ter uma ascensão social.
Não existe desenvolvimento físico se você não tem o que comer e a escola rechaça o brincar argumentando ser perda de tempo este ato, sendo o brincar a forma mais pura, lúdica, agradável, saudável e barata de se desenvolver um ser humano. Não existe desenvolvimento cognitivo/intelectual e psicológico se você é “podado” a todo o momento nas instituições de ensino caso você questione o “todo poderoso” professor detentor do saber e da verdade, pois o aluno segundo a visão velada deles (dominantes), não passa de um mero recipiente vazio a ser preenchido de “conhecimento”, conhecimento este escolhido a dedo pela classe ou partido que no momento esteja no poder, despejando seus livros e idéias com conteúdos tendenciosos e contraditórios ao nosso dispor, já que a escola é uma ferramenta ideológica. Não há desenvolvimento moral de verdade se nos obrigam a crermos em valores elitistas no qual é “bonito” o pobre ter que ser honesto e o rico um usurpador de riquezas. Não é possível haver desenvolvimento crítico de um sujeito quanto à realidade em que vive se o mesmo estiver aprisionado as garras e presas de uma escola repressora, manipuladora e exclusiva.
Essa é a escola que possuímos, que nossos pais foram educados, que nos educamos e que se nada fizermos para mudar será a que educaremos nossos filhos também, criando mais uma geração mergulhada em meio a mentiras, farsas, alienação, conformismos, miséria, fome, desilusão e morte. Deixem a escola livre, deixem-na viver, vamos todos nós auxiliarmos na formação de sujeitos pensantes e não impor verdades construídas, porque o homem não é um ser acabado e sim um algo em constante construção, sendo assim… seja feita nossa vontade!!!

Cuspido Por: Márcio “Pigmeu”

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.
Artigo anteriorDragan
Artigo seguinteEmbalmed Alive
Cremo
Sejam bem-vindos ao meu mundo onde a música é pesada, a arte visual é uma paixão e a tecnologia é uma busca incessante pela excelência. Sou um aficionado por Death, Thrash, Grind, Hardcore e Punk Rock, trilhando os ritmos intensos enquanto mergulho no universo da fotografia. Mas minha jornada não para por aí; como programador e analista de segurança cibernética, navego pelas correntes digitais, sempre sedento por conhecimento e habilidades aprimoradas em um campo em constante mutação. Fora do reino virtual, vibro intensamente com as cores do Boca Juniors, e meu tempo livre é uma mistura de leitura voraz, exploração de novos lugares e uma pitada de humor. Seja nas areias da praia, nas trilhas das montanhas, acampando sob as estrelas ou viajando para terras desconhecidas, estou sempre pronto para a próxima aventura. E claro, não há nada que eu ame mais do que arrancar um sorriso do rosto das pessoas com minhas piadas e brincadeiras. Junte-se a mim nesta jornada onde a música, a tecnologia, o esporte e o entretenimento se entrelaçam em uma sinfonia de diversão e descobertas. E lembrem-se: Hail Odin e um firme 'foda-se' ao fascismo e ao nazismo!