Para dar início à época festiva, a HellXis reuniu um cartaz de sonho para uma noite de Pesadelo Antes do Natal no RCA Club, em Lisboa. Com a abertura de portas marcadas para as 21h, já se formava uma fila antes da hora, para agarrar as primeiras cervejas que iriam acompanhar os concertos de Deadly Mind, Crab Monsters, Trinta & Um e Mata Ratos.
Os Deadly Mind foram os responsáveis por abrir as hostilidades, e que bem que o fizeram, trazendo da margem sul do Tejo um hardcore ferozmente cativante. Ao longo de um concerto focado principalmente no álbum “Recognize The Threat”, de 2022, a banda agarrou o público desde o primeiro segundo com uma energia absolutamente contagiante.
Setlist – Deadly Mind:
- The way of the brave
- The best of me
- Yes we can
- Sacrifice for mine
- Nothing’s given
- Elected for war
- Release those chains
- Not meant to be
Seguiram-se os Crab Monsters, com uma atuação, como já seria de esperar, caótica, como bem introduziu a faixa de abertura “Stage Chaos”. Vestido com uma camisola com motivos alusivos à quadra natalícia, o vocalista começou por abrir a cabeça ao fim de poucos segundos em palco, com um par de golpes secos com o microfone, deixando que o sangue fosse escorrendo pela sua cara ao longo do concerto. Durante 19 músicas o frenesim iniciado pela banda contagiou o público, que, através de singalongs e stage-dives, criou emocionantes momentos de simbiose que quebraram toda e qualquer barreira entre o palco e a plateia.
Setlist – Crab Monsters:
- Stage Chaos
- Violent World
- License Man
- Permanent Purge
- Can’t Even See You
- Piss Wizard
- Rock and Roll
- Good Home
- Shovel Headshot
- Oh Fuck!
- Feed On Violence
- Naked Alive
- Shit Spit
- Flat Earth Squirt
- What Was Needed
- New Wave Depression
- Explosives
- Uncomplicated Man
- Monsterizer Party Zone
Diretamente de Linda-a-Velha chegou a Alvalade o hardcore dos Trinta & Um. Se é verdade que a noite já estava quente no interior do RCA Club, também o é que os Trinta & Um deram um concerto que se destacou pela emoção e sentimento de união que se alastrou por toda a plateia. Diversos momentos em que o público cantou em uníssono, ao mesmo tempo que tentava segurar quem saltava do palco, mostraram, mais uma vez, que o hardcore português vive enraizado em cada membro desta família.
Setlist – Trinta & Um:
- Polícia Na Rua
- Agora e Sempre LVHC
- Não Há Regresso
- O Cavalo Mata
- Filhos de Barrabás
- Arte Marginal
- Vencer
- Devo Ódio Ao Mundo
- Porque Eu Acredito
- Plano de Fuga
- Viva O Punk
- Subúrbio
- Os Trinta Somos Nós
- Vozes Sem Cor
- Até Ao Fim
- LVHC
- Sintra
Por fim, subiram ao palco os “infames” Mata Ratos, com o seu já muito conhecido e acarinhado punk/rock, para encerrar em beleza uma noite que trouxe um verdadeiro “Tsunami de Cerveja”. Ao longo do concerto percorreram 19 hinos, e mais tempo houvesse, mais clássicos tocariam, já que, após o final, muitos nomes de músicas em forma de pedido se ouviram vindos do público.
Setlist – Mata Ratos:
- Quem Nós Somos
- Fado de Um Gajo Imundo
- Napalm Na Rua Sésamo
- Outra Rodada
- C.C.M.
- 2023
- És Um Homem Ou És Um Rato?
- Deus Pátria E Família
- Sai Da Minha Vida
- Zebedeu
- Besta Humana
- Raça Humana, Raça Superior
- Menina Da Rua
- O Eterno Enrabado
- Locomotiva
- Xu-Pa-Ki
- Musgueira Chainsaw Massacre
- O Meu Nome É Ninguém
- Leis de Merda
Todas as fotos disponíveis em: