Os fãs portugueses, e não só, de progressivo foram presenteados com a virtuosa tour de Plini.
O instrumentista australiano, trouxe a reboque Owane & Jack Gardiner e Jakub Zytecki, que obtiveram uma recepção calorosa a uma brilhante atuação ao vivo liderada pela guitarra e magia técnica, para dois concertos em solo Português, no Hard Club Porto e em Lisboa – LAV, a cargo da Prime Artists.

Foto: Rita Mota – @ritafmota.photo | Plini Europe & Uk Tour

Owane e Jack Gardiner, semelhante a um vórtice cósmico de riffs e solos de deixar qualquer um de boca aberta.
Era visível uma enorme cumplicidade entre os músicos em palco, durante a atuação as notas foram tocadas com precisão.
De notar que o som da sala 2 estava no ponto, podíamos ouvir claramente todos os instrumentos.

SETLIST
Glitter
Action Boyz
Materia
Never Forever Together
Love Juice
U.T.F.F.
Born in Space

Foto: Rita Mota – @ritafmota.photo | Owane & Jack Gardiner

Chega a vez de Jakub Zytecki, o polonês, mago da guitarrada oito cordas.
Podia sentir-se a magia no ar, a forma como sente todas as notas enquanto as toca é realmente estonteante.
Quando usamos a palavra ”experimental” para descrever o músico, é totalmente no sentido progressivo, tem um som que parece de outro mundo, e ao mesmo tempo acolhedor.

Foto: Rita Mota – @ritafmota.photo | Jakub Zytecki

 

Eis que pisa o palco a atração principal da noite, Plini.

Acompanhado claro, do seu humor auto-depreciativo único, e da incomparavelmente hábil banda de apoio, composta por Simon Grove no baixo, Jake Howsam-Lowe na guitarra (ambos extraordinários em produção musical), Dave Mackay nas teclas e o baterista Chris Allison, que carregou cada nota tocada com precisão e sentimento.

A apresentação visual da música de Plini em ambiente ao vivo é deslumbrantemente brilhante, traz consigo um equipamento de iluminação personalizado composto por barras de LED atrás da banda, servindo para delinear ainda mais os instrumentos esteticamente futuristas, autênticas obras de arte. 

Plini referiu várias vezes durante o espetáculos o agrado de tocar na cidade do Porto, que há muito queria visitar, apresentou todos os membros da banda, reconhecendo o seu enorme talento e contribuição.

Favoritos como  ‘Away‘, ‘Kind‘, ‘Handmade Cities‘ foram temas escolhidos, o que pareceu totalmente do agrado do público, e claro, dotadas de um virtuosismo exótico, ‘Perfume‘ e ‘Impulse Voices‘, soaram também, com extrema delicadeza.

Os fãs e amantes da música não conseguem elogiar o suficiente a sua proficiência técnica e musicalidade virtuosa, fica claro que o artista transcende a categorização, evocando um nível de experimentação sonora e estilística resultando num magnífico clímax musical.
A verdadeira extensão do talento de Plini e da sua banda foi exibida com louvor durante a música ‘Electric Sunrise’.
A cereja no topo do bolo, o momento final em que Plini recebe em palco Jack Gardener e Jakub Zytechi, terminando com uma fantástica sessão de improviso.

Uma noite memorável, verdadeiramente imperdível para fãs e para quem deveria ser fã – Plini é a definição de um maestro da música progressiva e instrumental.

SETLIST
The Glass Bead Game
Papelillo
I’ll Tell You Someday
Flâneur
Away
Kind
Handmade Cities
Perfume
Impulse Voices
Heart
Cascade
Paper Moon
Pan
Electric Sunrise
Jam session

Foto: Rita Mota – @ritafmota.photo | Plini

 

Fotos em:

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.