Hello headbangers, how are you?

Finalmente, no último sábado (23.09), em São Paulo, Capital, no Espaço Unimed, na Barra Funda, Zona Oeste, ocorreu o tão esperado show da banda americana Manowar. O dia estava muito quente, o calor escaldante de todo o dia foi terrível, a sensação térmica estava muito desconfortável e na noite do show o calor prevaleceu, mas a climatização do Espaço Unimed foi capaz de suportar as condições climáticas e dar algum conforto para o público presente. Talvez no palco a sensação de calor estivesse maior em função de todos os equipamentos instalados.

As portas do Espaço Unimed abriram com atraso, os fãs estavam empolgados e ansiosos para assistir o Manowar.

A banda entrou no palco por volta das 21h40min, um mínimo atraso, nada significativo, mas ainda continuamos a ter atrasos na maioria dos shows no Brasil, precisamos melhorar.

Iniciaram o show com a introdução March of The Heroes, um pouco longa para os mais ansiosos, e logo em seguida a banda tocou Manowar, Kings of Metal e Fighting the World, fazendo o público entrar no clima do espetáculo.

A partir deste momento, a banda deixa um intervalo um pouco maior entre as músicas, e isso estava gerando certo desconforto em alguns fãs, mas mesmo assim a apresentação estava perfeita.

Na sequência, tocaram Holy War, Immortal, Call to Arms and Heart of Stell, isso foi na primeira hora show que até aquele momento estava satisfatório, a equalização estava ótima e a banda tocava em um volume extremamente alto.

Mas a partir deste momento, não posso afirmar, se em função do calor ou da própria idade de seus integrantes a intensidade da apresentação foi diminuindo, um solo vocal foi iniciado, mas confesso que para meu gosto foi desnecessário, isso esfriou um pouco o público.

Em seguida foi a vez de Warriors of The World United e depois um longo dueto de baixo e guitarra que não apresentou nada de especial, mostrando que shows longos precisam de um reportório que possa deixar o espectador conectado o tempo todo na apresentação.

O Manowar continuou com Hail and Kill, The Dawn of Battle e King of The Kings, neste ponto o show já estava morno e sem empolgação, a banda poderia ter escolhido melhor as músicas na segunda hora de show.

Novamente um solo, alguns minutos de guitarra e muita paciência para suportar. Seguiram com The Power and Fight Until We Die. Mais uma pausa, e desta vez foi o baixista Joey DeMaio que fez um longo discurso, em português para reinflamar o público, mas nada de relevante a ser comentado sobre suas palavras.

Após o discurso de Joey DeMaio, foi a vez de Eric Adams pedir a palavra para homenagear um membro brasileiro da equipe técnica do Manowar. Um momento que considerei constrangedor e até certo ponto bizarro.

Acredito que a atitude da banda para homenagear um membro da equipe, aniversariante do dia, foi um ato nobre por parte do Manowar e até o Happy Birthday foi legal, mas a banda foi, além disso, apresentou nos telões uma minibiografia sobre o profissional, falando de sua vida, mas a situação mais constrangedora foi quando o vídeo começou a pregar a palavra divina, pareceu que estávamos em uma igreja evangélica, só faltou o público ajoelhar e rezar, lamentável.

Cada um tem sua crença e precisamos respeitar isso, não importa sua religião, somos todos iguais. Mas querer pregar a palavra divina em um show de Metal foi algo que realmente nunca havia presenciado, momento que até agora não consigo compreender.

Após todo o constrangimento foi à vez do bis, com a tão esperada Battle Hymn e para finalizar, Black, Wind, Fire and Steel.

Para os mais fanáticos pela banda pode ter sido um grande sonho assistir o Manowar em São Paulo, mas nos deparamos com uma dura realidade, a maior parte do público presente foi de Headbangers que conheceram o Manowar nos anos 80. Cada um pode tirar sua própria conclusão sobre este fato.

A apresentação durou um pouco mais de 2 horas, talvez 1:30 hs de show fosse suficiente. A primeira parte do show foi legal, mas a segunda parte foi realmente maçante, na média foi uma apresentação regular.

Temos a lamentar o fato de que a produtora e/ou a banda não autorizaram a entrada dos fotógrafos para o evento, comprometendo as imagens nos veículos de divulgação.

See you, have a special life!!!

Data: 23.09.2023

Horário: 21h30 hs

Local do Evento: Espaço Unimed – Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda – São Paulo – SP

Organizador: Mercury Concerts

 

Foto: Carlos Romano

 

Foto: Marcelo Alves de Farias. Da esquerda: Marcelo, Claudio, Claudia e Igor, família reunida na apresentação do Manowar.

 

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.