A banda italiana de grindcore Neid assinou com a Time To Kill Records e comemora este marco com o lançamento de um EP de covers intitulado “Still Offensive”, lançado em 15 de março de 2024. Neid remonta a 2007 e é formada por membros de várias bandas de hardcore dos anos 90, como Manifold, Razzapparte e Flop Down.

Este EP de covers é uma homenagem à cena hardcore italiana dos anos 90, uma progressão natural dada a formação da banda.

A primeira faixa do EP é “Rebels Today”, originalmente da banda Comrades. “Rebels Today” também serviu como single promocional para o EP, com Neid comentando: “consideramos Comrades uma banda seminal para a cena hardcore e grind italiana d.i.y; uma das primeiras a tocar esse gênero em nossa região lá em 1993, e imediatamente uma força motriz por trás da combinação de velocidade e irreverência! Portanto, achamos lógico fazer um cover de seu hit mais popular”.

Neid

consegue capturar a energia da música original, colocando também seu próprio som nela, a marca registrada de um bom cover.

A próxima é “Bandiera Nera“, originalmente de Affluente. Como “Rebels Today”, Neid dá seu próprio toque à música clássica, mas ainda mantém o espírito do trabalho original.

Ho Sempre Sbagliato“, originalmente feita por Kafka, é a próxima e se destaca como uma música especialmente forte no EP. O vocalista Guru Renato se destaca com esta música, e sua entrega vocal é um destaque.

Colpire” de Contrasto é a próxima e novamente é maravilhosamente rearranjada. Com vocais muito mais pesados do que a música original, Neid faz um ótimo trabalho em tornar essa música mais pesada do que sua versão original, mantendo a essência da música.

Noi Due Tagliati In Due“, feita por Frammenti, é a música neste EP que mais pede por uma apresentação ao vivo. Este cover é perfeitamente arranjado para uma multidão ao vivo e definitivamente movimentaria o público. Com linhas vocais que toda a multidão poderia cantar junto, esta música seria a escolha para se ver ao vivo.

Prodotto Dal Terrore / Sostenuto Dalla Speranza” é uma música do Flop Down, que é uma banda da qual o baterista Capò já fez parte. A música é originalmente do split da banda de 2003 com o Downright e, 21 anos depois, ainda parece fresca e emocionante.

A última música, e música bônus, é “V x Cambiamento” de xCaracox, que tem um lugar bem merecido no EP e conclui o EP de forma excelente. Uma das músicas mais longas do EP, com dois minutos e meio, a música faz um ótimo trabalho em colocar o ouvinte na cena hardcore punk dos anos 90 e deixa o ouvinte satisfeito.

No geral, o EP de oito músicas e 12 minutos é uma audição extremamente rápida, mas agradável. É sempre uma experiência divertida ver músicos veteranos se divertindo e tocando músicas que os ajudaram a se inspirar para serem quem são hoje. Embora o material novo seja mais interessante, ver como uma banda encara o desafio de fazer covers para tornar a música uma nova experiência é muito agradável, e Neid fez um ótimo trabalho ao colocar seu próprio toque nessas músicas clássicas.

Nota do Editor: 7/10

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.