Foi na passada sexta-feira que o trio mexicano – The Warning – se estreou em Portugal, com uma noite de rock absolutamente arrebatadora, na qual a banda mostrou, juntamente com Conquer Divide, o “girl power” que existe no mundo da música pesada.

Antes da abertura de portas era sentida já alguma ansiedade, com diferentes grupos de fãs a marcarem o seu lugar na fila, munidos de bandeiras e cartazes a pedir, por exemplo, as baquetas de Pau ou a palheta de Dany.

Pelas 21h, subiram ao palco as 5 integrantes de Conquer Divide, provenientes dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, para abrir a noite. Com uma atuação que não ultrapassou a meia-hora de concerto e focada principalmente no último álbum da banda – “Slow Burn”, de 2023 -, o grupo trazia a vontade de criar moshpits desde as primeiras músicas. No entanto, o público, composto por várias famílias com crianças (e que não estavam propriamente à procura de um concerto de metal), não atendeu a esse pedido, compensando com muitos saltos e palmas ritmadas, em particular em “Paralyzed” e “N E W H E A V E N”. Para fechar o concerto, terminado o tema “welcome to paradise”, a banda substituiu os tradicionais “horns up” por corações, lançando uma corrente de amor desde o palco até ao fim da plateia.

Setlist – Conquer Divide:

  1. Atonement
  2. Chemicals
  3. Eyes Wide Shut
  4. Paralyzed
  5. system_failure
  6. N E W H E A V E N
  7. welcome2paradise
Conquer Divide | @the.goldenrush

Após uma espera de cerca de 30 minutos, as luzes baixaram e, com “The Warning” escrito no ecrã atrás do palco, começou a ouvir-se “Intro 404” (abertura do último álbum – “ERROR”, de 2022), ao som da qual Dany, Pau e Ale Villarreal entraram para tomar os seus lugares, deixando em euforia o público, que gritava pelo nome da banda e de cada uma das integrantes.

Para a estreia em solo português, a banda mexicana trouxe temas de todos os seus álbuns – o já referido “ERROR”, “Queen of the Murder Scene” (2018) e “XXI Century Blood” (2017), deixando de fora o EP “ESCAPE THE MIND” (2015) e o muito aclamado cover de “Enter Sandman” (2021). Além da discografia mencionada, foram também apresentados todos os temas do álbum “Keep Me Fed”, com lançamento agendado para 28 de junho deste ano.

Foi precisamente com um desses temas novos que The Warning se fizeram ouvir pela primeira vez em Lisboa, abrindo o concerto com “S!CK”. A partir daí, a jovem banda foi percorrendo o alinhamento a toda a velocidade, com uma mestria absolutamente impressionante – desde as admiráveis linhas de baixo de Ale, até à incrível voz e habilidade técnica na guitarra de Dany, passando pela voz de Pau enquanto toca bateria com a perícia que lhe valeu o prémio de baterista rock do ano de 2023 pela Drumeo.

The Warning | @the.goldenrush

Depois de praticamente 1 hora de momentos que ficarão na memória, como a voz de Pau no início de “Survive” ou a combinação das vozes das três irmãs (destacando-se a nota alta de Dany) na entrada para o último refrão de “Hell You Call A Dream”, a banda fecharia o concerto de forma épica com “Narcisista”. No entanto, o público pediu mais e o grupo voltou a palco para se despedir de Lisboa com “EVOLVE”.

Terminado o concerto, caracterizado por um ambiente de acarinhamento de parte a parte, entre o público e a banda, ficarão, com certeza, as saudades desta noite de rock e o desejo de que se possa repetir em breve.

Setlist – The Warning:

The Warning | @the.goldenrush
  1. S!CK
  2. Z
  3. CHOKE
  4. Qué Más Quieres
  5. Dull Knives (Cut Better)
  6. MORE
  7. MONEY
  8. Survive
  9. Automatic Sun
  10. ERROR
  11. DISCIPLE
  12. Hell You Call A Dream
  13. MARTIRIO
  14. Narcisista
  15. EVOLVE

 

Agradecimento: Everything Is New

Todas as fotografias disponíveis em:

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.