A oitava edição do Under The Doom Festival é já nos próximos dias 18 e 19 de outubro, organizado pela NotreDame Productions o evento decorrerá no Music Station em Lisboa.

Após uma paragem de cinco anos o Under The Doom regressa com um excelente cartaz, que proporcionará uma viagem épica por sons sombrios, soturnos e atmosféricos. Muita música e de excelente qualidade em ambos os dias.

No primeiro dia teremos os portugueses ANZV e PROCESS OF GUILT, bandas que já vi algumas vezes e que será um prazer rever pela qualidade de ambas. Teremos também os franceses SETH, da Noruega chegam os BORKNAGAR. A terminar o primeiro dia os demónios Gregos ROTTING CHRIST, que aguardo ansiosamente para rever.

 

ANZV

A banda do Porto, formada em 2019, tem se destacado com o seu Death Black Metal inovador e ritualista, sendo sem dúvida uma banda promissora tanto no panorama nacional como internacional. Para além da qualidade musical conseguem criar nas suas atuações uma atmosfera única e envolvente que nos leva ás profundezas  obscuras da mitologia da Suméria.

 

PROCESS OF GUILT

Detentores de um som intenso e agressivo nasceram na cidade de Évora em 2002, uma banda de Death/Doom Sludge muito experiente que já atuou em diversos festivais nacionais e internacionais. Em palco é notória uma entrega com uma sintonia que transmite a sua qualidade musical. São uma referência do underground nacional.

 

SETH

São uns dos pioneiros do Black Metal Francês e contam com quase trinta anos de existência, apesar de uma pausa entre 2005 e 2011. Com 9 álbuns de estúdio editados as suas letras são maioritariamente em Francês (o que se torna desde já num fator diferenciador). Abordam temas sombrios acompanhados com uma poderosa instrumentação, bastante agressiva mas também muito melódica.

Juntamente com BORKNAGAR acompanham ROTTING CHRIST na tour de celebração de 35 anos de carreira. No primeiro dia do Under The Doom teremos o privilégio de ver, ouvir e sentir estas 3 bandas.

 

BORKNAGAR

Nasceram em 1995 na Noruega, fundados por Øystein Garnes Brun. Com influência do Black Metal o objetivo deste projeto foi explorar sonoridades diferentes. Ao Black Metal adicionaram elementos Viking e Folk criando um som muito melódico, progressivo e sinfónico.

 

ROTTING CHRIST

35 Years of Evil Existence chega a Lisboa. É a celebração uma carreira com 35 anos e 14 álbuns de estúdio incríveis. A banda grega fundada pelos irmãos Sakis e Themis Tolis moldou o Black Metal com a sua constante evolução e inovação.

Recentemente lançaram o álbum Pro Xristou onde misturam habilmente melodias sombrias com melodias poderosas e agressivas, reafirmando a capacidade da banda continuar a inovar e a surpreender ao explorar novos caminhos na sua música.

É sem dúvida uma banda fascinante e inovadora, que evoluiu e influenciou inúmeras bandas ao longo destes 35 anos mantendo-se sempre fiel as suas raízes.

Os Rotting Christ atuaram em Portugal em 2019 e este concerto no Under The Doom  será um regresso esperado por muitos fãs.

 

O segundo dia do Under The Doom Festival também começa com a prata da casa:

 

MUSIC IN LOW FREQUENCIES

Formados em 2012, os Music In Low Frequencies são uma banda Bracarense de Sludge/Death Metal que reúne três amigos de longa data. Os seu dois álbuns, “Sowing the Seed” (2014) e “Catharsis” (2023), caracterizam-se por um som carregado de melodias sombrias, riffs pesados ​​e músicas doom. A sua temática lírica aborda temas sombrios e depressivos.

 

WOODEN VEINS

São uma banda de Doom Metal melódico clássico combinado com elementos progressivos e gótico. Alguns apontamentos trazem um sabor latino à sua música. Formados em 2019 a banda é composta por músicos chilenos, radicados principalmente em países europeus.

Contam com dois álbuns de originais na sua discografia e durante este ano têm promovido o seu último trabalho “Imploding Waves” em diversos concertos pela Europa, e estreiam-se em Portugal no Under The Doom Festival.

 

MOURNING BELOVETH

A banda irlandesa de Death/Doom Metal foi formada em 1992 por Darren Moore (voz), Frank Brennan (guitarra, voz), Brian Delaney (baixo e guitarra) e Timmy Johnson (bateria).

O primeiro álbum “Dust” (2001) recebeu excelentes críticas da imprensa especializada tais como a Terrorizer, Metal Hammer (Grécia), Heavy Oder, Was, Metal Ireland, Doom-metal, Aardshock e muitas outras. Para além deste álbum a banda conta com mais 5 álbuns de originais e diversos splits.

 

NOVEMBRE

A banda de Metal Doom/Gótico/Progressivo Italiana foi formada em 1990 (inicialmente com o nome de Catacomb) por Carmelo Orlando (guitarra e voz) e pelo irmão Giuseppe Orlando que já não faz parte da formação. Com 7 álbuns editados a sua música é emocionalmente forte e atmosférica.

 

SINISTRO

O recente álbum “Vértice” lançado no início deste mês marca a estreia da nova vocalista Priscila da Costa e do baixista Pedro do Vale na banda lisboeta, formada em 2011 por um coletivo de músicos experientes do underground nacional: Paulo Lafaia, Ricardo Matias, Rick Chain.

“Vértice” é o quarto álbum da banda e certamente que a atuação no Under The Doom terá músicas fresquinhas deste trabalho recente que é uma hábil mistura entre Fado e Rock/Metal.

 

ABYSSIC

A sonoridade dos Noruegueses ABYSSIC caracteriza-se por um Funeral Death/Doom com uma atmosfera densa, ornamentado com elementos orquestrais, influências progressivas, letras sombrias e introspetivas. A banda formada em 2012 ganhou reconhecimento na cena underground do metal, tanto na Noruega como internacionalmente.

 

TIAMAT

A banda sueca nasceu em 1988 e são os pioneiros do Metal Gótico/Atmosférico na Europa. Os Tiamat irão encerrar a oitava edição do Under the Doom Festival com um concerto muito especial e nostálgico. Na bagagem trazem temas de dois álbuns marcantes da sua carreira: “Clouds” de 1992 e “Wildhoney” de 1994.

“Clouds” é uma mistura da musicalidade atmosférica e melódica com as raízes obscuras e pesadas do Death Metal de Tiamat. Esta mistura ambiciosa foi a transição para o que se seguia: O Metal Gótico.

“Wildhoney” é a obra prima de Tiamat. Os teclados transportam para uma atmosfera com inspiração em Pink Floyd. Esta atmosfera envolvente é abrilhantada com riffs maravilhosos e com os acordes soturnos e pesados do metal sueco. Tal como os Tiamat tinham anunciado antes do lançamento “Wildhoney” seria uma evolução total no seu estilo e uma mudança para a corrente gótica.

Será sem dúvida um concerto envolvente e memorável!

 

UNDER THE DOOM 2024
18 e 19 Outubro | Music Station| Lisboa

BILHETES DIÁRIOS E PASSES DE 2 DIAS à venda em toda a rede MEO Blueticket, lojas FNAC, Worten, Turismo de Portugal, lojas Meo, ou Unkind.pt

👉 Comprar aqui: https://blueticket.meo.pt/Event/12475

👉 Ou aqui: https://www.unkind.pt/pt/catalogo/outros/under-the-doom/

O UNDER THE DOOM regressa finalmente para a sua 8ª edição e promete envolver Lisboa numa atmosfera tão sombria quanto envolvente, com alguns dos nomes mais icónicos do género a pisarem o palco da MUSIC STATION (a nova sala de espetáculos de Lisboa, Junto à Gare do Oriente) nos dias 18 e 19 de Outubro.

 

Dia 1 | 18 de Outubro | Sexta-feira

ROTTING CHRIST, BORKNAGAR, SETH, PROCESS OF GUILT, ANZV

Abertura: 18:00  Início: 19:00

 

Dia 2 | 19 de Outubro | Sábado

TIAMAT, ABYSSIC, SINISTRO, NOVEMBRE, MOURNING BELOVETH,

WOODEN VEINS, MUSIC IN LOW FREQUENCIES

Abertura: 16:00  Início: 17:00

 

 

#notredame_productions

#underthedoom_festival

@notredame_productions

@anzv.imdugud

@processofguilt

@sethblackmetal

@borknagar

@rottingchristofficial

@musicinlowfrequencies

@woodenveins

@mourningbelovethofficial

@novembre_band

@sinistroofficial

@abyssicofficial

@tiamatband

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.