Em dois meses o Therion fará uma extensa turnê pela América Latina para promover o Leviathan III, mas na verdade a turnê começou no início do ano com datas extraordinárias no México.

Em janeiro de 2024 foi apresentado “Therion sinfónico”, um concerto que era aguardado há anos pelo público e pela própria banda, já que era apenas a terceira vez nos seus quase 40 anos de história que tocavam com uma orquestra. Esta data não pode ser considerada parte da turnê atual, pois foi um show muito peculiar e não incluiu nenhuma música do Leviathan III, mas mencionamos porque sem dúvida deu início à atmosfera sinfônica, tanto para o México quanto para o Therion, já que foi seu primeiro show do ano.

Três meses depois, voltaram a dar nada menos que dois shows gratuitos em festivais estaduais. A primeira foi no Festival Internacional de San Luis, na primavera, que contou com uma programação cultural diversificada. Neste pudemos assistir e curtir um show de primeira, com áudio muito bom e iluminação incrível. Algumas coisas muito notáveis: nas primeiras 5 ou 6 músicas havia um intérprete de língua de sinais, traduzindo as músicas. O governo local pagou-lhes por uma hora de concerto, mas Therion tocou um set completo, teve um performer com tochas que agregou muito ao espetáculo. O palco era de muito boa qualidade, mas o local era insuficiente, o festival em si estava muito movimentado e muitos queriam ver a banda. Cristopher Johnssonv ficou muito feliz com a apresentação e mencionou que espera que mais governos sejam incentivados a levar o metal para as praças públicas (confira nosso artigo sobre Gojira nos Jogos Olímpicos).

2 dias depois, no dia 1º de abril, eles se apresentaram no Festival Cultural da Paz em Zacatecas, que contou com todo tipo de eventos culturais e uma oferta musical muito variada, incluindo Sonido La Changa, Lila Downs, artistas independentes e claro, Therion, que foi muito bem recebido, mesmo por quem não costuma ouvir metal.

No dia 2 de abril, Therion postou no Facebook agradecendo a Zacatecas, informando que a “primeira etapa” do Leviatã III havia sido concluída. Depois disso eles seguiram para a Europa Oriental para continuar a turnê. Com certeza o setlist da próxima turnê será diferente, mas este foi o que apresentaram em San Luis Potosí, onde La Maritza se destacou, por ser uma música que não costumam tocar ao vivo:

The Blood of Kingu
Ruler of Tamag
Birth of Venus Illegitima
Tuonela
Twilight of the Gods
Mon amour, mon ami
La Maritza
Leviathan
Asgard
Draconiand Trilogy
Ginnungagap
Litany of the Fallen
The siren of the Woods
Aeon of Maat
Lemuria
Sitra Ahra
Quetzalcoatl
Eye of Agol
Son of the staves of time
The Rise of Sodom and Gomorrah
To Mega Therion

Para adquirir ingressos para qualquer uma das datas no México, visite a página: https://ackpromote.com/therion2024/

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.