A formação original do Black Sabbath – Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward – se reunirá para seu show final em 5 de julho no Villa Park em Birmingham, Inglaterra. O que já prometia ser um evento histórico ficou ainda mais impressionante com a adição de novos artistas ao elenco, embora também tenha sido confirmado que Duff McKagan ficou de fora do line-up como artista solo, devido a problemas com sua antiga banda Guns N Roses, que participará. A formação original do Guns também se reunirá? Vamos ver…
Novos artistas confirmados incluem:
- Guns N’ Roses
- Tool
- Rival Sons
- Andrew Watt
- Chad Smith (Red Hot Chili Peppers)
- Dave Ellefson (ex-Megadeth)
- Vernon Reid (Living Colour)
- Whitfield Crane (Ugly Kid Joe)
Ozzy Osbourne e sua participação especial
Ozzy Osbourne esclareceu sua participação no “histórico” show de despedida “Back To The Beginning”. Em entrevista ao programa ‘Ozzy Speaks’ da Sirius XM, o vocalista explicou que não apresentará o setlist completo do Black Sabbath:
“Não planejo fazer um set completo com o Black Sabbath, mas farei pequenas partes com eles. Farei o que puder e o que tiver vontade.”
Sobre seu estado de saúde, Ozzy acrescentou:
“Estou tentando me levantar. Quando você acorda, você sai da cama. Tenho que me equilibrar, mas não estou morto. Estou ativamente fazendo coisas.”
Vale ressaltar que Osbourne não fará o show completo com o Black Sabbath devido ao seu delicado estado de saúde. Em vez disso, ele participará de algumas músicas com a banda e fará um set solo antes do show de despedida do Sabbath.
Sharon Osbourne confirmou essa informação em uma entrevista à BBC, onde ela declarou: “Ozzy não teve a chance de dizer adeus aos seus amigos e fãs, ele sente que não houve um ponto final. Este é o seu ponto final.” Em declarações à Reuters, Sharon reiterou: “Para Ozzy, este momento é definitivamente: ‘Eu te amo e boa noite.'”
O evento será especialmente emocionante, considerando que Osbourne está afastado dos palcos devido a problemas de saúde. Seu último show completo foi em 2018, e suas últimas apresentações ao vivo ocorreram em 2022, durante a cerimônia de encerramento dos Jogos da Commonwealth e no início da temporada da NFL.
Vale destacar que o evento terá como apresentador oficial o ator Jason Momoa, famoso por interpretar Aquaman ou Khal Drogo da conhecida série Game of Thrones.
Programação completa do último show do Black Sabbath:
- Black Sabbath
- Ozzy Osbourne
- Metallica
- Guns N’ Roses
- Slayer
- Tool
- Pantera
- Gojira
- Halestorm
- Alice In Chains
- Lamb of God
- Anthrax
- Mastodon
- Rival Sons
- Andrew Watt
- Billy Corgan (The Smashing Pumpkins)
- Chad Smith (Red Hot Chili Peppers)
- Dave Ellefson (ex-Megadeth)
- David Draiman (Disturbed)
- Fred Durst (Limp Bizkit)
- Lzzy Hale (Halestorm)
- Jake E Lee (ex-Ozzy Osbourne)
- Jonathan Davis (Korn)
- KK Downing (ex-Judas Priest)
- Mike Bordin (Faith No More)
- Papa V Perpetua (Ghost)
- Rudy Sarzo
- Sammy Hagar
- Slash (Guns N’ Roses)
- Sleep Token’s II (Sleep Token)
- Tom Morello
- Vernon Reid (Living Colour)
- Whitfield Crane (Ugly Kid Joe)
- Wolfgang Van Halen
Este show promete ser uma das despedidas mais icônicas da história do rock e um evento imperdível para os fãs da banda e do gênero. Com um elenco de lendas e Ozzy determinado a se despedir com estilo, o Villa Park se tornará o epicentro de uma noite musical inesquecível.
VIDA LONGA AO SENHOR DAS TREVAS, VIDA LONGA AO BLACK SABBATH!!!