O dia 16 de junho de 2018 ficou marcado para os fãs da banda Syn TZ de Balneário Camboriú/SC, com o anúncio de que até então seu baterista, Wander Verch estava encerrando suas atividades na banda, traçando uma nova etapa em sua carreira profissional, “Saio com a sensação de dever cumprido, desejando sucesso à Syn TZ e me colocando à disposição para o que for preciso”, foram as palavras de Wander nas redes sociais da banda ao se despedir dessa trajetória que iniciou em 2012.
Desde então rumores quanto ao novo baterista surgiam, datas dos shows da sua turnê Heavy Load Tour foram anunciadas, até que finalmente o mistério foi desvendado uma semana antes de sua estreia, que aconteceu em Blumenau/SC no FKN HLL Fest agora no último dia 06: Juninho Vormehlen é oficialmente o novo baterista da banda Syn TZ.
Juninho é um ícone da região, atuando há mais de dez anos na cena underground. Já participou de projetos como Fedendo a Defunto e atualmente também é baterista da banda Mr. Fear, que está em gravação do seu EP que contará com 4 faixas. Já realizou diversos festivais como: Trento From Hell, Union Metal Devotion e o mais recente, Fear Festival.
Conversamos com o Juninho, que contou um pouco sobre a nova trajetória com a Syn TZ, seus projetos futuros e suas influências, confira abaixo como foi a entrevista.
Como surgiu o convite para entrar na Syn TZ?
Depois que o Wander deixou a banda, esperei um tempo para ver se era uma decisão definitiva, então entrei em contato com o Marco, para saber se estavam interessados e já marcarmos um teste. Fui bem no teste já executando todas as faixas, então me efetivaram na banda, e daí em diante foi ensaio atrás de ensaio, para começar uma turnê a HEAVY LOAD TOUR.
Quais as novidades podemos esperar da Syn TZ nessa nova etapa da banda?
Estamos focados na divulgação do álbum “Heavy Load”, é um álbum muito bem produzido pelo Renato Pimentel do estúdio Megid Place em Florianópolis. Queremos que ele atinja o maior número de pessoas possível, e já estamos compondo novas músicas para o ano que vem, a banda voltou firme e focada. Com muita interação entre os membros e muitas ideias estão brotando, logo teremos mais novidades.
A Syn TZ é uma banda com um público fiel, e com uma trajetória que iniciou em 2012, lançaram uma demo e estão em turnê, você também tem uma bagagem grande com outros projetos, qual expectativa em relação a esse novo projeto para você?
Uma banda dessas é uma coisa que eu queria sempre ter, pois todos estão dando o máximo para a evolução da banda, tem cobrança, tem esporro, tem elogio, tem piada. E uma felicidade e dificuldade muito grande participar de uma banda com músicos de alto nível, estou muito feliz também pela receptividade do público que já acompanhava a banda e meus amigos que estão torcendo e curtindo muito minha nova etapa.
Conta um pouco como começou sua trajetória no metal?
Eu conheci o Metal ainda criança, de 9 para 10 anos, minha primeira banda foi Iron Maiden, encontrando o disco The Number Of The Beast na coleção do meu irmão mais Velho, depois fui conhecendo Black Sabbath, Sepultura, Kiss. A medida que crescia fui descobrindo bandas Manowar, Judas Priest, Dio, Running Wild, Riot, Torture Squad, Angra e etc. Depois comecei a frequentar a cena de SC, e no ano seguinte, eu já comecei a fazer eventos underground e formando bandas.
Quais são suas maiores influências e que te levaram a entrar na música e escolher a bateria?
Minha maior influência vem de Clive Burr (RIP), baterista do Iron Maiden nos 3 primeiros álbuns. o The Number Of The Beast, vinham com dois clipes pra você ver no PC, uma era Run To The Hills que começa na bateria, achei aquilo o máximo e três anos depois já tinha minha primeira bateria.
Você já produziu vários eventos, inclusive o Fear Fest, que é legal recordar que a Syn TZ já tocou nele. Existem planos para retomar com os festivais? Podemos ficar esperançosos que o Fear Fest, possa retornar, por exemplo?
Quem trabalha com produção e eventos por muito tempo, não consegue parar tão fácil, é um vício, podemos esperar sim uma volta do Fear Fest. Estou analisando as possibilidades.
Além da Syn TZ você tem seu projeto principal, que é Mr. Fear, na qual vocês estão gravando um EP. Como vai ficar essa conciliação?
Meu projeto principal agora é a SYN TZ, digo isso por que a MR FEAR está apenas gravando um EP, não faremos shows por enquanto, a banda está parcialmente inativa.
Conta um pouco como está o projeto do Mr. Fear atualmente. Podemos esperar o lançamento do EP em breve?
Estamos gravando um EP com 4 músicas, 3 inéditas. O EP está sendo produzido pelo André Tulipano da banda STEEL WARRIOR, nó estúdio AUDIOWORKS. A gravação está ocorrendo bem na boa, por muitos problemas pessoas dos membros, mas estamos já com 70% concluídos, quando estiver tudo pronto soltaremos uma data para o lançamento. As pessoas que curtem Hevy Metal anos 80, vão curtir muito o EP.
Você teve vários projetos voltados a cena, mais de dez anos produzindo eventos, tens a banda Mr Fear, você já teve outro projeto também que foi a banda Fedendo a Defunto, como você vê o cenário do metal atualmente pelo menos na nossa região? É motivador?
A nossa Região aqui, nosso estado, é muito rico em bandas e eventos, acredito que temos que dar o valor merecido das nossas bandas que já estão ultrapassando 25, 30 anos. Eu sempre fiz eventos por que eu gosto de manter a engrenagem da cena underground girando, os prejuízos foram muitos, mas é sempre motivador e somador, fazer eventos, ter bandas, zines, booking, imprensa, a gente tem tudo aqui, precisamos apenas valorizar mais.
Poderia deixar uma mensagem para o público do CEP e os fãs da Syn TZ?
Gostaria de agradecer o espaço e apoio que o Cultura em Peso dá ao nosso underground, agradecer todos que estão torcendo por mim, pois estou há muito tempo querendo ter uma banda séria, vou dar o meu melhor assim como sempre dei na MR. Fear e na produção de eventos. Obrigados a todos!
A banda está em turnê de divulgação com o HEAVY LOAD TOUR:
11/10 – Route 116 – Curitiba/PR
https://www.facebook.com/events/485396585197315/
13/10 – Casarão Beach – Capão da Canoa/RS
https://www.facebook.com/events/1007005179487278/
21/10 – Beco – São José/SC
https://www.facebook.com/events/1835049366543239/
15/12 – Open Rock Bar – Balneário Camboriú/SC
https://www.facebook.com/events/1935407293425277/
Conheça mais a banda Syn TZ:
https://www.facebook.com/syntzband/
https://www.instagram.com/syn_tz/
https://open.spotify.com/artist/2HR8m68I9EwndpvEKXN1M5
https://www.youtube.com/user/syntzband