DAMACIEGA nasceu no estado de Carabobo, especificamente na cidade de Valência – Venezuela. Esta banda é definida em dois gêneros, que são hardcore e nu metal.

O nome DamaCiega é inspirado na deusa da justiça THEMIS, servindo de inspiração para o que seriam suas letras, que tratam de diversos conflitos sociais, para que a mensagem de incentivo possa impactar positivamente o ouvinte.

Atualmente é composto por: Argenis Gonzalez (vocal e composição), Daniel “el tio” Arevalo (guitarra, vocal e arranjos), Uriel Lopez (bateria) e Genesis Uquillas (baixo e backing vocals).

Em 2023 trazem uma série de apresentações em todo o país, denominada “Nuevo Orden Rock Tour 2023”; visitando mais de 15 cidades em todo o território nacional.

1- A inspiração para o nome Damaciega é inspirada na deusa da justiça THEMIS. Conte-nos um pouco sobre essa representação dentro da banda.

Argenis:Prazer em cumprimentá-lo! …O nome vem de um brainstorm. Dedicamos um ano inteiro só para compor com a primeira formação do Tres. Pelo conteúdo de nossas letras e pelo conceito da banda que é sobre valores e ao mesmo tempo contra antivalores, decidimos nomear Damaciega (todos juntos hehe), que é sinônimo da Deusa da justiça Themis; que não apenas personifica a justiça, mas também a vontade e a lei; Conhecido por ser o conselheiro que apoiou Zeus, que governou o Olimpo dentro do que era justo e equitativo segundo a mitologia grega, por isso sentimos que o nome nos representa diante do conteúdo que expressamos.

Uriel:Como Argenis menciona, Damaciega deriva seu nome de Themis, a deusa da justiça. O que há de bonito na música é que, independente do motivo, ela cria aquela centelha inicial na cabeça daquela pessoa que compartilha a ideia, e que funciona como iniciadora de todo o resto, é que você sempre terá uma interpretação dela e viva no seu próprio ritmo. Para falar a verdade, Damaciega é criado e desenvolvido num contexto cheio de algum caos, e embora sempre rodeado de muito amor, a ausência de justiça tem sido uma constante nas nossas realidades. Isso nos marca.

2-DamaCiega é uma banda de hardcore/nu metal. Como você combina e cria uma fusão de dois gêneros diferentes? Como é o processo de composição?

Argenis:A ideia de unir Hardcore com Numetal vem de seus criadores (Argenis e Daniel). Argenis sempre foi baterista, e neste projeto decidiu assumir a liderança com a voz, que Daniel o apoiou… As várias influências foram misturadas (Madball, Biohazard, Quicksand, Machinehead, Bad Religion, Pennywise, Stuck Mojo, A.n.i.m.a.l., Staind, Damn, Deftones, etc.), então decidimos mesclar 3 das características do hardcore: 1) a velocidade da batida 2) a força gutural/rítmica dos refrões 3) o conteúdo escrito, misturando-o com Numetal que tem de tudo: Melodia + ritmo vocal + distorções + variedade de ritmos + efeitos… Quanto à composição geral das letras e músicas, fica a cargo de Argenis (vocal) mas Daniel (guitarra) também faz o trabalho quando seu tempo permitir. Argenis se encarrega de levar as demos ao estúdio e é lá que são feitos os arranjos e depois cada um dá seu toque a mais em cada instrumento. O processo não tem uma ordem específica, pois às vezes vem primeiro o riff e depois a letra ou vice-versa. Geralmente a inspiração vem a qualquer hora hehe…

3- Os temas que costumam abordar em suas canções são problemas que ocorrem na sociedade, não só na América Latina, mas no mundo. Conte-nos um pouco mais sobre a inspiração que você tira ao escrever essas letras.

Argenis: A inspiração surge de diferentes fontes: histórias reais, situações imaginárias, sejam elas dos outros ou nossas, reivindicações e injustiças na esfera social ou pessoal, etc. A ideia é que a mensagem se concentre em ligar para quem viola limites ou cujo objetivo é prejudicar, gritar com o que é injusto e, em muitas ocasiões, dar uma palavra de incentivo a quem precisa… A tecnologia nos traz cada dia mais perto daqueles problemas que Por padrão exigem uma voz para solicitar uma solução.

4- Eles têm um desempenho bastante impressionante. Você pode ver a presença de tintas e cores neon. Você poderia nos explicar e nos contar sobre essa performance característica que você costuma usar em suas apresentações?

Argenis: A ideia da pintura veio do Genesis, nosso baixista. Como boa artista visual, ela tem muita criatividade e queria dar aquele toque que usamos em alguns shows da turnê em 2023, e digo em alguns shows porque eram necessárias certas condições técnicas para que fizessem efeito. . Com tinta colocamos palavras que expressam frases dos nossos temas e algumas mensagens adicionais…. Por exemplo, Uriel na bateria sempre usa a frase “Born Free” no peito, Génesis usa “Loyalty” no braço direito e assim por diante entre outras frases…

Uriel: Entender que a música é uma forma de expressão de ideias, e grande parte de nossas letras tem uma carga moral, repleta de ideais que colocam em cima da mesa nossos pilares fundamentais; aqueles que nos sustentam como pessoas, cada espetáculo se torna uma exposição de quem somos. Isso explica em grande parte o que se vê em palco com a encenação de Damaciega, estamos tão envolvidos emocionalmente com o que é exposto nas nossas músicas, que a execução dos nossos instrumentos em palco é uma descarga energética.

Agora, falando especificamente das pinturas em nossos corpos; Nada mais é do que uma amostra de palavras de incentivo, palavras que destacamos de alguns dos nossos temas: força, dinamismo, lealdade, entre outros.

Pode parecer estranho que uma banda de Metal esteja tirando todo esse conceito que pode facilmente parecer frágil, fora de contexto, certo? Isso é o melhor de tudo… Não nos interessa ficar no quadro do habitual se o habitual não corresponde ao que queremos expressar. Amamos fazer música pesada e também temos necessidade de expressar valores e o que consideramos bons modos de vida.

Génesis: A verdade é que tudo surgiu da ideia de montar um espetáculo diferente no palco, o tio Dani tinha comprado umas luzes ultravioleta para colocar no palco e eu tinha umas tintas fluorescentes e me ocorreu pintar palavras com as quais me senti identificado e que na hora de colocar as luzes elas conseguiram se destacar no meu corpo; Então para não fazer sozinho resolvi propor a ideia aos meninos e todos aceitaram. Uriel é geralmente conceituado como “um personagem”; Ele pinta o corpo de preto e em cima dele carrega palavras como “liberdade”, “ímpeto”, “nascer livre”… valores que acompanham sua personalidade e que ele sempre expressa quando joga. Além das palavras, é uma energia com a qual nos elevamos ao cenário.

Em cada espetáculo escrevo valores diferentes com os quais me sinto identificado no momento, nem sempre escrevo “lealdade”; Há muito mais, disciplina, confiança, vontade, força… Considero-me uma mulher muito forte não só pela minha versatilidade ou pelo facto de ser atleta, mas sinto-me completamente identificada com o conceito de Senhora Justiça porque sou justo, sincero, real, e quando subo ao palco vou com toda a vontade de expressar todos aqueles valores que nos identificam. Sinto que me encaixo perfeitamente no personagem de Themis.

5- No ano passado (2023) fizeram uma turnê nacional, chegando a mais de 15
diferentes apresentações a nível nacional. Como tem sido a receptividade?
público nas apresentações que você fez?

Argenis: Assim foi! Nossa turnê nacional #nuevoordenrocktour2023 durou 8 meses; entre o mês de maio de 2023 e fevereiro de 2024. Conseguimos visitar Ciudad Bolívar, Maracaibo, Punto Fijo, Chivacoa e Caracas, com a maioria dos shows em nossa cidade Valência, graças ao apoio de muitas pessoas valiosas e incondicionais que acreditam em nosso projeto . A recepção do público foi ótima para nós, sempre com aquela vibe e energia que caracteriza o público do rock venezuelano e que nos fez sentir em casa em cada canto.

Uriel: Nosso passeio foi uma experiência muito interessante! Sendo os primeiros, definitivamente aprendemos imensamente sobre muitas coisas. Estava longe de ser perfeito, mas não tinha como ser, justamente por ter sido o primeiro.

Destaco de todas essas experiências, as relações que conseguimos estabelecer, não só do ponto de vista “estratégico”, mas antes como primeiro contacto da nossa banda com os restantes participantes do panorama musical nacional. Tivemos a oportunidade de compartilhar com muitos músicos, ótimas pessoas. Vivemos momentos incríveis, nos divertimos muito, e também vivemos situações estressantes, elas nunca podem faltar! Hahaha! Faz parte de tudo.

O público felizmente nos recebeu muito bem em todos os destinos, me parece que em alguns deles já tinham uma leve expectativa, pois meses antes da turnê havíamos lançado nosso primeiro vídeo oficial. Dois tipos de público são sempre notáveis; aquele que realmente presta atenção enquanto você toca, o que é um elogio para nós como músicos, pois entendemos que eles estão avaliando e ouvindo esse produto que há meses é vendido desenvolvido dentro de um estúdio, e por outro lado, há é o público que (aproveita) o espetáculo, é isso que dá vida ao momento e é sempre necessário. Estamos gratos a ambos e felizmente ambos nos receberam em cada um dos destinos do nosso tour de 2023.

Génesis: Por ser a nossa primeira turnê, acho que foi excelente, principalmente no contexto geográfico, social, político e econômico em que estamos imersos como venezuelanos, somos resilientes e junto com uma equipe maravilhosa que acredita no projeto, conseguimos impulsionar a turnê adiante, muito trabalho e muita vontade de mostrar a nossa música e o nosso propósito, de trazer uma mensagem que vai além da música, uma mensagem que esteja carregada de vontade de tornar qualquer sonho possível. O público tem sido muito receptivo.

Como tudo, há sempre detalhes a considerar devido à localização ou à logística que por vezes nos sobrecarregam, mas no final é sempre uma grande história para contar. É gostoso interagir com pessoas e bandas da cena, pessoas que também estão trabalhando em seus projetos que vão crescendo, aos poucos vamos dando o tom e construindo cultura, no final a cultura é o que nos determina como cidadãos.

6- Em breve terão uma sessão ao vivo no YouTube. O que podemos ouvir e ver nesta live?

Argenis:Sim, nossa LIVE SESSION 2024 estreia na quinta-feira, 4 de julho de 2024, às 20h, em nosso canal no YouTube (Damaciegaoficial). O conteúdo é composto por: Introdução e 4 Temas com duração aproximada de 19min. Os três temas que escolhemos são diferentes entre si, pois queremos dar só uma mordida mas o suficiente do nosso material para aquele público que nos apoia hehehe…

Uriel:Neste formato ao vivo que lançamos no último dia 4 de julho você poderá ver Damaciega de uma forma bem sem filtros. É uma encenação muito honesta, trabalhada com cuidado mas sendo uma carta de apresentação muito fiável do que estamos ao vivo. Esse é o charme dos formatos de gravação ao vivo, há muito pouca maquiagem (por assim dizer) que pode ser feita no material, ou seja, é o teste ácido. Você verá uma seleção bastante específica de músicas do nosso repertório: Intro space, Escúchame, Terminal, Veritatis e Don Trampa.

Génesis: Falando no tópico da sessão ao vivo haha! Levei semanas para terminar o
processo de edição e pós-produção, é um trabalho árduo cheio de madrugadas, aprendizado e resiliência que o público e pessoas que não trabalham no meio audiovisual não entendem, mas no final o resultado dá orgulho e vontade de fazer , aprenda e veja mais, suba de nível sempre e continue trabalhando para a banda. Na live, como comenta Uriel, você verá uma versão um pouco filtrada e sincera de quem somos, com um público pequeno, amigos próximos e familiares mais próximos, queríamos fazer algo novo e simples para mostrar uma carta de apresentação, divertida e real, de quem somos como grupo.

7- Você poderia nos contar algo sobre os próximos vídeos? Como foi esse processo de gravação?

Argenis: Sim, claro! … Assim como no ano passado dedicamos a tocar e filmar, neste 2024 dedicamos a trabalhar no nosso material. Após o lançamento da Live preparamos nosso primeiro vídeo oficial deste ano… Nosso plano é lançar cada música em todas as plataformas com seu vídeo oficial, e iniciaremos em julho de 2024… Atualmente são 11 músicas, um repertório que tocamos em nossa turnê mas que eles estão gravando formalmente este ano…Esperamos que gostem!

Uriel: Sem dúvida você pode esperar um material com uma base bem nutrida, nunca trabalhamos em músicas vazias e sem fundo, tudo que fazemos traz uma mensagem e estamos ansiosos para lançar todo o material que estamos preparando.

Os processos de gravação e produção foram extremamente divertidos. Houve muito trabalho por trás do material que está quase pronto e ainda há muito o que fazer. Podemos garantir que levamos esse trabalho muito a sério, porém, sempre encontramos uma maneira de nos divertir no final do dia.

Génesis: Estamos em processo de pós-produção dos próximos 2 vídeos de 2 músicas que já estão prontas e estamos muito entusiasmados para mostrá-los e divulgá-los ao público. Se a live me deu 10 cabelos grisalhos, com a edição vocês podem imaginar os próximos vídeos oficiais cheios de tomadas e efeitos visuais hahaha! Como responsável pelo trabalho audiovisual posso afirmar que o conceito dos próximos lançamentos é carregado de muita energia, hardcore, carinho, legado e expressão. Não deixamos ninguém passar por baixo da mesa absolutamente nada. Cada música terá seu próprio vídeo trabalhado detalhadamente com dias de filmagem e qualidade visual. Aguarde, estamos muito ansiosos para mostrar tudo.

8- Como vocês estão se preparando para a batalha de honra e glória das bandas?

Argenis: Sempre trabalhando e ensaiando muito. Estou animado para compartilhar com esta excelente formação de bandas.

Uriel: Estamos ansiosos para compartilhar com o resto das bandas participantes, é sempre uma experiência muito agradável dividir o palco e fazer relacionamentos. Fizemos um grande show, cheio de muita energia para drenar. É muito importante destacar que não temos sentido de competição com o resto dos músicos, vamos dar tudo simplesmente porque é o que sempre fazemos.

Génesis: Como baixista e artista que busca sempre ir além no nível conceitual, costumo utilizar o Shibari como um recurso espiritual, visual, energético, estético e conceitual que vai muito além do que o público pode observar. É a única coisa que posso esperar da batalha das bandas, da preparação para um show tão incrível. Vejo vocês no dia 31 de agosto para quebrar essa fase.

9- Que mensagem você daria para as pessoas que te seguem?

Argenis: O Rock está de volta, continue apoiando o movimento Nacional!

Uriel:Vamos absorver o melhor de tudo na vida, evitar o fanatismo e estar abertos para aprender coisas novas! Nos vemos em Caracas!!!

Génesis: Rock simplesmente não está morto. É um estilo de vida, é uma cultura. Vamos apoiar as novas gerações que lideram o rock e a própria música e ser bons cidadãos, fazer o que é justo, valorizar os bons valores da sociedade para construir um mundo melhor. E por último, os sonhos se tornam realidade, nunca duvide de si mesmo e de tudo que você poderá alcançar.

10- Onde podemos ouvir suas músicas?

Argenis: Por enquanto só temos disponível a demo da nossa primeira música “Ineficiente” e o tema do nosso primeiro vídeo oficial “Dama Ciega” em: soundcloud.com/damaciegaoficial… Em breve (desde julho) no Spotify…

11- Deixaremos um espaço para que você possa convidar pessoas para comparecerem ao seu próximos eventos e ouvir seus tópicos.

Saudações a todo o público, mídia, patrocinadores e produtores de eventos que acreditam genuinamente no Rock Nacional e o apoiam como deve ser! Nos vemos no sábado, 31 de agosto, na Batalla de Bandas Honor y Gloria CARACAS 2024! (Chapis Club) Você pode nos seguir em nossas redes:

Instagram @damaciegaoficial
www.damaciega.com
YouTube:/damaciegaoficial

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.