1- Bom vamos começar falando da cena baiana. Como é manter uma banda de death metal na terra do axé (Como é conhecida em todo o país, as vezes erroneamente) ?
Primeiramente, gostaria de dizer que é uma honra estar aqui tendo a oportunidade de conta um pouco a historia da Devouring. Bem, manter uma banda de metal no nordeste ou em qualquer outro lugar é sempre complicado, porém levantamos a bandeira do Metal nacional underground a todos os lugares que passamos, assim deixando nossa marca e nosso real sentimento com a música metal.
2- Não tenho vergonha de dizer que conheço muito pouco sobre a cena baiana, por isso quero conhecer mais desta cena. Headhunter DC é uma das poucas que eu conheço, ate pelo excelente trabalho que faze a duas décadas, eles são uma referência para vocês? Que outras bandas vocês destacam?
Cara, com certeza o HeadHunter DC é uma grande referencia para nós, o trabalho dos caras é muito foda , não é atoa que eles estão aí a 25 anos executando o metal da morte em todo Brasil e no mundo.
Tem muita banda boa aqui na Bahia, algumas que destacamos são: Escarnium, Rotten Cadaveric Execration, Heretic Execution, IronBound, Trepanator, Putrid Semen, Brain in Flames, Putrefação CM, Into The Corpse. Todas essas bandas já dividimos palcos em vários shows. São todps nossos irmãos no METAL.
3- A curta distância Entre Simões Filho e Salvador é benéfica às duas cidades? Quais festivais ocorrem nessas cidades que você pode mencionar?
A curta distancia realmente nós ajuda bastante porque a maioria dos eventos realizado são em salvador, então essa pequena distancia é bastante benéfica. O único festival grande que ocorre aqui na Bahia é o Palco do Rock que é realizado nós mesmos dias do carnaval, os outros eventos são realizados por pequenas produtoras locais ou parte dos integrantes mesmo de varias bandas.
4- Fale-nos sobre o processo de composição / Gravação de “Human Decay”?
Cara, foi bastante corrido tínhamos polco tempo para gravar, as musicas já faziam parte do nosso repertorio, então foi rápido porque já tínhamos tudo em mente e as musicas estavam bastante ensaiadas.
5- Quais as influências que o trio carrega para dentro do estúdio que refletem na banda?
Gostamos bastante de utilizar riffs cadenciados que lembra o Death Metal Old School e a pegada rápida do Brutal Death Metal. Nossa grande influencia é Immolation, Incatation, Suffocation, Morbid Angel, Putrid Pile, Possessed, Cannibal Corpse e muitas outras.
6- Bate e volta:
Bahia: Underground
Brasil: Grandes bandas sem oportunidade
Death metal: Salve o Metal da Morte
Underground: Bahia
Devouring: Marijuana (risos)
Metal Cristão: Decadência
Nordeste: Calor
Familia: Para sempre
Corrupção: lazer no Brasil.
7- Qual a maior dificuldade desde 2009 que a banda tem passado?
Dinheiro, afinal sem ele não vai pra lugar nenhum nesse país capitalista
8- No começo do ano, vocês foram selecionados para o festival Anápolis Metal, que ocorreu em Janeiro, porém de última hora a banda não estava mais na programação. Conte-nos oque ocorreu para o cancelamento da participação de vocês no festival.
O que aconteceu foi o seguinte, quando nós inscrevemos para o festival não sabíamos que a produtora não ia arca com as despesas básicas que é: Translado/hospedagem/alimentação a final não cobramos cachê para tocar só temos essa exigência quando saímos do nosso estado para outro. E como fomos selecionados 2 meses antes do festival acontecer, não conseguimos a grana das passagens de avião para nos deslocamos da Bahia para Goiás, então optamos para o cancelamento do show dando oportunidade a outra banda entrar em nosso lugar.
9- Qual o objetivo da Devouring para este segundo semestre de 2012?
Esse segundo semestre foi bom para nós, fizemos uma mini tour no nordeste juntamente com o Claustrofobia de SP, para nós da Devouring foi uma experiência bastante foda, sem contar que foi a primeira vez que a banda saiu da capital baiana para os estados de Recife e Maceió, estamos com alguns shows marcados aqui na Bahia mesmo, estamos ensaiando muito e divulgando a nossa demo que foi recentemente lançada pelo selo Cronos Records de Recife.
10- Defina “Anti religião” que vocês citam ao expor a temática da banda?
A sociedade não precisa de religião para se apoiar ou se desenvolver… Os indivíduos por si só, possuem capacidade para administrar conflitos próprios e problemas sociais. Valores não são divinos, nem universais, são relativos à cultura. O comportamento de cada indivíduo é o que molda uma sociedade, e ninguém precisa de religião para se comportar, agir, pois cada um possui o seu caráter, personalidade, etc.
A moral de um indivíduo é construída por ele mesmo, embora a sociedade seja manipulada e controlada por religiões ao ponto de crer que só existe a dita moral religiosa. Apegam-se a dogmas religiosos sem nenhum questionamento, nem busca de desenvolvimento por si mesmo, em sociedade!
No que a sociedade poderia se apoiar para o bem e desenvolvimento dela? Na inteligência de cada indivíduo, buscando a evolução do ser social.
11- Vocês dizem que abordam “todos os conceitos da morte” nas letras. O que a morte significa para você?
Realmente falar desse assunto gera uma discussão sem fim. Tratamos a morte as vezes como brincadeira (risos) é a única coisa que temos certeza que vai acontecer a qual quer momento. Então quando ela chegar será bem vinda.
12- O melhor show que vocês já fizeram?
Já fizemos vários shows, mas o que mais gostamos sem duvida foi recente, aconteceu na cidade de Recife e Maceió na nossa mini tour no nordeste. Casa cheia e ver uma roda com bastante gente gladiando batendo cabeça, foi realmente devastador.
13- Onde os leitores podem conferir o som, baixar ou comprar?
Podem ouvir nosso Som através do nosso myspace, não sei se tem link disponível para download e comprar é só entra em contato com a banda através do perfil do facebook.
14- Mensagem da banda:
Gostaríamos de agradecer mais uma vez pela oportunidade dessa entrevista concedida para o site Cultura em Peso que fez um trabalho super foda divulgando e apoiando bandas e a cena underground de todo o Brasil.
Espero que muitos curtam o nosso Som, fazemos um Death Metal de qualidade, batalhamos todos os dias para levar ao publico o nosso real sentimento com o METAL. Gostaria de deixar aqui nosso contato para que todos possam ouvir o nosso trabalho e para produtores de todos os estados do Brasil e demais localidades se quiserem nós chamar para fazermos um puta show em sua cidade.
www.myspace.com/devouringdeathmetal
http://www.facebook.com/devouring.deathmetal
Contatos Para Show:
Tel: (71) 8149-8317 – Derick Alcântara/ Baixista da Devouring
(81) 9886-8149 – Caio Schramm
E-mail: [email protected]