Aviso a todos! El Reno Renardo é um grupo de heavy metal que utiliza a sátira e a ironia em suas músicas, portanto, encontraremos letras com muita crítica social, política, econômica e muito humor. E com isso devemos estar preparados para que distribuam “paus” para todos.
Esta banda nascida em 2006 conta com mais de oito álbuns de estúdio, nos quais nos apresentou um som realmente fantástico, um som pesado quer com música original quer com covers de clássicos, que só pode ser igualado por letras completamente satíricas que Ele mantém um sorriso durante todas as suas músicas.
Regreso al Metalverso não é diferente, nos apresenta um álbum com ainda mais sátira e crítica à atualidade, em dezesseis músicas, entre melodias originais e covers, nos leva a uma grande viagem pela atualidade em pouco mais de uma hora e dez minutos.
Tracklist:
Intro: Pienso Luego Sexisto: uma introdução instrumental, que nos coloca no contexto de um mundo futurista, com sons eletrônicos.
Tonto del Bulo: Entramos em material “pesado”, com um estilo muito pesado, encontramos uma crítica direta a todas as mentiras que podemos encontrar na internet e também a todas as pessoas que as espalham sem escrúpulos. A vida é uma farsa, e farsas são farsas…
I.A. En Un Planeta Subnormal: Para onde vamos com a IA? Se não estivermos à altura da tarefa dessa tecnologia. Usamos a tecnologia para “absurdos” em vez de dar-lhe um uso correto e útil.
Esfinternet: Continuamos com as críticas ao site, ao seu uso e ao seu conteúdo, com um ritmo entre o power metal e o heavy, muito limpo na sua execução. Na web, as pessoas veem bobagens e imitam essas bobagens. Uma revisão completa do Tik Tok ao Onlyfans, memes, reels, fóruns de carros, Tinder, um verdadeiro retrato do uso da internet hoje.
Come Sano: Vejamos, não há problema em se alimentar de forma saudável, mas é preciso se privar de tudo e também fazer com que aquelas pessoas que acham que você não se alimenta bem apontem o dedo para você. A tudo isto, acrescente-se a grande variedade de elementos pseudo-naturais com que os supermercados nos bombardeiam, e se somarmos a isso novos conceitos como brunch, comida de verdade, jejum intermitente, etc. Juntamente com uma base musical bastante dark, permite-nos fazer um tour completo por diferentes pratos típicos e não tanto em Espanha. Vale destacar o ódio especial pelas tâmaras com bacon.
Gente Mayor del Metal (Vejestory Part I): tudo está pensado. Com um estilo bem oitentista, somos presenteados com uma ótima música que descreve de forma bem jocosa aquelas pessoas que viveram uma era mais romântica do metal, e que às vezes criticam os novos tempos ou gostam de lembrar que “cada tempo passado foi melhor”.
Antoñito: Todos conhecemos um Antoñito, o clássico “cunhado espanhol”.
Cada Vez: Seguindo a linha anterior, encontramos o retrato de pessoas em generais e cunhados, aquelas pessoas cuja opinião ninguém pergunta, mas que têm sempre algo a dizer e, além disso, é um enorme disparate.
Pesao, y lo Sabes: uma versão do hino “The Sound of Silence”, onde as críticas a todas as empresas, que te ligam nos piores momentos para te bombardear com ofertas que não queres nem precisas, não deixarão ninguém indiferente.
Mantita y Sofá (Vejestory Part II): Nós que nascemos no final dos anos 80 até os 91 preferimos ficar em casa no sofá. Já vivemos tudo o que é possível? Quem não gostaria de ficar em casa assistindo filmes no sofá, bem agasalhado, quem não gostaria.
Miniserie 1×01 – Camión Vs Camión: uma música bem no estilo dessa banda, que não precisa de muita explicação, apenas de boas risadas.
Miniserie 1×02 – Punky y Hardcoreta: É verdade que se trata de uma minissérie, neste episódio brincam com os estereótipos das tribos urbanas, neste caso Punk e Hardcore. Lembre-se de que você deve encarar essas questões com humor e perspectiva.
Miniserie 1×03 – No Pienses en Pesetas: Oh! Aquela gente que até converte tudo monetariamente em pesetas. Isso já não existe e certamente não voltará, deixem de pensar nas pesetas. Embora todos nós já nos tenhamos visto sem “un chavo” em algum momento.
Vikingo de Aliexpress: Você era o Heavy da sua época quando não estava no meio, e agora gosta de se parecer com todos os personagens da série “Vikings”, cabeça raspada, cabelo trançado, barba longa, não sabemos se você é um Viking ou um hipster. Entre decorações escandinavas, celtas e grutas, bebendo cerveja artesanal e hidromel, ou seja, estamos todos ansiosos por esse dia.
Baila Como Un Viejo (Vejestory Part III): Nós, roqueiros pesados, não sabemos dançar e, se tentarmos, dançamos como velhos robóticos, mas ei, a ideia é nos divertir.
Gilimix: Tio Ozzy, é você? Bem, não, mas não para por aí, McLean, Bowie, Rollins, quantos mais somos capazes de reconhecer? As letras, enfim, para rir, claro, e as versões para ouvir uma nova interpretação que nunca é demais.
Definitivamente um grande álbum, difícil de ouvir sem rir alto, e é o que este grande grupo nos habituou, identifica-nos a todos, principalmente em relação à música pesada, mas também pode nos fazer pensar sobre o que estão vivendo atualmente. Cumpre o que promete e por isso esperamos ter por um tempo El Reno Renardo com o seu estilo muito particular.
Nota: 7.9/10
Maldito Records S.L. 2024