Na ativa desde 2014, a banda Blackning vem ganhando cada vez mais destaque na cena do thrash metal. Com uma sonoridade visceral e uma energia avassaladora, o grupo de Santo André, no ABC Paulista, mistura elementos de hardcore, heavy e death metal indo de refrões pesados a riffs marcantes e muito velozes, que dão a identidade própria de suas músicas.
Com dois álbuns de estúdio e um EP lançados internacionalmente, a Blackning agora se prepara para o lançamento de seu terceiro álbum, “Awakening Rage”, previsto para o primeiro semestre de 2023, pela gravadora sueca BLACKLION. O primeiro single, “LIES THAT BLIND“, já está disponível na plataforma oficial da gravadora no YouTube, dando uma prévia do que os fãs podem esperar do novo álbum.
No bate-papo abaixo, o guitarrista e backing vocals da Blackning, Zozi Fernando, comenta sobre o processo de criação do novo disco e o que esperar dele.
No ano passado, vocês assinaram contrato com a gravadora sueca BLACKLION para lançar o álbum “Awakening Rage”. Como surgiu essa oportunidade?
Zozi Fernando: Primeiramente, gostaria de agradecer a oportunidade de conceder uma entrevista ao Cultura em Peso. A Blackning fica honrada com a oportunidade.
Sobre a Black Lion, fomos apresentados ao CEO da gravadora através do nosso produtor, Marcos Cerutti. Quando fomos apresentados, já tínhamos o clipe de “Lies That Blind” na gaveta, que foi o produto apresentado a eles, juntamente ao histórico de turnês e shows da banda. Eles curtiram e agora estamos trabalhando no lançamento de “Awakening Rage” juntos.
Como foi o processo de composição do novo álbum? Qual foi a maior inspiração para compor as músicas?
Zozi Fernando: A maior inspiração acredito que seja nossa indignação com o mundo à nossa volta. Com toda a mentira e tentativa de controle da população que vemos diariamente. Isto junto à vontade de mostrar a mesma atitude que a banda tem no palco atualmente, trazendo isso num álbum que demonstrasse o que a banda tem na manga.
O lançamento oficial do novo álbum está previsto para o primeiro semestre deste ano. Vocês têm planos de fazer uma turnê para promovê-lo?
Zozi Fernando: “Awakening Rage” está programado para sair em 23 de junho. Estamos sedentos por tocar! Não diria que temos uma turnê ainda, mas estamos negociando algumas datas e vamos tocar o máximo possível para levar os novos sons onde for possível!
Vocês lançaram “Lies That Blind” como single e videoclipe para antecipar o lançamento do “Awakening Rage”. Como se deu essa escolha?
Zozi Fernando: Havíamos ganhado um concurso da prefeitura de São Bernardo do Campo, onde o prêmio seria um clipe feito pelo CAV (Centro de Audiovisual) e faríamos um show para a cidade em contrapartida. Então tivemos que escolher uma música que estivesse mais madura para o clipe e entendemos que “Lies That Blind” era a música que representava o momento. Então a lançamos junto ao evento de “Dia do Rock” em São Bernardo do Campo. Este evento foi memorável!
A música “Lies That Blind” aborda o dia a dia de vocês com notícias falsas da internet e manipulação política. Como vocês lidam com as críticas ao abordar estes temas mais polêmicos?
Zozi Fernando: Ficando putos! Sério, como você assiste toda essa manipulação em massa, onde políticos e mídia fazem as pessoas se digladiarem umas contra as outras sem ficar puto? Mas enfim, nossa forma de demonstrar esse ódio à toda essa merda, é compondo e tocando música com ódio! Por isto o álbum se chama “Awakening Rage”!
Vocês ficam com algum receio do sucesso do novo álbum ser comparado com o do “AlieNation”, que ganhou tantos prêmios?
Zozi Fernando: Ser comparado não é um problema. É inevitável. No entanto, apesar de parecer algo clichê sobre promover um novo álbum, consideramos este álbum em um nível muito acima de qualquer coisa que a Blackning já lançou.
O último álbum que vocês lançaram foi em 2016 e um EP em 2017. Por que teve esse intervalo longo para lançar o “Awakening Rage”? Vocês têm alguma meta de prazos para lançar novos projetos?
Zozi Fernando: Este álbum, inicialmente, estava previsto para ser lançado em 2019. Começamos a compor em 2018, gravamos baterias e guitarras em 2019, que foi também quando gravamos o clipe de “Lies That Blind”. Então tínhamos apenas esta música finalizada, para gravar o clipe. No entanto, houve problemas de saúde dentro da banda que impossibilitaram que seguíssemos com os planos. Em 2020 veio a pandemia e f*deu tudo. Então conseguimos retomar o que faltava em 2022.
Importante que conseguimos revisar algumas coisas no processo, incluindo solos, produzir os vocais um a um, sem pressa, testando, refazendo, refazendo e chegando ao resultado que ficamos extremamente satisfeitos.
Quais são os grandes objetivos a serem alcançados?
Zozi Fernando: Tocar o máximo que conseguirmos! Sério, o que queremos é que a banda caia na estrada com o lançamento de “Awakening Rage” e tocar ao máximo de pessoas possível!
Gostariam de deixar uma mensagem para os leitores?
Zozi Fernando: Escutem nosso novo álbum e encham o saco dos produtores locais para tocarmos em sua cidade!
Obrigado a todos que nos apoiam!