O verão pode ter acabado, mas na cidade de Atenas, a cidade que nunca dorme, a festa nunca acaba. No último domingo, dia 3, tivemos a sorte de participar do Gimme Shelter Open Air que aconteceu em Technopolis, Gazi. Comemoramos o final do verão junto com outros amigos gregos e fãs de metal, desfrutando de três apresentações ao vivo. Nervosa, o quarteto feminino de thrash/death metal que se apresentou pela primeira vez em Atenas e Firewind, a banda da guitarra grega God, Gus G. A banda grega Lazy Man’s Load foi a banda de abertura do evento.
Um evento muito bem organizado, num local encantador, rodeado de bares e discotecas gregas e restaurantes para todos os gostos musicais. O show começou quando o sol começou a se pôr, o tempo estava bom, então ainda estava quente lá fora, mas sem o sol queimar a pele. Além disso, finalmente um show na Grécia que começou e terminou cedo, antes da meia-noite, para que todos pudessem usar o metrô ou o ônibus para voltar para casa mais cedo, ou continuar a festa em outro lugar.
A primeira banda iniciou sua apresentação por volta das 19h30min, espalhando seus elementos de Heavy Metal e Hard Rock combinados com sua teatralidade e seu estilo único. A banda Load do Lazy Man foi muito divertida, tocando músicas originais de seu próximo álbum de estúdio “Saints Full Of Sin”. A noite já havia começado bem, com pessoas que já estavam lá dando muito apoio, batendo cabeça e garotas gritando.
Aquela garota da primeira fila me deve um par de orelhas, pois ela gritava a plenos pulmões enquanto eu tirava fotos das bandas. Ela estava vivendo o momento e meus ouvidos estavam saindo do meu corpo, mas fico sempre feliz em ver pessoas como ela, com paixão pela música. Então, parabéns para a garota!
Passamos rápido para a próxima banda. Nervosa, a banda brasileira feminina, trazida pela primeira vez em Atenas pela Napalm Records para o Gimme Shelter Open Air Festival 2023. Além disso, duas garotas gregas foram adicionadas à banda recentemente, Elena (guitarra) e Elina (baixo), então as meninas ficaram ainda mais felizes em se apresentar na Grécia. O vocalista nos informou que nos dias anteriores eles filmaram seu novo videoclipe em Trikala (cidade do distrito grego), no bar da Elena, junto com amigos e fãs.
Ela também compartilhou com o público alguns palavrões gregos que seus colegas de banda lhe ensinaram e ela os rosnou para nós. As meninas cantaram músicas como “Seed Of Death”, mas também algumas “clássicas” delas, como “Death!”, “Kill The Silence” e “Masked Betrayer”. O desempenho deles foi bastante justo, já que Nervosa atuou durante 70 minutos. Foi um show bastante longo e divertido de quatro meninas muito alegres e doces. A Nervosa tratou muito bem o público e ao final da apresentação eles conheceram e cumprimentaram seus fãs e tiraram fotos com todos.
Enquanto as meninas tiravam fotos com os fãs, as Lendas Gregas tomaram conta do palco. Foi triste que a banda de Tolkki não tenha conseguido, pois problemas de saúde atrapalharam, mas desejamos tudo de bom para eles e estamos nos mudando para a atração principal. Era hora do Firewind! O nome diz tudo. Essa banda é incrível. Tive a sorte de estar lá ano passado também, no show de aniversário de 20 anos deles, então sabia exatamente o que esperar.
Eu estava errado, pois esses homens continuam evoluindo e se tornam cada vez melhores! Pirotecnia, fumaça colorida e colunas com seu logotipo. porque é um bônus para seu desempenho. Minha mão estava pegando fogo, aliás, mas a experiência foi tão boa que nem fiquei bravo com isso. Só para dizer que não foi culpa da produção. Nós, fotógrafos do festival, fomos avisados um milhão de vezes para não chegar perto da pirotecnia enquanto tirávamos fotos, mas um colega me empurrou sem querer, por causa do entusiasmo dele. Foi mais comédia do que tragédia.
Eu o entendo perfeitamente, porque foi uma honra fazer parte de um evento desses, com esses grandes artistas. As chamas no ar eram minha parte favorita! Firewind claro tocou para nós o “Fire And The Fury”, eles tocaram músicas antigas, mais recentes, músicas novas pela primeira vez do próximo álbum, uma delas foi “Salvation Day” e alguns covers. Gus G estava apresentando as músicas em grego e depois que Firewind cantou seu cover de “Breaking The Law” do Judas Priest, ele brincou sobre isso, dizendo que essa era apenas uma música que eles escreveram muito rápido nos bastidores, pouco antes do show.
Ótima apresentação, de grandes músicos, Gus G tocando violão segurando-o nas costas, na cabeça, ótimas vozes, uma loucura e um evento que foi o maior show deles de verdade. Foi um show de duas horas, com fãs batendo cabeça, multidão servindo e dançando. Gimme Shelter Open Air 2023 foi com certeza, uma grande celebração do rock e a melhor maneira de começar o mês. Felicidades Atenas! Até o próximo ano!