O festival venezuelanoGuillmanfest já teve mais de 33 edições até agora, trazendo consigo bandas internacionais como Ratos de Porao, A.N.I.M.A.L, Soziedad Alkoholika, Brujeria, Megadeth, Testament, entre outras.
Desta vez, estarão abrindo espaço, como sempre, para talentos nacionais, a banda GUILLMAN criado em 1984 estará nos deliciando com as canções que pertencem a um hino venezuelano, do álbum”Levántate y Pelea“. Junto com eles estarão os representantes do Rock, KASINO, banda formada em 2016 com vestígios de “La Misma Gente”.
A eles se juntam representantes do Heavy Metal, ODIN, banda que dividiu o palco com FEAR FACTORY em 2012, seu último EP é intitulado “Sueño o Realidad” e está disponível em todas as plataformas. Os representantes do Death/Trash metal são os valencianos DEATH MORTOR, com mais de 30 anos de carreira até hoje e com um álbum póstumo lançado em novembro de 2015 chamado “América Violenta”, com títulos importantes como “América Violenta”, “Guerra Maldita” e “Vientos de Guerra”.
Banda de heavy/power metal ALUVION, serão adicionados a este line up, aqueles que dividiram o palco com FEAR FACTORY em 2012, eles têm um álbum lançado em maio de 2018 chamado “En Combate contra el mal” com músicas que apresentarão no Guillmanfest 2023 como “Aluvión” e “Jack el Destripador”.
Os representantes do Hard Rock da década de 70´ e 80´ ALTO VOLTAJE, banda formada no início de 2017, dividirá o palco com representantes do Heavy Metal HORUS, que dividiu o palco com os representantes venezuelanos do Ska DESORDEN PÚBLICO e os grandes de SODA ESTEREO.
WOR, a banda regional de Metal, que dividiu o palco com a lendária banda valenciana Torre de Marfil, se apresentará junto com os representantes do Melodic Death Metal COLLATERAL DETRIMENT.
E junto com todo esse talento nacional e regional, os grandes nomes da emancipação das bandas comandadas por mulheres no Death Metal, as paulistas, estrearão pela segunda vez em terras venezuelanas, CRYPTA, banda formada apenas em 2019 e que já assinou contrato com a Napalm Records e se apresentou no Wacken Open Air 2022, para estrear com seu Full-lenght “Echoes of the Soul”, com uma média de 82% de popularidade nas análises do Metal Archives.