ICEBERG MOTOR ROCK 2018

 

Começou 2018 e junto com ele o festival que marca a entrada do ano: O IV Iceberg Rock Festival em Lontras – SC.
O festival aconteceu no camping Paraíso nos dias 12 e 13/01. Apesar de constar como 4ª edição o evento já ocorre na região de Rio do Sul a muitos anos pelas mão de seu organizador o Sr. Marcos Valério e sua esposa a Sra. Lu Oliveira.

Infelizmente a chuva da semana anterior acabou afastando algumas pessoas do festival, mas quem foi teve a oportunidade de participar de um evento feito com bastante competência e carinho. Na sexta-feira (dia 12/11) com um dia de bastante calor (o qual a maioria dos presentes aproveitou para se refrescar na piscina do local), iniciou as 21:00 a sua edição de 2018.

 

 

A primeira banda a tocar no festival foi a banda DEEROOTS, de Rio do Sul. Sendo uma banda de reggae, muitos poderiam achar estranho a mesma num festival de rock, mas a diversidade sempre foi um dos pontos de atuação do criador do festival, o Marcos. E a banda foi muito bem recebida pelo público presente e agradeceu diversas vezes o carinho e receptividade do público tocando diversos clássicos do gênero.

Na sequência entraram os garotos do TOSSE HARMÔNICA, também de Rio do Sul. E se a pouca idade dos membros da banda pudesse causar alguma estranheza, no momento em que começaram a tocar, todos os temores foram desfeitos. Com um som claramente inspirado no Motorhead (o qual tocaram também covers) a banda mostrou que competência e qualidade não estão ligados a experiência. Alternando alguns covers com seu material autoral a banda fez um show excelente e muito agitado, levando a público as primeiras (das muitas) rodas.

 

À 01 da manhã de sábado viria a terceira e última banda do primeiro dia, a TANGER TAP, de Aurora-SC. Com um Hard Rock clássico, a banda trouxe um repertório muito bom com canções e bandas poucas vezes ouvidas em público. Intercalando com algumas músicas próprias a banda agitou a galera até parte da madrugada.

 

No sábado devido a uma falta de energia no local não foi possível ouvir e destacar as 04 bandas acústicas preparadas para entreter o público até o reinício da noite, porém tivemos a rápida participação da UM-BANDA de Blumenau. Prevista para ser uma participação ao longo do camping, mas devido à chuva, se concentrou perto do bar. A Um-banda conseguiu animar e agitar o público antes das atrações previstas para a parte da noite.

 

Antes do reinício das bandas, tivemos um evento que promete agitar a cena dos festivais catarinenses: houve no festival a reunião da grande parte dos organizadores dos festivais que acontecem durante o calendário anual, como o OTA, River Rock, Rock in Hell, Agosto Negro entre muitos outros, para o primeiro de vários encontros para discutir como melhorar a cena catarinense e fortalecer os festivais. Entre as diversas discussões um assunto foi unanimidade entre os presentes, Santa Catarina será conhecida como o estado do rock no Brasil. (Por RAFAEL ALEXANDRE TAMANINI)

 

Não lembro a hora exata, mas a energia voltou finalmente e, com ela, a banda SOULTHERN, sobe no palco. A banda brusquense de Heavy Metal tocou músicas da sua demo, Rock You ‘Till Die, e também músicas que estarão em seu álbum. A setlist seguiu assim: Runaway, Rock the Night ’till I Die, Midnight wild, Out of Control, Pillage the City, Christine the Killer, Bark at the Moon, The Shiver, Transylvania, Lust for Freedom e Rock Out. Mesmo com muita lama, a galera estava bem animada bangeando na frente do palco.

 

Logo em seguida a banda CÓDIGO DE BAR, de Schroeder-SC, traz para o público clássicos do rock e metal nacional e internacional, tais como Raimundos, Velhas Virgens, Black Sabbath, entre outros. Todos curtiram e cantaram junto com a banda. Um momento muito emocionante foi quando tocaram “As Andorinhas Voltaram” em uma versão bem rock n’roll, e nem o metaleiro mais tr00 da noite pôde resistir. Huheuheue

 

Então chega a vez da banda KHRUCIPHA, de Curitiba-PR, trazer um poco de Thrash pra gente. Uma banda que vem surpreendendo cada vez mais com sua qualidade e presença de palco. No Iceberg não foi diferente, depois da Intro, mandaram logo de cara Indigenous Self, seguindo com Reason Lost, Acceptance, Denial, FOMO, Attitude (Sepultura), Mass Oppression, Victimia, Bureaucrap, Non Efficiens, Non Decorus, Children of the Grave (Black Sabbath), Mass Catharsis e, para encerrar com chave de metal, à pedido do vocalista Fabiano, a galera se dividiu na pista (na ladeira pra falar a verdade, hehe) para realizar o ritual ao som de Afforddiction. No momento certo, todos foram para a “batalha’’ e se formou um mosh pit animal naquela descida cheia de barro, onde muitos caíam e em seguida eram erguidos pelos demais… haha, foi bem louco e empolgante! m/

Pense numa banda massa e que faz todo mundo ficar animado e saltitante… pensou na CAPTAIN CORNELIUS né, que eu sei… hahaha. Banda de folk metal de Rio do Sul-SC, fez a galera dançar muito naquela ladeira. Sem contar a turminha que subiu no palco para agitar também, até que o pessoal do som proibiu o ato, kkk. Mas sabemos que foi pela segurança dos equipamentos. A Captain tocou um setlist variado que todos curtiram, com músicas do Alestorm, The Mahones, Flogging Mooly, Rumjacks, Korpiklaani, entre outros.

 

Chega a hora de um grande nome do rock nacional entrar em cena. Muito aguardada por todos, MOTOROCKER, de Curitiba-PR, fez um show incrível. Coisa mais linda ver a galera cantando junto alguns dos seus maiores sucessos como Igreja Universal do Reino Do Rock, Homem Livre, Blues do Satanás, Rock na Veia, Tco e outras mais… Sem dúvidas, foi um show inesquecível.

 

 

A última apresentação da noite ficou à cargo das ciganas DANNA DE KAYLA, de Curitibanos-SC. Com um belíssimo ritual da fogueira cheio de boas energias, as meninas nos encantaram com canções que nos fez sentir em outras épocas e em outros lugares. Foi legal ver a galera, mesmo cansada, acompanhar esse show lindo que a Danna nos presenteou.

No domingo à tarde teve apenas uma apresentação, com a GROOVE BROTHERS de Rio do Sul-SC. Eles fizeram um som bem bacana com o melhor da MPB no palco do bar do evento. Como estava cedo para todos irem embora, o pessoal continuou aproveitando o camping, interagindo com os demais, ouvindo um som, tomando uns goles, se refrescando na piscina…
Algo que achei interessante foi o espaço cedido para os stands. Cara, quanta coisa linda e variada tinha lá… Estavam presentes o pessoal da Rock Vest, Mundo do Rock, Metal Shelter, Leão de Fibra, Alquimia Itinerante, Carol na Kombi de Jaraguá do Sul e Cris Koepp de Rio do Sul com artesanato. As bandas também puderam expor seu merchandising para a galera que curte comprar um material.

Nós do Cultura em Peso (CEP) agradecemos ao Marcos Valério e à sua esposa Lu pela oportunidade de participar de mais um evento importante para a cena de rock e metal do estado. Sem dúvidas, essa reunião que deu origem à ROTA DOS FESTIVAIS DE SANTA CATARINA fará com que o undergroud catarinense cresça cada vez mais. Um obrigado vai também para a galera dos rolês que estão sempre unidos fazendo a festa ficar mais tr00. Foi maravilhoso poder rever o pessoal de longe que só se encontra nos festivais. E também foi ótimo poder conhecer novas pessoas. Mando um salve para o Guigo Romagna e para a Leandra Sartor do Urussanga Rock Music, que também esteve por lá e deu para trocar umas ideias. Nos vemos novamente nos próximos festivais galera. Uhuuull m/ (Por VANESSA BOETTCHER)

 

SIGA NO FACEBOOK , YOUTUBE E INSTAGRAM:

@culturaempeso em todos os canais

https://www.facebook.com/IcebergRock/

Confira o vídeo do Evento:

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.