Dizem que a sua música é a reprodução dos sons da cidade de New York tal como eles os ouvem. Esta cidade é um lugar multicultural, onde abundam a opulência e a pobreza, onde a identidade procura vir à tona. Um local onde se produz muita música e é conhecido como a capital mundial do jazz, já que a cidade, em particular o bairro do Harlem, foi fundamental na evolução do jazz e da sua cultura.
Nova York viu crescer nomes como Bille Holiday e Duke Ellington, por isso continua sendo um local importante na cena atual e é o lar de artistas de jazz atuais, como Lakecia Benjamin e Ali Shaheed Muhammad.
Imperial Triumphant é definido como uma banda do Avant Death, também tem sido chamada de jazz-metal, Technical Black, etc. Seu último single foi gravado com o baterista do Messugah, o vídeo foi gravado no edifício Chrylser, o característico arranha-céu art déco de Manhattan, e eles o lançaram na semana passada. Essa música tem uma introdução sombria, um primeiro verso onde a característica linha do baixo começa a aparecer e a guitarra começa a tecer uma folha psicodélica, então, como costuma acontecer no jazz, os instrumentos começam a seguir seu próprio caminho, enquanto compõem o toda a música, criando uma peça com várias camadas:
Até hoje, o trio conta com 5 álbuns de estúdio, o sexto está prestes a ser lançado e já está disponível em sua loja online.
Essa banda, que no início falava de anticristianismo e atualmente de filosofia social, é quem abrirá para o Rotting Christ na Cidade do México. Este show fará parte da turnê que a banda realizará pelo México. Em dezembro passado, ao anunciar sua turnê por este país, eles deram as boas-vindas ao México, para deles Hotel Sphynx, seu single do ano passado. Nos próximos março e abril ele estará em turnê com Mayhem, Mortus e New Skeletal Faces. Esse passeio será apenas nos Estados Unidos, mas podemos aproveitar e ver o Imperial Triumphant na Cidade do México em fevereiro.