Os Americanos Inter Arma são o novo nome confirmado para o cartaz do Amplifest, por substituição dos Zombi.
No Festival português que é, de longe, o mais abrangente em termos estilísticos, foi feita uma troca bastante abrupta, onde sai o Space Rock dos Zombi, e entra o Post-Sludge dos Inter Arma. Mas na realidade, é muito redutora esta categorização, porque se há coisa que os americanos fazem bem, é juntar vários elementos de um leque imenso de estilos e criar verdadeiros turbilhões em forma de música.
Pode-se dizer que numa carreira de 18 anos e com 6 álbuns de estúdio, os Inter Arma fundem na sua base Post-Sludge, elementos de Death Metal, Black Metal e até Progressive Metal, feito com uma qualidade muito acima da média.
Tal simbiose, tem tudo para fazer com que a banda perca o fio condutor ou devaneie demasiado e tudo soe forçado ou confuso, mas não é o caso em relação a estes americanos. Conseguem na mesma música passar de riffs dissonantes, para harmônicas de guitarras que deixavam os Baroness com inveja, ou de guturais cavernosos para cantos evocativos como Carl-Michael Eide fazia nos seus Ved Buens Ende ou Virus.
Tudo isto e muitos mais são os Inter Arma, mas não se pense que são banda de fácil audição. São estranhos, surpreendentes, desconfortantes, mas depois da sua música se entranhar na nossa mente, fica a martelar a sua angústia, desespero e ansiedade durante muito tempo e são bandas destas que se querem no Amplifest, com visões diferentes do que à música diz respeito.
Os organizadores do Amplifest bem avisaram que ia ser anunciada uma bomba para substituir os Zombi. Neste caso não foi uma bomba, foi um autêntico buraco negro, que tanto absorve matéria negra sonoras, como deverá absorver a consciência dos espectadores na sala 1 do Hardclub no dia 10 de Novembro.
Umas últimas palavras para os Zombi, que também eram bem merecedores do palco do Amplifest, mas que por motivo profissionais, neste caso, de Steve, que teve uma oferta para gravar uma mini série e era demasiado boa para ser recusada. Esperemos que as portas para os Zombi no Amplifest não se fechem e um desejo de boa sorte para o Steve.
Que seja um até já.
Local: Hardclub, Porto
Datas: 9 e 10 de Novembro
Bilhetes: Passes esgotados
Promotor/Organizador: Amplificasom