A 20 de setembro de 2025 temos encontro marcado em Rio de Moinhos, Penafiel, para aquilo que será a IX edição do River Stone Fest e poderemos contar os headliners HATE!

Os HATE são uma banda de Blackened Death Metal com já uma extensa carreira e discografia, formados em 1991 em Varsóvia, Polónia. Embora tenha nascido numa realidade mais anti-cristã, têm-se vindo a focar cada vez mais nas suas raízes pagãs eslávicas.

Os Polacos têm vindo a manter o seu nível em todos os trabalhos apresentados, quer numa realidade mais death metal como foram as suas origens, como na sua vertente com elementos de black, como é a realidade atual. A verdade é que nenhum dos trabalhos destes senhores parece ter pontos fracos. Não há preenchimentos, nenhum riff inútil, nenhuma passagem que pareça desnecessária ou a mais. E talvez também por causa desta competência e homogeneidade, atingiram um reconhecimento mundial tão grande e conquistaram uma enorme rede de fãs. Com lançamentos tão frequentes como Hate nos têm vindo a habituar, poderia ser difícil manter a qualidade e consistência em cada lançamento, mas esta tarefa fica fácil para esta banda.

A sua mais recente obra “Rugia” (2021) é um trabalho surpreendente e sem piedade, apenas com uma pegada forte e constante do início ao fim. É o caos total, com constantes mudanças de humor, andamentos e estilos, sendo isto uma critica positiva!  A sua abordagem não linear e multidimensional proporciona aos ouvintes constantes novas descobertas durante múltiplas audições, e é isso que torna Rugia uma obra-prima tão excepcional. Mas atenção, este álbum precisa de mais do que uma audição para ser possível absorver e compreender todas as camadas que estão nele presentes.

O seguimento de Rugia, álbum tão bem recebido, já tem nome- Bellum Regiis– e data de lançamento agendada para 2 de maio de 2025. Editado pela Metal Blade Records, é o 13º da já extensa discografia da banda e já é conhecido um dos temas: Iphigenia, faixa excepcional de poesia de guerra com ricas conotações filosóficas. Ela aborda temas ligados ao heroísmo épico com peso existencial, evocando admiração e pavor. O coro feminino de Eliza Sacharczuk (guest vocal) e as melodias que remetem para uma realidade quase pagã, tornam o tema absolutamente viciante. Um grande arranque para um dos lançamentos mais esperados do ano.

Com este headliner, torna-se impossível não querer marcar presença no River Stone Summer Fest, um festival que tem crescido exponencialmente com o passar dos anos e que em 2025 deu o seu maior passo! Do que estás à espera para agarrar já o teu bilhete?

Para além de Hate, o cartaz conta também com Sylvaine, Pyogenisis, Destinity, Mortuorial Eclipse, Music In Low Frequencies, Unfleshed e The Chapter.

Bilhetes à venda em https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/149009-ix_river_stone_fest_2025-river_stone_fest/ ou em locais habituais.

Organizador: River Stone Fest
Preço: 15 euros (limitado) | 17 euros
Local: Rua da Barragem, 4575-470 Rio de Moinhos Pnf

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.