Quinto single do projeto de horror metal do guitarrista brasileiro radicado em Toronto (CAN), Bruno Rios, é inspirado no romance Solaris
“Back to the Ocean”, novo single e lyric video do Paranoia Church, é inspirado no romance Solaris, do escritor polonês Stanisław Lem, uma obra que mescla ficção científica com uma profunda reflexão filosófica e psicológica. “Trata-se de um lamento assombroso sobre um protagonista obsessivo perseguindo seus fantasmas. Esta é uma história de luto, trauma e desespero”, descreve o mentor do projeto, o guitarrista brasileiro Bruno Rios.
O projeto solo de horror metal baseado em Toronto (CAN) traz músicos de apoio desde a sua estreia, já tendo contado com o vocalista grego Damien Barosi, o vocalista italiano Valeriano De Zordo e a cantora equatoriana Carolina Padrón, além do bluesman cearense Victor Gueiros e o guitarrista brasileiro Rod Rodrigues, que também reside no Canadá. Neste quinto single, Rios contou com a presença do multi-instrumentista americano Samtar no vocal, a australiana Kelly O’Donohue nos trompetes e trombones, e novamente o italiano Fabio Alessandrini (Bonfire, Annihilator, Turilli & Lione’s Rhapsody, Lockhart, Enforcer e outros) na bateria.
As guitarras, baixo e teclados foram gravados em Toronto por Bruno Rios, em junho de 2024, enquanto O’Donohue registrou o trompete e trombone em Berlim. A parte de bateria foi gravada em Ravenna (ITA), com os vocais gravados em Madison (EUA). “Back to the Ocean” foi mixada e masterizado pelo engenheiro de som polonês Widek, que trabalhou com Marco Sfogli, Plini, Per Nilsson (Scar Symmetry), Chris Letchford (Scale the Summit) e o saudoso Nick Menza (ex-Megadeth), entre outros.
“Esta música é um lamento e pedia uma voz diferente. E então encontrei Samtar, um letrista muito poético, um mestre da melodia que tem uma impressionante variedade emocional. Quando ouvi pela primeira vez sua demo para o refrão de ‘Back to the Ocean’, fui levado em uma direção tão diferente que tive que retrabalhar toda a música para girar em torno disso”, explica Rios.
Confira o lyric video de “Back to the Ocean”
Natural de Fortaleza (CE), Bruno Rios começou a se dedicar ao underground cearense em 1998, destacando-se principalmente com a banda de beer’n’roll Walking Back To Hell. Ao longo de quinze anos, a banda contou com a participação de figuras proeminentes da cena local, como Bruno Gabai (S.O.H), Marcus Ley e Paulo André Oliver (Vulcani), Romulo Santos (Warbiff) e Romulo Filho (Frozen Fire, Somberlain). À frente do Walking Back To Hell, lançou um EP em 2007 e abriu shows para bandas como Angra e Velhas Virgens. O músico se mudou para o Canadá em 2015 e decidiu lançar material autoral solo em agosto de 2023, quando nasceu o Paranoia Church, que atualmente trabalha no próximo single, “V is for Vulture”, com planos para lançar um álbum completo em 2025.
“Inicialmente, planejei escrever um álbum de metal clássico, influenciado por nomes como Maiden, Priest e Mercyful Fate. No entanto, rapidamente senti a necessidade de experimentar coisas diferentes. Meu amor pela música é tão intenso e minhas influências são tão diversas que não posso deixar de explorar novos caminhos. Então, fiz as pazes com o fato de que Paranoia Church não é uma coisa só, mas uma congregação de tudo o que me inspira. Vou me permitir ir para onde as músicas me levarem. Sem regras e sem rótulos”, conclui Bruno Rios.
Spotify: http://tinyurl.com/52jcyj2y
Mídias sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/paranoia.church
Facebook: https://facebook.com/paranoia-church
E-mail: [email protected]