Na última quarta-feira (20/11/2024), o RCA Club, em Lisboa, foi palco de uma noite inesquecível, marcada por riffs poderosos, vocais arrebatadores e muita energia! A aguardada estreia dos RIOT V em Portugal atraiu uma legião de fãs, desde entusiastas da velha guarda até novos seguidores do metal, com muitos inclusive viajando de outros países para testemunhar essa verdadeira aula de rock and roll.

Acelerando os motores com SPEEDEMON!

Photo @pmgama | @culturaempeso
Photo @pmgama | @culturaempeso

Pontualmente às 20h, os nacionais SPEEDEMON subiram ao palco e mostraram porque são uma das promessas do speed/thrash metal português. Com uma performance intensa e precisa, a banda entregou 30 minutos de puro poder, com técnica apurada e uma interação contagiante. A plateia respondeu à altura, cantando, batendo cabeça e aplaudinod cada faixa.

Abrindo o set com a explosiva “Wall of Pain”, seguida da agressiva “Atrocity Divine”, ambas do álbum Hellcome (2019), os SpeeDemon provaram que sabem como conquistar uma audiência. Trouxeram também “Road to Madness”, uma faixa carregada de nostalgia retirada do EP de estreia, o First Blood (2015). Mas o ponto alto veio com “Thunderball”, que colocou todos os presentes a bangear, e erguerem as mãos para cantarem com toda força o refrão.

Fecharam a apresentação em grande estilo com a eletrizante “Speed on Fire”, deixando um gosto de “quero mais” ao final. Os aplausos e gritos foram ensurdecedores, e o vocalista Bruno Brutus não deixou de comentar sobre a impressionante quantidade de fãs reunidos para um show em plena quarta-feira. Foi uma apresentação realmente brutal!

Heavy Metal Tradicional e Carisma em Cena com AZRAEL!

Photo @pmgama | @culturaempeso
Photo @pmgama | @culturaempeso

Às 20h55, a introdução anunciava a chegada dos espanhóis AZRAEL, veteranos do heavy metal tradicional. Com uma pegada que mistura elementos de power metal, a banda trouxe uma energia contagiante. Mesmo que a maioria parecesse não conhecê-los bem, era impossível não interagir junto, principalmente se tratando do vocalista Marc Riera que foi o grande destaque da apresentação, demonstrando carisma e uma presença de palco incrível. Movendo-se incansavelmente de um lado para o outro, ele bangeava e interagia com o público. Entre brincadeiras e brindes, Marc elogiou Portugal como um “país muito roqueiro”, arrancando sorrisos e aplausos calorosos da plateia.

A apresentação começou com a poderosa “Nada Que Temer”, do álbum Dimensión IV (2001), seguida pela recente “Vivir-Morir”, do disco mais recente Dimensión V (2023). O setlist foi uma viagem pela discografia da banda, passando por faixas como “Incierta Realidad” (Dimensión IV), “Renacer” (Dimensión V), “Volver A Nacer” (Mafia, 2000) e a emocionante “Al Amanecer” (Código Infinito, 2014). Marc aproveitou para anunciar que a banda já está em estúdio trabalhando em um novo álbum.

O show fechou com a épica “Sacrificio”, onde Marc não só entregou vocais excelentes, mas também capturou o momento ao filmar o público com seu celular. Com uma performance técnica, carismática e cheia de energia, deixaram o público mais do que aquecido. Ao final, foram ovacionandos em uma despedida digna!

RIOT V – Uma tempestade de heavy/speed metal!

Photo @pmgama | @culturaempeso
Photo @pmgama | @culturaempeso

Às 22:15, a tão aguardada introdução ecoou pelo RCA Club, sinalizando o início de uma noite histórica para os fãs de Riot V. Com quase 50 anos de legado musical, a banda subiu ao palco para entregar uma performance impecável, marcada por técnica vocal, instrumental e uma energia contagiante.

A noite foi uma viagem no tempo, com clássicos eternos do clássico álbum Thundersteel de 1988, misturados a faixas mais recentes do álbum Mean Streets, lançado em maio deste ano, além de outros. O grupo honrou com maestria o legado do fundador Mark Reale, reafirmando por que o hard n’ heavy que consagrou o Riot continua a fazer história.

O setlist começou com a potente “Hail to the Warriors”, faixa do álbum Mean Streets, seguida pela clássica “Fight or Fall”, do icônico Thundersteel. A performance foi impecável, com o vocalista Todd Michael Hall demonstrando uma versatilidade impressionante ao navegar pelas diferentes eras da banda. Sua habilidade vocal, marcada por agudos poderosos e consistentes, arrancou aplausos entusiasmados.

Destaque também para a apresentação dos temas clássicos Road Racin’” e “Warrior” em sequência, que levantaram o público com coro uníssono. “Bring the Hammer Down”, do álbum Unleash The Fire de 2014, representando o início da era de Todd nos vocais, emocionou os fãs – e me incluo nessa – e foi aquele momento de muitas cabeças rolarem junto com esse som pesado e marcante!

Faixas como “Johnny’s Back”, “Bloodstreets” e “Flight of the Warrior”, provaram a atemporalidade do álbum Thundersteel, um marco indiscutível na discografia da banda, e a cada faixa deste, os fãs iam à loucura. As transições entre as diferentes eras do Riot foram conduzidas de forma magistral. Os guitarristas Mike Flyntz e Jonathan Reinheimer fizeram homenagens emocionantes ao fundador Mark Reale.

Com “Swords and Tequila” na sequência, o baixista Don Van Stavern roubou a cena com sua garrafa de tequila, que por várias vezes durante a noite, brindava ao público. Inclusive, brincou dizendo que o segredo para a jovialidade, era tomar boas doses de tequila. Mas a conexão com o público atingiu o auge com a tão aguardada “Thundersteel”, entoada em coro por fãs de todas as idades.

Após uma breve saída, e todos gritando “Riot, Riot, Riot” muito animados, a banda retornou para um encore especial, brincando com o público e tirando fotos da platéia. Seguiram então com “Outlaw”, e “Take Me Back” antes de encerrar com a épica “Sign of the Crimson Storm”.

O Riot V entregou um espetáculo avassalador, mostrando que sua relevância no cenário do permanece intacta. Entre nostalgia, momentos de pura técnica e interação genuína com o público, a banda proporcionou uma noite memorável que ficará marcada nos corações dos fãs. Foi uma tempestade musical que só deixou uma certeza: QUEREMOS MAIS!

SETLIST:
Hail to the Warriors
Fight or Fall
Victory
On Your Knees
Feel the Fire
Road Racin’
Warrior
Bring the Hammer Down
Johnny’s Back
Restless Breed
Bloodstreets
Love Beyond the Grave
Flight of the Warrior
Swords and Tequila
Thundersteel
Encore choices:
Outlaw
Take Me Back
Sign of the Crimson Storm.

Confira todas as fotos abaixo:

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.