Rockstadt Extreme Fest Romania 2024
Rockstadt Extreme Fest Romania 2024

ABBATH

Country: Norway

 

Immortal biografia de John Serba vista em rockstadtextremefest.ro

 

A banda norueguesa de black metal Immortal se destaca da legião de bandas do gênero, recusando a violência e a misantropia e mantendo-se próxima da fantasia sombria e da visão de inspiração ocultista da cena original.

O grupo de Bergen evitou a estruturação clássica e a experimentação progressiva dos seus pares em favor da pureza enegrecida e do poder bruto. Os três primeiros álbuns do trio, Diabolical Fullmoon Mysticism (1992), Pure Holocaust (1993) e Battles in the North (1995), permanecem como gravações icônicas do BM. At the Heart of Winter, de 1999, e Sons of Northern Darkness (2002), adicionaram um aclamado elemento thrash.

Immortal se separou entre 2003 e 2006. Eles se reuniram para fazer uma turnê e lançar o álbum All Shall Fall de 2009. Após uma grande mudança na composição em 2015, o grupo retornou para o Northern Chaos Gods de 2018 e várias turnês. 2023 viu o lançamento de War Against All.

Irmãos apenas sob pseudônimo, o vocalista/baixista Abbath Doom Occulta e o guitarrista Demonaz Doom Occulta formaram o Immortal em Bergen, Noruega, em 1990. Abbath era originalmente membro do Old Funeral, uma banda de death metal de garagem que também incluía Varg Vikernes, que ganharia mais tarde notoriedade não apenas com seu próprio projeto, Burzum, mas pelo assassinato do guitarrista do Mayhem, Euronymous.

Demonaz se separou de seus colegas criadores de Bergen. Inspirados pelas robustas florestas norueguesas e pelo clima extremamente frio, Abbath e Demonaz conceberam o reino fictício e cheio de demônios e batalhas de Blashyrkh, uma base sobre a qual as jornadas líricas de Immortal repousariam em lançamentos futuros.

A dupla recrutou o baterista Armagedda e, brevemente, o segundo guitarrista Jorn Inge Tunsberg, que deixou o grupo depois que Immortal lançou duas demos, Suffocate e Northern Upins Death. Preferindo permanecer como um trio, a banda gravou “Unholy Forces of Evil/The Cold Winds of Funeral Frost” 7″ para o selo francês Listenable Records em 1991, o que eventualmente levou ao contrato do Immortal com outro selo francês, Osmose. Seu álbum de estreia, Diabolical Full Moon Mysticism, foi lançado em 1992 e provou ser um lançamento mais atmosférico e de ritmo mais lento do que a maioria dos contemporâneos do Immortal.

Quando Abbath e Demonaz começaram a incorporar mais blastbeats em suas composições, Armagedda saiu, forçando Abbath a tocar todas as faixas de bateria nos próximos dois álbuns altamente influentes do Immortal, Pure Holocaust de 1993 e Battles in the North de 1995. No entanto, o baterista Grim foi retratado na capa do álbum Pure Holocaust e se apresentaria na primeira turnê europeia completa do Immortal em 1993, antes de ser demitido.

O skinsman do Mayhem, Hellhammer, ocupou temporariamente o lugar da bateria para os compromissos ao vivo da banda e o vídeo caseiro Masters of Nebular Frost, até que o sticksman em tempo integral Horgh pudesse ser adicionado permanentemente à programação.

Após o álbum Blizzard Beasts de 1997, o Immortal sofreu um sério golpe. Com um caso agudo de tendinite nos braços, Demonaz não conseguia mais tocar guitarra com a velocidade e intensidade que a banda exigia, e foi forçado a deixar a formação como membro em tempo integral, embora continuasse a fornecer as letras do grupo daqui para frente.

Abbath mudou do baixo para a guitarra, e o grupo preencheu sua posição de baixo com vários baixistas ao longo dos anos, começando com Ares de quatro cordas do Aeturnus para tarefas de turnê. A ausência de Demonaz deixou a carga de composição da banda principalmente sobre Abbath, que começou a escrever peças mais progressivas, dinâmicas e épicas com as letras de Demonaz.

Abbath tocaria todos os instrumentos, exceto a bateria, no álbum At the Heart of Winter, de 1999, mundialmente aclamado; marcou o início do relacionamento da banda com o produtor Peter Tagtgren (vocalista/guitarrista do Hypocrisy), que gravou Winter e seus dois álbuns seguintes em seu futuro lendário Abyss Studios.

O baixista Iscariah foi adicionado à formação que lançou Damned in Black em 2000, e levou à primeira turnê norte-americana completa do Immortal, com os colegas noruegueses Satyricon.

Em 2001, a banda, em busca de uma melhor distribuição de seus álbuns nos Estados Unidos, rompeu seu relacionamento de longa data com Osmose e assinou contrato com a Nuclear Blast, que lançou seu conceituado sétimo álbum, Sons of Northern Darkness, em 2002, que hoje é considerado um gênero clássico.

No ano seguinte, as coisas começaram a piorar e, no verão de 2003, o Immortal anunciou que estava se separando. Depois de apenas dois anos, Abbath, Demonaz e seu primeiro baterista Armagedda formaram um novo projeto com o baixista do Gorgoroth, King ov Hell, e o guitarrista do Enslaved, Ice Dale, chamado I.

Este supergrupo de black metal lançou um único álbum, Between Two Worlds, de 2006, antes de Abbath, Demonaz , e Horgh anunciaram que Immortal se reuniria para tocar em uma série de datas de turnê em 2007.

Com Demonaz ainda atuando como letrista, Abbath e Horgh foram acompanhados no palco pelo novo baixista Apollyon, que também apareceu no álbum de retorno All Shall Fall. Lançado pela Nuclear Blast em setembro de 2009, All Shall Fall foi um grande sucesso comercial e de crítica para Immortal, alcançando fortes posições nas paradas da Noruega, Finlândia e Alemanha, e até mesmo quebrando a Billboard 200 nos EUA. O pacote The Seventh Date of Blashyrkh foi lançado, retirado da turnê de reunião da banda em 2007 no famoso Wacken Open Air Festival da Alemanha.

No início de 2015, foi anunciado que Abbath, um membro fundador que liderou a banda desde o seu início, deixaria o Immortal. Abbath entrou em uma disputa legal sobre o nome da banda com seus ex-companheiros de banda, mas perdeu no tribunal.

Ele formou sua própria banda homônima. Demonaz o substituiu como guitarrista e cantor, embora ele não tocasse guitarra em uma gravação do Immortal desde Blizzard Beasts, de 1997. Após uma turnê de 2017 com o baixista Apollyon, Demonaz e Horgh, com o produtor de longa data Peter Tägtgren cobrindo as funções de baixo, lançou Northern Chaos Gods em 2018, seguido por turnês pela América do Norte, Europa e nações da Orla do Pacífico.

Em 2020, Demonaz e Horgh entraram em sua própria disputa legal sobre o nome da banda depois que o guitarrista tentou patenteá-lo. O baterista sentiu que deveria ser propriedade conjunta, já que a marca foi construída coletivamente.

O guitarrista respondeu que deveria pertencer exclusivamente a ele, já que ele era o único membro original. Em 2022, o Escritório de Patentes Norueguês decidiu que os direitos do nome Immortal pertenciam à banda, não aos seus membros.

Demonaz carregou a banda sozinho. Ele gravou War Against All de 2023 tocando a maioria dos instrumentos, mas foi auxiliado no estúdio por Ice Dale (Arve Isdal do Enslaved) no baixo e na produção do álbum, e Kevin Kvåle (de Gaahls Wyrd) na bateria.

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.