UM JUGLAR NÃO TEM MEDO DE MORRER

Saurom en la Arena CDMX, 23 de abril de 2023. by. Ubaldo G

Saurom é uma banda espanhola de grande caráter, fundada por Narci Lara e José Luis Godoy, posteriormente acompanhada por Antonio Ruiz e o primeiro baixista, Abraham Reyes. A banda consolidou um estilo próprio conhecido como “Juglar Metal”, que combina vários estilos como Folk, Celtic e outros gêneros afins, conseguindo uma fusão única que evoluiu ao longo dos anos e de seus álbuns.

No início da carreira, a banda se chamava Saurom Lamderth. O nome vem do antagonista da saga O Senhor dos Anéis, Sauron, com uma ligeira mudança na grafia para evitar questões de direitos. Em suas primeiras composições, as letras abordavam histórias medievais, míticas e grandiosas. Porém, na época do álbum JuglarMetal, eles decidiram simplificar seu nome para Saurom, marcando uma nova etapa. Ao longo de sua história passaram por algumas mudanças em sua formação, mas a conexão entre seus integrantes nos últimos anos tem sido incomparável, permitindo-lhes desenvolver projetos mais sólidos e alcançar um crescimento massivo.

 

Ao longo de sua história, lançaram mais de dez álbuns de estúdio, além de demos e álbuns ao vivo. Seu primeiro álbum, El Guardian de las Melodías Perdidas (2001), apresenta o estilo folk metal da banda, com letras que exploram mitologias e lendas. Antes disso, lançaram demos como Return to the Middle Lands em 1997. Pouco depois, em 2002, publicaram Shadows of the East, álbum que narra acontecimentos da saga de Tolkien.

 

Antes da nova etapa realizaram mais dois projetos: em 2004 lançaram Legado de Juglares e em 2006 Sinfonías de los Bosques, ambos consolidando o estilo que procuravam com “Juglar Metal”, misturando elementos do folk com fantasia, mitologia, natureza e sinfonias épicas.

A história de Saurom continuou com JuglarMetal (2006), um de seus álbuns mais importantes. Aqui, a banda não apenas explorou seu som característico, mas também incorporou temas de crítica social. Em 2008 lançaram Once Romances desde Al-Ándalus, obra que retoma lendas do país e tradições andaluzas.

Dois anos depois, em 2010, apresentam Maryam, álbum conceitual que aborda a história de Maria Madalena, explorando temas religiosos e místicos. Este álbum possui diversas versões, sendo que algumas edições foram colecionadas pelos fãs mais apaixonados.

Em 2012 lançaram Vida, um álbum diferente para muitos. Aqui, os ritmos ficam mais calmos, as guitarras com influência de power metal perdem destaque e instrumentos tradicionais como flautas e gaitas de foles assumem o centro da composição.

Para 2015, Saurom apresentou Sueños, álbum duplo que representa a dualidade entre fantasia e realidade. Este trabalho caracteriza-se pela variedade musical e pelas letras introspectivas, que vão desde temas fantásticos a mensagens pessoais.

 

Três anos depois, em 2017, publicaram La Magia de la Luna, uma compilação onde regravaram e reinterpretaram algumas das suas canções mais emblemáticas, celebrando a sua carreira e proporcionando uma nova visão dos seus clássicos.

Com a chegada de 2020, a banda surpreendeu os seus seguidores com Música, uma homenagem à arte em si. Este álbum apresenta uma notável diversidade de estilos, demonstrando a versatilidade de Saurom e a sua capacidade de se reinventar sem perder a sua essência.

Por fim, em 2023, Saurom lançou El Pájaro Fantasma, seu trabalho mais recente, que mantém a fusão do folk e do metal com letras poéticas e narrativas, consolidando a banda como uma das mais importantes do folk metal de língua espanhola.

A banda lançou no ano passado um álbum ao vivo intitulado “En Vivo, Arena Ciudad de México”, um ambicioso projeto que inclui dois CDs de áudio, um Blu-ray e um DVD, apresentados em formato digipack. Este lançamento conta com um setlist de trinta músicas, tornando-se um álbum ao vivo como poucos. O projeto foi realizado com carinho especial pelo México, país com o qual a banda mantém um forte vínculo.

E agora, com toda essa história, Saurom se prepara para lançar seu novo projeto: “O Pequeno Príncipe”, um álbum conceitual inspirado na famosa obra de Antoine de Saint-Exupéry. Com o seguinte alinhamento.

  • Antonio Ruíz Izquierdo Michael Donovan: bateria e percussão
  • Narciso Lara Márquez “Narci”, El juglar: guitarra rítmica e acústica, voz, coros, gaita de foles galega, flauta, apito baixo e apito, violino, ocarina, cítara e alaúde.
  • Raúl Rueda Hernández Raulito, Françoise de Gitanne: solo, violão rítmico e acústico, bandolim, banjo, alaúde e cítara.
  • José Antonio Gallardo Femenía “Josele”, Lord Oscuro Zzräipy, Joselito Airlines: baixo
  • Miguel Ángel Franco Mejías “Migue”: voz y coros.
  • Santiago Luis Carrasco Carrasco “Santi”, Dr. Amor: teclados, piano, acordeón, tin whistle, keytar, clarinete, samplers e coros.

Até agora, eles lançaram três singles:

  • “O Pequeno Príncipe”, a primeira prévia que dá nome ao álbum. Seu ritmo é dinâmico, com bateria sólida e contundente, acompanhando letras que resumem a jornada do protagonista por sua história.
  • “Baobabs”, lançado durante a época festiva, transmite uma mensagem de auto-aperfeiçoamento. A música fala sobre deixar o passado para trás e eliminar tudo o que nos prende ou nos impede de seguir em frente. Sua instrumentação se destaca por uma voz serena e um solo de guitarra melódico, perfeitamente integrado à composição.
  • “O rei que não sabia comandar.” Lançado em 2025, com um estilo diferente dos outros dois singles, aqui a banda usa seu estilo tradicional, a cor e a voz do Migue totalmente afinada, limpa e precisa, nossa preferida do momento.
Saurom en la Arena CDMX, 22 de abril 2023. by. Ubaldo G.

O novo álbum será lançado no início deste ano de 2025 e então Saurom iniciará sua turnê, que está inicialmente prevista para 21 de março no WiZink Center em Madrid, para posteriormente chegar à Arena Ciudad de Méexico, onde temos certeza que será o melhor show da turnê, já que os fãs mexicanos são muito queridos por este grupo, sentimento que é mútuo em relação à banda, é hora de unir o círculo de menestréis (desta vez vai sair) Como um Só que os ingressos para a ARENA CDMX já estão à venda através dos supertickets, deixamos todas as informações.

Redes Sociais:

WEB Oficial

Facebook Oficial

Instagram Oficial

DATA: 5 de Abril 2025

HORÁRIOS: 21 hrs.

PREÇOS:
• Rango de precios: $565MXN – $1632MXN

PONTOS DE VENDA

ONLINE:

Boletos para Saurom

FISICOS

• Taquillas de la Arena CDMX.

• Puntos de venta autorizados por superboletos.

ENDEREÇO:
Av. de las Granjas 800, Santa Barbara, Azcapotzalco, 02230 Ciudad de México, CDMX

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.